sourcer Publicado Dezembro 30, 2009 Publicado Dezembro 30, 2009 Boa tarde, Tenho dois aquas com carpas ( em estado provisorio para depois serem colocados num lago) gostava de saber como sei quais sao machos e quais sao femeas. Igualmente os ciclos de reprodução. Podem me dar alguns links ou livros sobre o assunto? Um Aqua tem carpas, com menos de 10 cmts, outro tem entre 15 e 20. Obrigado.
tmaster Publicado: Dezembro 30, 2009 Publicado: Dezembro 30, 2009 Boas. kois no aquario ....só por pouco tempo memso pois ja deves ter reparado que crescem rapido e demais para um aquario comum. eu so tenho kois no lago e tal como os peixes vermelhos vulgares em lago custuma por ovos na primavera,no aquario nao sei bem mas penso que se nao tens termostato entao as temperaturas variam como no exterior (amplitudes menores mas variam) logo devem tambem por ovos na primavera. quando poem ovos tems de os tirar pois elas come-nos. Normalmente colocam os ovos em plantas. As femeas sao mais "redondas" que os machos. tem o abdomen mais largo (derivado ás ovas) ,emquanto que os machos sao mais finos e esguios. tambem se diz que se consegue ver atravez das barbatanas frontais.(nao confirmo pois nao consigo ver bem assim) .as femeas tem as barbatanas arredondas emquanto que os macho tem as babatanas a termina mais em bico ,tipo barbatana de tubarao. links é so procurar no google pois nao sei de nenhum especifico.. se procurares em varios sites do assunto encontras muita informaçao. mas penso que ha muito poucos sites em portugues de informação,se é que ha algum. o mesmo quanto ao livros, existem no ebay e assim mas nenhum em portugues. cumps Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
sourcer Publicado: Dezembro 31, 2009 Autor Publicado: Dezembro 31, 2009 Obgd pelas dica. Efectivamente so os tenho num aquario de 120Lt para acompanhar a evolução e depois as meter no lago. Mas queria saber mais sobre os ciclos reprodutivos e como saber ver a dif entre machos e femeas. e quando começam...idades e tamanhos por exempl. Os links que pedia era mais para me guiar a nivel visual, com fotos, desenhos ou filmagens. Abrc
tmaster Publicado: Janeiro 1, 2010 Publicado: Janeiro 1, 2010 Obgd pelas dica. Efectivamente so os tenho num aquario de 120Lt para acompanhar a evolução e depois as meter no lago. Mas queria saber mais sobre os ciclos reprodutivos e como saber ver a dif entre machos e femeas. e quando começam...idades e tamanhos por exempl.Os links que pedia era mais para me guiar a nivel visual, com fotos, desenhos ou filmagens. Abrc pois percebo. eu proprio naosei muito bem a idade com que começam a reproduzir-se mas penso que no 3 ano. nunca vi nada sobre isso. mas tenho uma com 3 anos e acho que este ano vai por ovos porque ta redonda. quanto aos sites de informaçao um grupo chamado APPAF e do qual faço parte esta a criar um site informativo sobre peixes vermelhos e carpas koi com esse tipo de infrmação, espero que daki a umas semanas teja a funcionar. cumps Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
koikarppt Publicado: Janeiro 3, 2010 Publicado: Janeiro 3, 2010 pois percebo. eu proprio naosei muito bem a idade com que começam a reproduzir-se mas penso que no 3 ano. nunca vi nada sobre isso.mas tenho uma com 3 anos e acho que este ano vai por ovos porque ta redonda. quanto aos sites de informaçao um grupo chamado APPAF e do qual faço parte esta a criar um site informativo sobre peixes vermelhos e carpas koi com esse tipo de infrmação, espero que daki a umas semanas teja a funcionar. cumps Olá as carpas podem fazer mais de que ciclo reprodutivo tudo dependendo da temperatura. para saberes se é macho e reprodutivo tens que ter a agua a mais de 20 graus c depois pegas no peixe tocas com uma leve pressão na zona abdominal junto ao anus se for macho e estiver com maturação e reprodutivo ele libertará semen. (liquido viscoso cor de leite). a femea com maturação sexual e ovada é facil de verificar a zona abdominal alargada pela formção das ovas para saber se a desova está para breve toca-lhe na zona abdominal e sentirás a zona muito mole mesmo muito mole isso significa que está para breve. É necessário umpouco de experiencia mas não é assim tão dificil.
Recommended Posts