Recommended Posts

Publicado

Bons dias,

Sofir um ataque das nossas amigas cianobacterias, vou optar por um apagão e aumentar a circulação.

Durante o apagão continuo a fertilização e co2 ou páro tudo por completo?

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Publicado:

Se fazes apagão paras com tudo, as plantas não vão ter luz.

Penso que não seja a melhor solução, pois as plantas tb vão sofrer com o apagão.

Aspirar a maior parte, aumentar a movimentação é a solução.

Publicado:

Hugo e João obrigado pelas vossas respostas.

Para já não vou usar Eritromicina pelo que li vão todas as bactérias à viola incluindo em grande parte as do filtro. Vou tentar com uma especie de semi-apagão, ou seja, aquário completamente escuro apenas vou acender a luz umas 3 horas e alguma fertilização de maneira a que as plantas não se ressintam muito e aumentar a circulação.

Iniciei este processo hoje de manhã vou aguardar e coloco aqui as conclusões, se desta forma a coisa não se compor aí sim resta-me a Eritromicina, mas penso que não vai ser necessário, o surto de cianobacterias ainda não está muito desenvolvido.

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Publicado:

Viva,

Após 2 dias de semi-apagão os resultados são excelentes, práticamente as ciano desapareceram.

Apenas deixei luz durante 2 horas diárias (30w), estou a conseguir estabilizar a relação fosfatos/nitratos e continuo a azer a fertilização normal mas apenas metade das quantidades e aumentei a circulação com 2 bombas.

Vou continuar durante mais 1 dia para depois voltar ao normal e esperar que as cianos não voltem a aparecer.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

• 5 semanas depois...
Publicado:

boas,

esse metodo do apagao tapaste o aquario completamente? ou desligaste simplesmente a luz? e os peixes? n sofrem com isso? Estou a considerar seriamente a tecnica do apagao (tenho do filtro um produto da seachem para reduzir os fosfatos)mas tenho medo por causa dos peixes.. Se alguem m pudesse responder a esta questão.. Agradecia!

cumps,

rodrigo

Publicado:

Ola Rodrigo

Tive o mesmo problema que tu, o que fiz e resultou, foi arranjar sacos pretos e tapei todo o aquario durante 72h, desligando tudo - luz e CO2. Quando destapei as ciano tinham desaparecido na integra, mas agora tenho "outras" para ir completando os cromos na caderneta, mas essa é outra historia!

Experimenta que resulta!

Abraço e boa sorte

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

A Fenix

Publicado: (editado)

Viva Pessoal,

Desculpem apenas agora responder mas tenho andado muito ocupado.

Tapei o aquário completamente durante 3 dias e coloquei duas bombas para circulação de água. No entanto não foi um apagão a 100%, pois durante esses 3 dias acendia a luz durante umas 2 horas por causa das plantas e continuei com alguma fertilização.

Os resultados foram magnificos ao fim dos 3 dias as cianobactérias desapareceram por completo.

Editado por Carlos Miguel Horta

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Publicado:

boas,

Obrigado pelas vossas respostas!! so tenho mais uma pequena duvida os peixes aguentam ficar tanto tempo sem terem luz?

cumprimentos

Publicado:

boas,

Mais uma vez obrigado pela resposta!! Vou tentar fazer isso e dps partilho os resultados..

cumps,

Rodrigo

Publicado:

Boas,

Apos dois dias de apagão realmente notei que as cianobacterias estavam a começar a desaparecer (sim o meu aquario esta cheioo delas)!! Precisava de fazer mais um dia mas como não vou estar disponivel nao me vai ser possivel continuar com o tratamento!

Uma das coisas q eu reparei e q os peixes nao gostam muito de ficar dois dias sem luz..:bs_quesexclaim: Percebi a razao de existirem imensas cianobacterias no meu aquario e a razao principal é por causa da comida.. agora nao se é por estar a dar em excesso ou se os peixes realmente n estao a gostar desta marca...

cumps,

Rodrigo

• 1 mês depois...
Publicado:

Bem,

apos muita luta e paciencia e muitas TPAS é seguro dizer que as ciano desapareceram do meu aqua...Voltei aos basicos cortei na comida dos peixes, parei com a fertilização, 5 horas de luz diarias e ainda Phosguard da seachem... Com muita paciencia e rezas finalmente acabou o meu pesadelo..

Muito obrigado pela vossa ajuda...

Publicado:

Tinha esta alga.

dsc01037q.jpg

Será cianobacteria???

Já a removi por completo e ela desapareceu por uma semana mas agora está a voltar.

E muito pequena mas é melhor atacar já penso eu.