Wooddy Weaver Publicado Novembro 15, 2004 Publicado Novembro 15, 2004 Ok, o meu problema é este. À vários meses o meu pai comprou-me um peixe que lhe foi indicado como sendo um limpa-vidros. A verdade é que eu queria um, mas era um especifico o otocinclus affinis. Mas na loja venderam-lhe outro como sendo esse. Ora esse que lhe venderam (só descobri agora, apesar de o ter sempre achado diferente do otocinclus) é na verdade o Gyrinocheilus aymonieri http://aquaworld.netfirms.com/Cyprinoidae/...s_aymonieri.htm. Ele está num aquário de 40l brutos com algumas plantas, a uma temp. de 26ºC e com uma boa filtração. O meu problema é que ele vai crescer muito....não vai? e então o que faço com ele?? Não o posso enviar pela sanita a baixo...Para além disso ele vai ficar agressivo (já matou um kinguio, mas eu nessa altura vivia na santa ignorância). Eu acabei de montar o meu aquário de 40l para colocar outro tipo de peixes, para além dele, mas se ele é assim tão agressivo, não posso colocar mais nenhum...ou posso? Alguém neste forum deve ter um peixe igual, por isso ajudem-me. Que tipo de peixes posso juntar, e será que ele vai mesmo crescer os 27cm?? é que, sei lá, pode ser uma variedade que não cresça tanto....AJUDEM-ME. Caso contrário vou ter que me desfazer do peixe proque não quero que ele sofra...será que o aquário Vasco da Gama aceita doações?? Obrigada Wooddy [/url]
Hugo Neves Publicado: Novembro 15, 2004 Publicado: Novembro 15, 2004 olá! tenta trocar numa loja por outro peixe.. abraços
bms Publicado: Novembro 16, 2004 Publicado: Novembro 16, 2004 Eu tinha dois que adquiri no inicio do verão. Um deles começou a ficar muito agressivo e matou vários peixes. A solução que encontrei foi oferece-lo a um colega que tem um aquário muito maior que o meu. Inclusivé este meu colega já possuia uma desta especie que tinha aproximadamente uns 20cm. Entretanto o que ficou no meu aquário está também a tornar-se agressivo, passa o dia a correr com os platy's e com os corrydoras. O que recomendo é que tentes sempre uma solução que seja vantajosa para todos. Não foi opção dele ir para o teu aquário. Tenta arranjar-lhe um aqua onde tenha melhores condições de preferencia com alguem que já tenha tido experiência com esta espécie.
Nuno Antunes Publicado: Novembro 16, 2004 Publicado: Novembro 16, 2004 Eu tenho um num aquário de 200L. É um peixe lindo e duma eficiencia de limpeza assustadora. Sozinho limpa as algas todas das pedras do meu aqua e não lhe escapa nada. Agressivo... bom ele dá umas corridas aos outros quando o chateiam mas nada de agressivo... apenas o que todos os peixes fazem. Claro que sendo um peixe grande se der uma corrida num mais pequeno e mais frágil é bem capaz de o matar, mas não é o tipo de peixe de perseguir um peixe pelo aqua fora. É um peixe que fica com algum tamanho, o meu andará na casa dos 10 a 15cm e pelo que sei pode mesmo atingir os 20cm. Se o devolveres à loja em principio ficam-te com ele, desde que expliques a situação. Agora para todos: O Gyrinocheilus aymonieri não é um peixe para aquas pequenos e infelizmente é vendido nas nossas lojas com diversos nomes. Até agora descobri os seguintes: -Limpa vidros -Limpa vidros indian -Comedor de algas chinês Os Gyrinocheilus são relativamente fáceis de distinguir dos otos mesmo para olhos pouco treinados: - São mais longos. (os otos são uns minorquinhas, tipo pulga electrica). - Preferem o chão do aqua (os otos preferem os vidros) . - Se o virem no chão do aqua parece que está apoiado sobre a barbatana ventral, tipo um cão ou um gato em posição de ataque. - Raramente se agarra aos vidros e quando o faz não é por muito tempo. - Quando come algas, come de forma irregular, ou seja um bocadito aqui, outro ali. Os otos são mais certinhos a comer Cor geral deles é um beje muito clarinho (os otos são por norma escuros), quase branco enquanto novos. Em mais velhos ou ficam com uma lista escura ou ficam com manchas pequenas de forma simétrica ao longo do corpo. Espero ter ajudado. Aconselho o Gyrinocheilus a quem tenha aquas grandes com peixes grandes e robustos para não haver problemas. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts