Recommended Posts

Publicado

Existe alguma maneira simples de testar um termostato? O meu do aquario maior que comprei agora parace não estar a funcionar (felizmente ainda não tenho lá peixes), ontem á noite enchi o aquario meti lá tudo certinho, passados uns 15-20 minutos é que liguei o Termostato para ele ficar á mesma temperatura da água (14 º), ele ligou-se de imediato, hoje de manhã tinha a água a 22º C e agora á noite tenho a água a 23,9 º C mais ou menos, o termostato está regulado para 28 ºC e não está a passar dos 23,9º, o estranho é que ele não está com a luz cor de laranja ligada, ou seja, está desligado, o que é de estranhar visto que se ele não tivesse potencia para aquecer a água ficava ligado constantemente a tentar aquecer a água. Acham que está avariado? Acham que a água consegue manter-se nos 24º sem termostato??? É que a temperatura nem anda nem desanda, fica ali nos 23,9 º C e penso que se o termostato estivesse estragado ela já devia ter baixado!

Cumprimentos

Leonardo Delgado :D

Publicado:

Olá.

Hugo... não percebi a tua resposta. Quanto muito, se ele desligasse é que era estranho.

Vamos lá a ver... há aqui várias coisas importantes para determinar se o termostato funciona correctamente ou não. Ir lá só pela temperatura não chega.

Quais as dimensões do aquário e qual a potência do termostato? O aquário está numa divisão de que tipo? Quarto, sala, cozinha, arrecadação, garagem?

Os termostatos não funcionam pela temperatura, mas sim pelo calor. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Acho que é mais do que simples entender, que um termostato de 200W num aquário de 100 litros aquecerá mais rapidamente a água do que um de 100W. Mesmo estando regulados para a mesma temperatura. É apenas uma questão de calor. Trocando por míudos, é uma questão da quantidade de energia que temos de fornecer à água para esta subir a sua temperatura. Ora um termostato de 200W dissipa duas vezes mais energia do que um de 100W, por unidade de tempo.

Então o que é que poderá acontecer se colocarmos um termostato de 50W a aquecer um aquário de 200 litros? O calor dissipado pelos vidros e pela própria superfície da água, pode ser superior à energia libertada pelo termostato, fazendo assim com que nunca se consiga atingir a temperatura desejada, mesmo que o termostato se mantenha sempre ligado.

Por isso, e mais uma vez, convém sabermos mais dados para te podermos responder correctamente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Hugo... não percebi a tua resposta. Quanto muito, se ele desligasse é que era estranho.

Vamos lá a ver... há aqui várias coisas importantes para determinar se o termostato funciona correctamente ou não. Ir lá só pela temperatura não chega.

Quais as dimensões do aquário e qual a potência do termostato? O aquário está numa divisão de que tipo? Quarto, sala, cozinha, arrecadação, garagem?

Os termostatos não funcionam pela temperatura, mas sim pelo calor. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Acho que é mais do que simples entender, que um termostato de 200W num aquário de 100 litros aquecerá mais rapidamente a água do que um de 100W. Mesmo estando regulados para a mesma temperatura. É apenas uma questão de calor. Trocando por míudos, é uma questão da quantidade de energia que temos de fornecer à água para esta subir a sua temperatura. Ora um termostato de 200W dissipa duas vezes mais energia do que um de 100W, por unidade de tempo.

Então o que é que poderá acontecer se colocarmos um termostato de 50W a aquecer um aquário de 200 litros? O calor dissipado pelos vidros e pela própria superfície da água, pode ser superior à energia libertada pelo termostato, fazendo assim com que nunca se consiga atingir a temperatura desejada, mesmo que o termostato se mantenha sempre ligado.

Por isso, e mais uma vez, convém sabermos mais dados para te podermos responder correctamente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

O termostato estava avariado, já o troquei, mas o que estava a acontecer aqui era que ele nem sequer se ligava, como eu tinha dito, se ele estivesse bom, ele estava constantemente ligado a tentar fazer subir a temperatura (mesmo que não o consegui-se)?! Correcto?

O meu problema está resolvido mas pode ser que este topico ajude mais alguem com duvidas sobre o funcionamento dos termostato!

Obrigado aos dois pela ajuda!!!

Cumprimentos

Leonardo Delgado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!