jmnduarte Publicado Dezembro 30, 2009 Publicado Dezembro 30, 2009 Olá Ontem passei em casa dos meus pais e dei uma olhadela no lago que têm no jardim e vi milhares de caracóis com um máximo de 2 mm vejam as fotografias neste link (galeria do picassa) http://picasaweb.google.pt/jmnduarte/Caracol# há um planorbis corneus (habitantes do lago) nas fotos para comparação do tamanho Nunca antes, em vinte e tal anos de existência do lago, lá houve caracóis (além dos planorbis que eu coloquei à uns 18 meses) Alguém me consegue dizer que caracol é este e como é que eles ali apareceram? Obrigado João
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 30, 2009 Publicado: Dezembro 30, 2009 Sendo pragas devem ter ido lá parar com alguma planta.... mesmo que esta já não esteja lá. Alguns dos meus aquários (shrimps)
jmnduarte Publicado: Dezembro 30, 2009 Autor Publicado: Dezembro 30, 2009 Sendo pragas devem ter ido lá parar com alguma planta.... mesmo que esta já não esteja lá. poderia ser, até seria a minha primeira justificação, mas as únicas plantas que lá estiveram saíram do meu aquário que não tem estes caracóis. A não ser que ovos deles não eclodissem no aquário de água quente e o fizessem no lago de água fria. E que caracóis são? Alguma ideia? Eu coloquei uma dúzia num nanoaquario feito duma caixa de chocolates "ferrero" com algumas plantas para observar o comportamento e ver se descubro que bicharocos são estes; entretanto, dicas quanto à sua identificação são benvindas.
jmnduarte Publicado: Dezembro 31, 2009 Autor Publicado: Dezembro 31, 2009 (editado) Então é assim os 12 caracóis já andam à um dia no "nano aquário" andam por todo o lado na incluindo as plantas coloquei um pedaço de floco de comida para peixe e hoje tinha desaparecido (talvez comido, não sei se se dissolve) coloquei um pedaço de folha em inicio de decomposição e parece a andam a comer (como são muito pequenos, deve demorar a perceber bem se a comem ou não) claro que ainda não é claro se também roem plantas saudáveis uma foto para ver se alguém os identifica Editado Dezembro 31, 2009 por jmnduarte
Quo Publicado: Janeiro 31, 2010 Publicado: Janeiro 31, 2010 (editado) esses caracois são physa, sao caracois de origem cosmopolita, ou seja, são originários de todo o lado, e é um caracol "praga" (no sentido da reprodução rapida) mesmo em aquários. em principio se forem physa sp. como parecem, o impacto no lago ou aquario é positivo, comendo algas e detritos. Editado Janeiro 31, 2010 por Quo
jmnduarte Publicado: Fevereiro 1, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2010 esses caracois são physa, sao caracois de origem cosmopolita, ou seja, são originários de todo o lado, e é um caracol "praga" (no sentido da reprodução rapida) mesmo em aquários. Não me parece que sejam, quando comparo com as fotos deste tópico e mais umas quantas que andam pela net. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=471617 De qualquer forma segue um "update": já faz um mês que estão no "nano caixa-de-ferrero" e continuam do mesmo tamanho (medição a olhómetro), todos vivos. Não me parece que comam plantas (ou pelo menos a limophila que lá está) mas comem flocos da sera (olha os gulosos...).
jmnduarte Publicado: Fevereiro 26, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2010 Novidades: Estão mais gordinhos e as plantas de boa saúde. Não me parece que as comam... Volta não volta ofereço-lhes um pedacinho de floco sera vipan e eles comem-no.
jmnduarte Publicado: Março 12, 2010 Autor Publicado: Março 12, 2010 Os bicharocos lá continuam de boa saúde ,,, quase à 2 meses alguém os identifica?
Quo Publicado: Março 12, 2010 Publicado: Março 12, 2010 (editado) Sp. significa especie, o que quer dizer que há muitas variedades. aquele na imagem é um Physa marmorata, também pode ser um Physa fontanilis ou Physella acuta. O teu tem semelhanças com Physa pomilia se bem que não deva ser. isto dos moluscos é um bocado mais complicado que os peixes. =| Editado Março 12, 2010 por Quo
jmnduarte Publicado: Março 14, 2010 Autor Publicado: Março 14, 2010 Obrigado pela dica!! Com esta tua informação fui mais uma vez à procura pela net e encontrei o seguinte website que pode ser útil aos amantes de caracóis: http://spinner.cofc.edu/~fwgna/fwgnahome.htm realmente pode ser um destes Physa, mas ainda não tenho a certeza...
jmnduarte Publicado: Março 14, 2010 Autor Publicado: Março 14, 2010 Passei a manhã à volta deste caracol, à procura de informação, e cheguei a uma conclusão: não pode ser physa pois a concha enrola ao contrário. Depois de comparar várias fotografias que encontrei on-line, e tendo em consideração o tamanho do gastrópode, acho que é do género Hydrobiidae. Talvez um Potamopyrgus antipodarum. Vejam os seguintes links: http://www.esg.montana.edu/aim/mollusca/nzms/id.html http://www.issg.org/database/species/ecolo...mp;fr=1&sts http://nas.er.usgs.gov/queries/FactSheet.aspx?speciesID=1008 Achei que também poderia ser dos Lymnaeidae, e neste caso talvez um Galba truncatula. Qualquer uma das espécies existe na Europa. Mas este é de maior tamanho, o que me inclina para o primeiro. Pelo que percebi, o P. antipodarum é bastante resistente e até tolera alguma salinidade. Apenas se alimenta de detritos e algas, o que justifica o facto de as plantas do aqua onde estão não estarem roídas. São ovovivíparo e podem reproduzir-se assexuadamente. "It tolerates temperatures of 0–34°C". "produces approximately 230 young per year" - isto pode tornar-se uma bela praga no aquário. Uma curiosidade na wikipedia: "The highest concentration of New Zealand mud snails ever reported was in Lake Zurich, Switzerland, where the species colonized the entire lake within seven years to a density of 800,000 per m²." outra: "can survive passage through the guts of fish and birds and may be transported by these animals." - Isto explica porque é que apareceram de repente num lago onde nada que os pudesse trazer tinha sido introduzido durante anos. Bem, antes de continuar com o entusiasmo, o que acham? será este?
Quo Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 sim, pode ser, o teu tem cor, tenho physas assim, mas não têm cor.
Recommended Posts