Recommended Posts

Publicado

Boas...

Necessitava da ajuda do forum para saber se este é um comportamento normal e ter a certeza que em nada afectará o peixe e o coral.

Desde há uma semana que o meu ocealaris tenta utilizar a zoanthus tal como se fosse uma anémona. Lá o vejo a tentar 'furar' o coral para obter alguma protecção (digo eu..)

Será normal?

Já o outro ocealaris que tenho, não liga nenhuma ao coral.

Obrigado

abraço

alberto

Publicado:

Olá curioso_am

Como julgo deves saber...não há duas pessoas iguais...quer em forma de pensar,ser ou estar...assim o comportamento desse oceláris è absolutamente natural.

Boas Festas

Cjorgene

Publicado:
É normal os palhaços fazerem simbiose com corais. Nos zoanthus não é muito usual, mas acontece, o que não é 100% bom, pois estes vão passar a vida a fecharem-se.

simbiose

s. f.

1. Associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes

Se eles se fecham é sinal de desagrado logo não há associação. Se houver simbiose, é óbvio que não se fecham.

Abraço

Posted Image
Publicado:

Boas...

Obrigado pelas vossas respostas.

Infelizmente parece que a coisa não está a correr bem.

No occealaris estão a surgir algumas manchas pretas que julgo possa ter haver com alguma alergia ao coral.

O coral também parece que estar a ficar com os polipos fechados.

Alguam sugestão para acabar de vez com esta "relação", pois o occealaris continua na sua investida.

Obrigado

Abraço

Alberto

Publicado:
Podes dar o nome que quiseres, na nossa gíria chamamos simbiose. :D

Já agora, encontras a palavra sump?

A sump is a "low space that collects any often-undesirable liquids such as water or chemicals".

Trata-se de um estrangeirismo.

Abraço!

Posted Image
Publicado:

Estava mesmo a referir procurares sump onde encontraste simbiose....num dicionário português, assim é batotice, pois referes uma coisa recorrendo a uma fonte de informação e depois vais verificar outra noutro local. :D

Sobre o palhaço, é normal que criem manchas derivado aos corais. Normalmente eles superam e ficam bem, mas os corais é que podem ficar maus.

Experimenta colocar outro coral mole...talvez um Sarcophyton, Lobophyton, Sinularia, Xenias...ou um LPS, como as Euphyllias. Estes são os corais que mais toleram os palhaços.

Publicado:

Bom dia

Experimenta colocar outro coral mole...talvez um Sarcophyton, Lobophyton, Sinularia, Xenias...ou um LPS, como as Euphyllias. Estes são os corais que mais toleram os palhaços.

Quando recomecei a povoar o meu aquário em Abril/09, os primeiros vivos que entraram foi 2x Ocellaris e 1x Sarcophyton... na esperança de constatar a tal simbiose...

Até hoje não os vi lá...

O meu Gobiodon Okinawe é que agradece... ele considera o Sarco, a sua mansão! :D Ele simplesmente desaparece lá dentro... bigsmile

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

• 3 meses depois...
Publicado:

O

meu casal de ocellaris adoptou um sarco já a vários anos.

Já cortei o sarco por duas vezes e eles lá continuam.

Carlos

Fiquem Bem