Recommended Posts

Publicado

Ola a todos, tenho um aquario de 54 litros que tem agua fria e sete peixes lá dentro. tenho um filtro interior que vinha no kit de 450lt/h acontece que ontem a noite como a agua estava muito esbranquiçada, nao sei porque so a meti no sabado passado, decidi muda-la e tirei cerca de 80% e meti agua nova. Hoje de manha tinha um peixe morto e os outros andam de cabeça para baixo, nao sei o que se passa e percebo pouco disto, nao tenho os testes para fazer, será que mudando a agua isto lhes passa? Agradecia uma ajuda sff...

Publicado: (editado)

Colocaste condicionador na água, ou deixaste-a repousar algum tempo para evaporar o cloro?

Pode ter sido intoxicação por cloro.

A variação de pH, já referida, também pode ter tido uma grande influência.

Que peixes tens no aqua?

Editado por h_saldanha
Publicado:

Tenho 4 "oranda" - sao uns pequenos de cor preta, laranja e amarelos e tenho 2 "cometa".

Será que este filtro é suficiente? enchi no sabado o aqua e ontem ja estava a agua toda esbranquiçada...

Será que deveria por algumas plantas naturais? as que tenho sao todas artificiais...

O que se utiliza para baixar ou subir o ph da agua? e quando se muda a agua tenho sempre que fazer os testes?

Gostava de mudar para agua quente, mas quero primeiro experimentar com agua fria a ver se me habituo a todas estas coisas e so depois passo para agua quente...

tenho montes de perguntas e se me podessem ir ajudando, ficava muito agradecido...

Publicado: (editado)

Boas,

A água esbranquiçada é normal quando estás a começar o ciclo logo com uma carga biológica muito pesada para o aqua - pelo menos na minha experiência quando comecei com os peixes de água fria - faz bastantes tpa´s e corta na alimentação, isso em dois ou três dias passa e a água fica clara. O que não quer dizer de maneira nenhuma que o ciclo esteja completo e não precises de tantos cuidados, porque não está. De resto tens kinguios a mais para 54 litos, o aconselhado para 1 único kinguio é um mínimo de 100 litros, quanto mais para 6 ou 7... supondo que tens uma filtragem muito boa e muitos cuidados és capaz de aguentar esses peixes aí algum tempo, mas inevitavelmente cresceriam demais para o aqua.

Como vejo as coisas tens três soluções: ou arranjas um filtro externo muito bom e tens muitos cuidados (mas isto é sempre uma solução temporária), ou reduzes o número de peixes dando alguns ou devolvendo à loja (também é temporário porque com kinguios esse aqua será sempre muito limitado) ou arranjas um aqua maior, uns 200 litros mínimo.

Já que falas em que queres mudar para água quente talvez devesses começar já por aí, é que água fria é mais complicado que muitos dos peixes mais normais de água quente, e a diferença em termos de investimento é um termostato. :)

Boa sorte e vai actualizando.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:
já agora, mais uma pergunta... O que é uma TPA???? :)

Troca parcial de água. O normal é uns 20% da água por semana, com o cuidado de que tenha a mesma temperatura do aqua e tratada. Em situações graves podes fazer até 80%, mas isso é a excepção não a regra.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Certo.... Mto obrigado.... e já agora que peixes me aconselhas a comprar para manter mas para mante-lo de agua fria?

Publicado:
Certo.... Mto obrigado.... e já agora que peixes me aconselhas a comprar para manter mas para mante-lo de agua fria?

Para esse tamanho ficas bem servido com medakas (Oryzias latipes), neon chinês (Tanichtys albonubes) e Beaufortia leveretti, tudo peixes bastante interessantes e já fazem um comunitário diverso. :) Há bastantes coisas na net sobre estes peixes, é perderes um bocadito de tempo a pesquisar.

Agora com peixes desses faz tudo com cuidado e gradualmente, o melhor é começares introduzindo Tanichtys para começar o ciclo que eles são resistentes e depois vais pondo mais. E mesmo assim não convém abusar, a "regra" é um cm de peixe por litro de água (litragem real, não a bruta), que no teu caso deve andar pelos 45 litros. E os tanichtys são peixes de cardume, pelo que convém teres no mínimo 6.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

obrigado... mas ás logas onde tenho ido só têm destes.... de agua quente t~em muitos, mas de fria só destas especies mesmo...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!