Recommended Posts

Publicado

Boas,

Reactivei recentemente um aquário que está no meu quarto e utilizei como filtro um eheim 2211 que tinha parado havia algum tempo, quando o liguei passado algum tempo depois de sair o ar o filtro continuava a fazer um ruído de fundo que antes não fazia e que por ser no quarto incomodava um bocado, desmontei o filtro e limpei todas as peças, continuava a fazer barulho, então desmontei de novo, limpei outra vez e troquei a ordem dos materiais filtrantes e meti mais uma esponja (sei lá, para abafar eventuais vibrações do material filtrante :)), e o barulho ficou ainda pior, um bocado mais agudo, então comecei a pensar que fosse o propulsor (a peça com as pás) que estivesse gasto e já ia comprar um novo mas antes disso lembrei-me de experimentar a ligar só a cabeça sem o propulsor (apenas com o veio central) a ver se só o motor faria barulho, fiz isso e até me assustei porque não se ouvia nem vibrava absolutamente nada e pensei que o motor tivesse pifado. Bem, monto tudo de novo e quando o ligo novamente o barulho quase desapareceu - ainda não está perfeito mas não se compara com o que estava (já dá para dormir).

Alguém terá alguma ideia do que se terá passado? É que estou a estranhar o barulho quase ter desaparecido por ter ligado o motor sem nada. Seja como for acho que vou comprar a peça nova não se vá ele lembrar de começar outra vez o barulho. Ou terá sido outra coisa que não tenha nada que ver com o propulsor?

Obrigado

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Boas,

Podes ter o veio danificado, o que é suficiente para que a rotação da hélice não seja 100% perfeita e faça barulho ao roçar nas paredes do filtro.

Isso acontece com alguma frequência, por isso se tiveres de substituir o veio não te admires.

Se está "suportável" o ruído, deixa estar até durar ;)

Publicado:

Boas,

Obrigado pelas respostas, eu por agora vou deixar o filtro estar como está (até nem olho muito para ele não vá ele sentir-se afectado e começar a chiadeira outra vez :P) mas seja como for vou comprar as peças porque tou convencido que elas já estão a pedir mudança e vai ser uma questão de tempo...

Ricardo, este eheim é um filtro externo, mas obrigado pela sugestão na mesma. ;)

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!