Recommended Posts

Publicado (editado)

Recebi no dia 24 à noite um Beta. A pessoa que mo ofereceu pensou que já tivesse todo o equipamento em casa uma vez que sabia que o meu irmão mais novo já tinha tido um há uns tempos. Acontece que o único material que tinha era um aquário redondo de cerca de 5 ou 8 litros.

Assim que o recebi coloquei nesse aquário e esperei pela manhã para ir comprar tudo o que fosse necessário. Entretanto aproveitei para pesquisar na net e descobri que é um peixe de água quente (o que me pôs logo a stressar visto que a água que eu tinha no aquário estava bem fria e não tinha como a aquecer).

Ontem corri toda a cidade e arredores mas não encontrei nenhuma loja aberta. O peixe encostou-se ao fundo, deitado de lado (até andava ao sabor da corrente como se estivesse morto), super parado, apenas com movimentos das "guelras" (?) como que a respirar e breves batimentos das barbatanas.

Hoje acordei cedinho e fui logo à loja comprar:

- 1 Aquário de 20 Litros;

- 1 Filtro;

- 1 Aquecedor de 25 Watts;

- Terra para o fundo;

- Algumas plantas de plástico:- 1 kit para medir o pH.

O senhor da loja disse-me que o aquário devia estar em funcionamento umas semanas antes o o colocar lá, mas eu achei que mal por mal (isto é, sem ter feito o ciclo), mais valia estar num aquário grande com melhores condições e água quente do que num aquário que parece um penico com água fria. Assim que cheguei a casa verifiquei o pH e estava a 6,5.

Depois lavei a areia mt bem lavada, lavei o aquário, as plantas e coloquei tudo lá dentro. Deitei 15 gotas do condicionador Sera Aquatan (disseram-me para colocar uma por litro +/-) e deitei um pouco de API Stress Zyme (acho que é para acelerar o ciclo).

Por fim liguei o filtro e o aquecedor e assim que a temperatura nos dois aquários estava igual (17/18º) transferi o peixe para o aquário grande. Já passaram cerca de 4/5 horas e a água está agora a 22º. No entanto o peixe continua deitado de lado (agora até tá mais de papo para o ar), respira muito muito devagarinho e dá às barbatanas muito raramente.

O aquecedor continua ligado ao máximo e só o desligarei quando estiver nos 24 ou 25 graus.

Devo ter feito muita coisa errada mas em desespero fiz sempre aquilo que achei melhor.

Ainda existe alguma coisa que possa fazer ou este peixe já está só à espera do inevitável?

Agradeço toda e qualquer tipo de ajuda...

Editado por Croccifixio
Publicado:
O senhor da loja disse-me que o aquário devia estar em funcionamento umas semanas antes o o colocar lá

Pois, o senhor da loja tem razão! Mas esse peixe é resistente...

tens que mediro ph, atenção que não convem passar dos 7.0 e vai trocando a água com bastante frequencia sempre com o filtro a funcionar até o ciclar (3 semanas +ou- para completar o ciclo)

cumprimentos,

Michel Ramos

Publicado:
Pois, o senhor da loja tem razão! Mas esse peixe é resistente...

tens que mediro ph, atenção que não convem passar dos 7.0 e vai trocando a água com bastante frequencia sempre com o filtro a funcionar até o ciclar (3 semanas +ou- para completar o ciclo)

O pH está entre os 6,5 e os 7.

A água só posso trocar 1/5 ou 1/4 de cada vez não é?

Publicado:
O aquecedor continua ligado ao máximo e só o desligarei quando estiver nos 24 ou 25 graus.

Boa tarde..

atençao que nunca se desliga o aquecedor.. regulas a temperatura nele para os 27, 28º e ele assim que atingir essa temperatura, auto-desliga-se .

nao tens de desligar na ficha... ai ao fim de umas horas tinhas a agua novamente fria..

cumps

Publicado:
Boa tarde..

atençao que nunca se desliga o aquecedor.. regulas a temperatura nele para os 27, 28º e ele assim que atingir essa temperatura, auto-desliga-se .

nao tens de desligar na ficha... ai ao fim de umas horas tinhas a agua novamente fria..

cumps

Sim, era isso que eu queria dizer.

Há mais alguma cisa que possa fazer quanto ao peixe?

Publicado:
Boa tarde..

cumps

na minha opinião, 27, 28 é um bocadinho alto, os Bettas até se vivem bem em água fria. Para mim 24/25 seria o ideal.

cumprimentos,

Michel Ramos

Publicado:
na minha opinião, 27, 28 é um bocadinho alto, os Bettas até se vivem bem em água fria. Para mim 24/25 seria o ideal.

a temperatura da água agora não passa dos 22º :/ será por estar algum frio em casa?

Já agora, a menos que o peixe durma sem respirar acho que acabou de morrer :bleh:

Publicado:
a temperatura da água agora não passa dos 22º :/ será por estar algum frio em casa?

Já agora, a menos que o peixe durma sem respirar acho que acabou de morrer :bleh:

ri-me com essa frase agora.. podes lhe dar um toquezinho a ver se ele se levanta..

e se a temperatura nao passa dos 22, aumenta mais..

por ex, no meu tenho de ter aquilo a marcar 30º para a agua estar a 27...

cumps

Publicado:
ri-me com essa frase agora.. podes lhe dar um toquezinho a ver se ele se levanta..

e se a temperatura nao passa dos 22, aumenta mais..

por ex, no meu tenho de ter aquilo a marcar 30º para a agua estar a 27...

cumps

O peixe morreu mesmo. De qualquer forma deixei o aquario em funcionamento para iniciar o seu ciclo normal. Andei a lerpor aqui no fórum e vou fazer as TPAs, etc e daqui a umas semanas trato de arranjar outro peixinho.

Agora só há uma coisa que me chateia. Com a pressa de vir para casa tratar do peixito acabei por comprar um aquário sem luz na tampa... E eu queria mt que o aquário tivesse luz. que soluções existem por aí para eu adaptar? agradecia imenso a vossa ajuda.

Publicado:

O que podes fazer é comprar uma quelha de iluminaçao, existem a venda mas deixo para quem perceba mais disso....

Publicado:

Antes de mais nada, já leste este tópico? Só depois de o leres, podes começar a pensar no aquário...

Bom, quanto ao peixe, a razão mais provável da morte, foi as constantes mudanças. Provavelmente os parâmetros das águas eram muito diferentes, o que foi como um choque para ele...Agora sói há que aprender para proporcionar a melhor vida possível aos próximos peixes. Já agora, ele comeu alguma coisa?

Antes de meteres peixes, terás que fazer o ciclo de azoto. Para isso, durante 3/4 semanas, deverás colocar um floco de comida todos os dias. Já que já tens um produto para acelerar o ciclo (era desnecessário, mas agora pode ser útil), isso vai ajudar.

Durante este tempo, não deves fazer nenhuma TPA. Uma TPA nesta altura, seria retroceder na formação de bactérias necessárias que o ciclo de azoto tem.

Quanto à luz, há umas calhas à venda, com suporte estilo mola, mas são algo caras. Há coisas que podes inventar. Há uma secção DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) aqui no fórum, podes pesquisar. Uma dica: deves ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro. No teu caso, aconselho uma lâmpada de 12w.

Qualquer dúvida, vai apitando.

Publicado: (editado)
Antes de mais nada, já leste este tópico? Só depois de o leres, podes começar a pensar no aquário...

Bom, quanto ao peixe, a razão mais provável da morte, foi as constantes mudanças. Provavelmente os parâmetros das águas eram muito diferentes, o que foi como um choque para ele...Agora sói há que aprender para proporcionar a melhor vida possível aos próximos peixes. Já agora, ele comeu alguma coisa?

Antes de meteres peixes, terás que fazer o ciclo de azoto. Para isso, durante 3/4 semanas, deverás colocar um floco de comida todos os dias. Já que já tens um produto para acelerar o ciclo (era desnecessário, mas agora pode ser útil), isso vai ajudar.

Durante este tempo, não deves fazer nenhuma TPA. Uma TPA nesta altura, seria retroceder na formação de bactérias necessárias que o ciclo de azoto tem.

Quanto à luz, há umas calhas à venda, com suporte estilo mola, mas são algo caras. Há coisas que podes inventar. Há uma secção DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) aqui no fórum, podes pesquisar. Uma dica: deves ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro. No teu caso, aconselho uma lâmpada de 12w.

Qualquer dúvida, vai apitando.

Boas. Obrigado pelas respostas.

1. Sim, já li o tópico.

2. O peixe não comeu nada. Nem queria saber de comida.

3. Comecei hoje mesmo a fazer o ciclo de azoto. Amanhã vou ver se compro o testes de amónia e de nitratos.

4. Não tenho jeito para o DIY e também quero uma coisa estéticamente bonita. Agradecia que alguém me pudesse indicar uns sites nacionais ou internacionais onde possa comprar uma dessas calhas uma vez que acho que não vi nada disso nas lojas da minha cidade.

EDIT:

Já agora aproveito para tirar mais umas dúvidas, se me permitem.

1. De tanto deitar comida durante 3 ou 4 semanas a água já nao vai estar bastante suja quando for altura de colocar lá um peixe?

2. Mesmo com as TPAs, é preciso lavar todo o aquário e seu conteúdo de tempos a tempos? Não estou a perguntar por achar incómodo ou por não o querer fazer. Pergunto porque me faz confusão visto que nesse caso seria necessário fazer um novo ciclo de azoto e os peixes teriam de ficar 3 semanas fora do aquário. Simplesmente não faz sentido. Devo estar equivocado.

3. Também já vi colegas do fórum falar em aspirar o fundo do aquário. O que quer isso dizer?

Desculpem tanta dúvida mas sinto que aqui serei muito melhor aconselhado do que lojas de animais. Nas duas a que fui disseram me algumas coisas completamente diferentes uma da outra. Inclusivé numa delas disseram-me que para o Beta chegava perfeitamente um aquário pequenino que eu acho q nem 2 litros devia ter. Apesar de não perceber nada disto revoltou-me logo a ideia de ver qualquer animal fechado num espaço tão vazio.

Muito obrigado pela vossa disponibilidade.

Editado por Croccifixio
Publicado:

Eu entrei neste mundo de forma identica, felizmente os peixes não me morreram.

Agora que o peixe morreu acho devias parar para pensar um pouco.

Faz uma pesquisa, ve nas lojas e tira uma ideia daquilo que queres fazer no aquario.

Se estás realmente interessado em entrar na aquariofilia acho que devias começar já com algo maior, com um aquario pequeno uma pessoa farta-se rapidamente e perde o interesse todo, acredita porque aconteceu o mesmo comigo. Provavelmente com o dinheiro que já gastaste montavas um aqua de 60 litros. Se procurares no sitios cetos consegues montar um aqua de 60, com filtro, termoestato, e substrato fertil por 70eur.

-Quanto ás duvidas, eu coloco uma quantidade muito pequena de comida, só o faço de 3 em 3 dias.

-Quanto aos teste, existem lojas da especialidade que fazem esses teste de borla, procura na tua zona pode ser que exista alguma.

-Não te preocupes que o aquario não se limpa dessa forma, mas há quem o faça.

Eu tenho um vizinho que tem um aqua de 1metro, já tem 7 anos e nunca o limpou. A limpeza depende também muito do tipo de substrato, existem uns que dao menos trabalho que outros. Na minha opinião a areia de silica é a que dá menos problemas de sujidade.

Para ajudar nas limpezas eu acho imprescindivel uma equipa de limpeza, destacam-se os corydoras. Eles não comem a porcaria, mas vasculham o fundo á procura de comida e ao fazê-lo as matérias são levantadas até serem sugadas pelos filtros. Eu tenho 2 corydoras em areia de silica fina e está sempre tudo limpinho. Depois tens também os limpa vidros, sae, etc...

Agora os vidros convém sempre limpar sempre que fazes a tpa e limpeza de filtro.

se no entanto quiseres ter sempre tudo a brilhar, podes comprar esse tal aspirador, este sistema varia consoante os preços, mas por 10eur já arranjas um.

O que o aspirdor faz é sugar as matérias porcalhotas do fundo do aquario, essencial em aquarios que utilizem substrato com uma granulancia maior, como quem diz, substratos de pedrinhas pequenas.

- Os bettas conseguem realmente viver em espaços muito reduzidos, nas lojas de animais muitas vezes têm estes peixes em copos de agua; mas para quem se preocupa com o que o animal sente esta pratica é inadmissivel. Não te esquecas que para estas pessoas os animais são apenas uma mercadoria, não interessa se sofrem ou não, o que interessa é ganhar dinheiro á conta destes seres. Os culpados somos todos "nós" porque ainda assim vamos lá comprar.

E não te preocupes que vais ouvir muitas mais explicações contraditórias.

Publicado:

Faz uma pesquisa, ve nas lojas e tira uma ideia daquilo que queres fazer no aquario.

Se estás realmente interessado em entrar na aquariofilia acho que devias começar já com algo maior, com um aquario pequeno uma pessoa farta-se rapidamente e perde o interesse todo, acredita porque aconteceu o mesmo comigo. Provavelmente com o dinheiro que já gastaste montavas um aqua de 60 litros. Se procurares no sitios cetos consegues montar um aqua de 60, com filtro, termoestato, e substrato fertil por 70eur.

-Quanto ás duvidas, eu coloco uma quantidade muito pequena de comida, só o faço de 3 em 3 dias.

-Quanto aos teste, existem lojas da especialidade que fazem esses teste de borla, procura na tua zona pode ser que exista alguma.

Eu tenho um vizinho que tem um aqua de 1metro, já tem 7 anos e nunca o limpou. A limpeza depende também muito do tipo de substrato, existem uns que dao menos trabalho que outros. Na minha opinião a areia de silica é a que dá menos problemas de sujidade.

Para ajudar nas limpezas eu acho imprescindivel uma equipa de limpeza, destacam-se os corydoras. Eles não comem a porcaria, mas vasculham o fundo á procura de comida e ao fazê-lo as matérias são levantadas até serem sugadas pelos filtros. Eu tenho 2 corydoras em areia de silica fina e está sempre tudo limpinho. Depois tens também os limpa vidros, sae, etc...

Agora os vidros convém sempre limpar sempre que fazes a tpa e limpeza de filtro.

se no entanto quiseres ter sempre tudo a brilhar, podes comprar esse tal aspirador, este sistema varia consoante os preços, mas por 10eur já arranjas um.

O que o aspirdor faz é sugar as matérias porcalhotas do fundo do aquario, essencial em aquarios que utilizem substrato com uma granulancia maior, como quem diz, substratos de pedrinhas pequenas.

- Os bettas conseguem realmente viver em espaços muito reduzidos, nas lojas de animais muitas vezes têm estes peixes em copos de agua; mas para quem se preocupa com o que o animal sente esta pratica é inadmissivel. Não te esquecas que para estas pessoas os animais são apenas uma mercadoria, não interessa se sofrem ou não, o que interessa é ganhar dinheiro á conta destes seres. Os culpados somos todos "nós" porque ainda assim vamos lá comprar.

Muito obrigado pela tua resposta.

Para já vou mesmo ficar com este aquário porque foi ainda esta semana que o comprei. No entanto, e como vou em breve trocar de casa posso ponderar deixar esta para o meu irmão e montar um maior na minha casa.

Por enquanto, e como tenho 3 ou 4 semanas de ciclo pela frente, tenho muito tempo para pensar que peixes vou arranjar. Pelo que li até agora acho que vou pôr um para limpar o fundo, outro para os vidros e depois uns peixes pequenitos e que não reproduzam mt para que não se sintam apertados.

Quero é comprar uma luz para o aquário! Estive a procurar e não encontrei daquelas tampas próprias para as medidas do meu aquário(40 x )

Encontrei isto que parece interessante:

SunSun Luminária dupla - T5 lâmpadas incluídas: 40 cm 2x8W

ou

SunSun micro luminaria HBD. Luminaria para apoio no aquario. Com lampada PL-s: 11w ou 18w

(http://sites.google.com/site/waterevo/produtos)

ou

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/0f5...adia%20ARC-POD/

ou

http://www.aquapicanco.com/faces/ArtigosDe...?ArtigoId=02150

Queria ajuda na escolha da iluminação porque já reparei que há vários tipos de lampadas e quero ter a certeza que não compro nada que tenha características desaquadas para o tamanho do aquário e para peixes de água quente, etc.

Já agora: o aquário deve estar tapado ou aberto em cima? o meu tem tampa, mas se puser um desses candeeiros vai passar a estar destapado...

Obrigado

• 3 semanas depois...
Publicado:

Hoje comprei finalmente o meu betta. :P

Mas ao chegar a casa fiz dois testes de ph, um na água do meu aquário e outro na água que vem com o peixe.

O ph da agua do peixe está em 6.5 e o do meu aquario está quase em 8.5 :/

O que posso fazer para baixar o ph? O peixe neste momento está na saca da loja dentro do aquario para se acostumar á temperatura, mas como é obvio não o posso por lá dentro com esta difença tão grande de ph :s

O que posso fazer?

Publicado:

8.5?! metestes conchas do mar ou areia da praia? tb podes viver na zona de lisboa, aqui no forum tenho notado que o pessoal da zona de lisboa tem o pH à volta de 8, sai lixivia pela torneira. Aja luxo. ehehe

Publicado:

Vou colocar aqui tudo o que acho relevante:

1. Já passaram 3 semanas desde que comecei o ciclo;

2. Nunca fiz os testes durante este período;

3. a água da minha torneira sai com ph de 7,5.

4. Agora a água no aquário VS água no saco do peixe está assim:

NO3 = +/- 10 mg/l (aquário) VS +/- 250 mg/l (saco)

NO2 = entre 0 e 1 (aquário) VS 10 mg/l (saco)

GH = <3ºd (aquário) VS <3ºd (saco)

KH = +/- 6ºd (aquário) VS entre 3ºd e 6ºd (saco)

pH = 8 (aquário) VS 6,5 (saco)

Por favor, ajudem-me a tirar o peixito do saco para o aqua de 20 litros que está à espera dele.

Obrigado.

Publicado:

Por favor, ajudem-me a tirar o peixito do saco para o aqua de 20 litros que está à espera dele.

Obrigado.

Publicado:

Obrigado.

Publicado:
Ninguém me ajuda? Por favor, não sei mesmo o que fazer. Qualquer dica é agradecida.

ainda o tens no saco? le esse link ou pesquisa no google por aclimatizacao de peixes.

carrega aqui

Esse pH ,geralmente, só mesmo para africanos, tens que ter atencao a isso, nao sei se o betta nao se vai ressentir....

Publicado:

Bem não acredito que ainda tenhas o Betta no saco mas de momento para baixares rapidamente o ph, sem grandes danos, podes mudar uma parte da água do aquário e colocares água desmineralizada, ou uma água tipo luso, como a quantidade do mesmo é reduzida, não será um problema, agora que tipo de areia tens? Não colocaste conchas? Se o fizeste ou tiveres material calcário, o ph vai subir sempre, evita plantas de plástico, é preferível ( na minha opinião) não teres nenhuma, no entanto podes colocar umas de crescimento rápido ( consulta o fórum)

Boa sorte.

Publicado:

Bem, consegui equilibrar o ph da água do aquário com um líquido próprio. Eu sei que não é uma solução a longo prazo mas também já tirei as pedrinhas que tinha lá para ver se a culpa era delas ou não.Vou estar atento.

Entretanto deparei-me com outro problema. É que o filtro, apesar de pequeno, provoca muita corrente e o peixe anda um bocado à deriva (tem de tar sempre a nadar contra a corrente se não vai parar sempre perto do filtro). O que posso fazer?

Publicado: (editado)

Sendo o aquario tão pequeno é complicado.

Os filtros da Tetra têm a opção de controlar a força da corrente.

Mas podes colocar o filtro de modo a que fique virado para cima, para que a força da corrente se perca um pouco.

Ou então coloca no filtro carvão, materia filtrante de porcelana ou algo do genero inserido numa meia de licra de senhora, faz com o filtro perca força.

Editado por Ruy M.
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!