Recommended Posts

Publicado

Boas.

Estive a ver os controladores de nível e encontrei um da Tunze, o modelo Osmolator Universal 3155, alguém tem alguma informação a dar sobre este controlador de nível? É bom, é mau, não é recomendado...?

Já agora, para este tipo de sistemas, penso que é recomendado encher o deposito de reserva com água resultante de um sistema de osmose inversa, mas para quem não o tem, é possível usar simples água da torneira ou do poço, ou é estritamente necessário usar um RO?

Publicado:

O 3155 da Tunze é um dos melhores osmorreguladores (repositores de água automático).

Tenho um a trabalhar no meu sistema e já tenho outro pronto a usar para o novo sistema que vou montar.

Tem 2 sensores, um óptico que verifica o nível de água e activa e desactiva a bomba de reposição consoante as necessidades e um terceiro de segurança para o caso de falha no óptico. Tem também um sistema de segurança que caso o reservatório de osmose fique sem água, ele desliga-se depois de 10min a trabalhar sem que o nível de água normalize, prevenindo problemas na bomba ou mesmo se estiver a colocar água a mais por avaria do sensor.

Sobre a água da torneira, devemos ter cuidado com isso, pois estamos a inserir no aquário muitos compostos prejudiciais a médio/longo prazo. Colocas silicatos, fosfatos, nitratos, em alguns casos valores anormais de amónia, mercúrio, cobre.....bastantes mesmo.

Publicado:
Sobre a água da torneira, devemos ter cuidado com isso, pois estamos a inserir no aquário muitos compostos prejudiciais a médio/longo prazo. Colocas silicatos, fosfatos, nitratos, em alguns casos valores anormais de amónia, mercúrio, cobre.....bastantes mesmo.

Já que recomendas o controlador de nível, mas não muito a água da torneira, o que devo fazer? Juntar algum composto à água da torneira, filtra-la com cartão activo, deixa-la repousar alguns dias antes de usar ou tenho mesmo que comprar um sistema de osmose inversa?

Publicado:

OK, obrigado pela resposta, vou então tentar investir no sistema de osmose inversa para a água do controlo de nível. Estou a pensar num sistema barato, como o Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS, que em principio servirá para o efeito, não?

Publicado:
OK, obrigado pela resposta, vou então tentar investir no sistema de osmose inversa para a água do controlo de nível. Estou a pensar num sistema barato, como o Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS, que em principio servirá para o efeito, não?

Eu possuo um.

Comprei uma valvula para colocar na ponta do tubo para melhor controlar o ratio de agua pura e desperdiçada e agora ta bastante bom.

Serve perfeitamente para o efeito que se quer.... RO/DI