Tugz Publicado Dezembro 24, 2009 Share Publicado Dezembro 24, 2009 É assim, tenho em mãos um caso bicudo. Dois dias com a agua parada e gelada devido á falta de luz. O ciclo foi-se? Estou a pensar fazer tpas diarias de 20 litros (sao cerca de 150 litros brutos) Acham bem? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Boas, A quanto tempo estava a fazer o ciclo? Penso que não se "foi", apenas pode ter abrandado. Tenta voltar às condições normais (luz e aquecimento) e se necessário podes juntar um "acelerador" de ciclo (bactérias). Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Boas, A quanto tempo estava a fazer o ciclo? Penso que não se "foi", apenas pode ter abrandado. Tenta voltar às condições normais (luz e aquecimento) e se necessário podes juntar um "acelerador" de ciclo (bactérias). O aquário está montado á 6 meses... Será necessário? Não tenho bactérias... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 O aquário está montado á 6 meses... Será necessário? Não tenho bactérias... Ah, então penso que não deves ter problemas com o ciclo, o aqua já está maturado e em principio deve-se aguentar, não precisa de bactérias. Já conseguiste repor a iluminação e aquecimento? Se não podes sempre fazer uma TPA com água morna para tentar acelerar a estabilização. Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Ah, então penso que não deves ter problemas com o ciclo, o aqua já está maturado e em principio deve-se aguentar, não precisa de bactérias.Já conseguiste repor a iluminação e aquecimento? Se não podes sempre fazer uma TPA com água morna para tentar acelerar a estabilização. Ele está a ir aos poucos aquecendo A luz e tudo o rest já está bem. Eu tava com medo que houvesase problema pq ouvi que uma hora sem oxigénio e as bactérias morrem. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 (editado) Eu tava com medo que houvesase problema pq ouvi que uma hora sem oxigénio e as bactérias morrem. Ainda não sou muito entendido na aquariofilia, mas no que diz respeito às bactérias, elas não morrem por ter falta de oxigénio. Simplesmente encontram outras maneiras de sobreviver (pesquisa em bactérias anaérobias), adoptando comportamentos que não precisam de oxigénio. No entanto os produtos da sua actividade (digestão anaeróbia), variam muito daqueles que são produzidos na presença de oxigénio, estes produtos em grandes concentrações podem ser prejudiciais para o equilibrio do aqua, por isso penso que deves fazer uma TPA, só para ficares mais descansado. De qualquer forma, o oxigénio no aqua não desapareceu todo nesse tempo, caso contrário os peixes também teriam morrido, por isso não te preocupes muito e faz as coisas com calma. Editado Dezembro 24, 2009 por h_saldanha Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Faz os testes de amónia e nitritos ficas logo a saber.... pelo sim pelo não TPA's nunca fizeram mal a ninguém. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 pelo sim pelo não TPA's nunca fizeram mal a ninguém. É verdade Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Ah isso tpas eu não falho, ando sempre a fazer, nem que seja de 10 litros ando sempre a tirar e por agua. MAs yh , agora vou fazer mais tpas. Eu não tenho esses testes, como faço bastantes tpas acho que não necessito. Além disso tenho bastantes plantas... Claro que se tivesse agora davam jeito, mas como nao tenho vou ter de me desenrascar sem eles... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Sem testes mais cuidado e mais TPA's são precisas, para evitar chegar a um ponto complicado. Assim evitas qualquer coisa. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Sem testes mais cuidado e mais TPA's são precisas, para evitar chegar a um ponto complicado. Assim evitas qualquer coisa. Exacto, não querendo com isto aconselhar a que não comprem, pelo contrário quem puder acho que deve comprar. Eu é que tendo outras coisas em que gastar o dinheiro ainda não me deu para esses testes. Agora é mais aqueles de fitas com varias coisas e só muito raramente testo. Depois tenho uam maquineta para o ph e é só Tpas com fartura e até agora tem ido tudo bem . Obrigado pelas ajudas, já estou bastante mais descansado. Logo a tarde faço mais uma tpa (ja tirei 20 litros do aquario desde que a luz chegou a minha casa de novo), logo a tarde é mais uns 30 (o aquário deve ter uns 150 litros uteis), aspiro bem o areao e tudo deve correr bem. Amanha mais 25/30 litros e depois volto a minah rotina de ir tirando aos poucos. Claro, quando recomeçar a escola só tiro duas vezes por semana(normalmente so posso dois dias no máximo 3 que é 4 feira 6ª feira e domingo), mas tiro bastante em cada vez (uns 25/30 litros de cada vez) o que acho que chega. Já agora, voces nos vossos comunitários que rotinas de Tpas fazem? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 25, 2009 Share Publicado: Dezembro 25, 2009 Eu tenho um aqua de 60 l e faço TPA semanal de 5 litros. Já agora como está a evolução do teu? Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 26, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 26, 2009 Eu tenho um aqua de 60 l e faço TPA semanal de 5 litros. Já agora como está a evolução do teu? Eu acho que fazes muito pouco de tpa, ams também não sei o que tens no aquário. O aquário está bem. Acho que errei nas contas, só me morreram 4 neons Ontem desde as 9 e 30 (da noite) até hoje ás 5 da tarde estive sem luz de novo, mas os peixes estão bem. Tenho um neon sem metade da barbatana caudal, já veio assim da loja, mas está a comer e nada bem com os outros . Parece-me que está tudo a correr bem, amanha tiro fotos actualizadas do aquário. De qualquer forma quero ver se compro pelo menos mais uns 10 neons, adoro o cardume que está a ficar e se não for agora, daqui a uns meses não posso meter, porque tenho 5 escalares zebras a crescer. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Dezembro 26, 2009 Share Publicado: Dezembro 26, 2009 Eu acho que fazes muito pouco de tpa, ams também não sei o que tens no aquário. O aquário está bem. Acho que errei nas contas, só me morreram 4 neons Ontem desde as 9 e 30 (da noite) até hoje ás 5 da tarde estive sem luz de novo, mas os peixes estão bem. Tenho um neon sem metade da barbatana caudal, já veio assim da loja, mas está a comer e nada bem com os outros . Parece-me que está tudo a correr bem, amanha tiro fotos actualizadas do aquário. De qualquer forma quero ver se compro pelo menos mais uns 10 neons, adoro o cardume que está a ficar e se não for agora, daqui a uns meses não posso meter, porque tenho 5 escalares zebras a crescer. Cumprimentos Ainda bem que já está a recuperar e que as perdas não foram muitas... Forma o cardume de neons, também gosto muito de ver. Em relação às minhas TPA, por agora é pouco, quando meter mais bicharada vou ter de aumentar a dose :D Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts