Recommended Posts

Publicado

Boas

Estou com um pequeno, grande problema.

Como acabar com uma mini praga de planárias que tenho no meu aquário de invertebrados?

Não estou a achar graça nenhuma depois de ver, por duas vezes, uma dita cuja, agarrada a uma pata de um crs (ainda por cima) que no entanto após algumas sacudidelas lá se conseguiu libertar.

Alguém tem ideia de como acabar com elas, é que ainda por cima faço TPA´s de 15Lts de 4 em 4 dias, sempre com água do continente (por causa do PH), e mesmo assim elas lá andam. Quanto à comida, tb não me parece que seja pk dou mt, mas mesmo mt pouca.

Obrigado

BOM ANO a todos

RPBG

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Publicado:
Boas

Estou com um pequeno, grande problema.

Como acabar com uma mini praga de planárias que tenho no meu aquário de invertebrados?

Não estou a achar graça nenhuma depois de ver, por duas vezes, uma dita cuja, agarrada a uma pata de um crs (ainda por cima) que no entanto após algumas sacudidelas lá se conseguiu libertar.

Alguém tem ideia de como acabar com elas, é que ainda por cima faço TPA´s de 15Lts de 4 em 4 dias, sempre com água do continente (por causa do PH), e mesmo assim elas lá andam. Quanto à comida, tb não me parece que seja pk dou mt, mas mesmo mt pouca.

Obrigado

BOM ANO a todos

RPBG

se nao fosse num aquario de invertebrados um ou 2 botias palhaço davam conta do assunto...sendo num de invertebrados tornasse mais complicado mas espera pelos experts no assunto

Publicado: (editado)

Boas

As tão inocentes planárias não são assim tão inofensivas como parecem...

AQUI tens um artigo muito bom sobre estas bem como o como a metodologia de combate a estes seres.

Boa sorte!

Editado por jpp
Publicado:

Boas

Em primeiro lugar um BOM ANO para todos.

Quanto às planárias, já comecei a resolver o problema. Vai demorar, pois vai, mas com paciência vou vencer a batalha. :)

Depois de tanto magicar :) , lembrei-me duma célebre aula de campo de ciências da natureza (já lá vão talvez quase 30 anos - 2º ciclo) e da forma em como apanhava-mos alguns insectos, para experiências, que se encontravam nas fendas das árvores.

Vai daí, construí com uma garrafa de água de 50cl, uma palhinha e 2 tubos de borracha dos que se usam nas bombas de oxigénio, aquilo a que a minha filhota (6 anos) deu o nome de aspirador de planárias. :)

Já apanhei uma série delas, leva tempo, mas é a forma mais eficaz que descobri para as tirar do aquário sem sequer lhes tocar e não usa sequer qualquer químico que poderia por em risco a vidas dos camarões.

Brevemente colocarei imagens do aparelho para quem estiver com o mesmo problema. Desde já aviso que é preciso paciência mas é simplesmente eficaz. :x-mas:

Obrigado a todos pelas ajudas e em especial ao "jpp" pelo link que colocou.

Um abraço

RPBG

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado