rui.vasco Publicado: Dezembro 29, 2009 Share Publicado: Dezembro 29, 2009 (editado) Boas, Desculpem lá estar a insitir outra vez no tema do meu post anterior, mas penso que vale a pena. Pela extensa literatura em livros e revistas que já lí, a unica conclusão sobre as algas é: "se há água com nutrientes e luz, aparecem algas de certeza" Agora aparecerem muitas ou poucas, depende do que já disse anteriormente; as algas alimentam-se dos nutrientes existentes na água e que não são consumidos, logo alimentar apenas o suficiente é a regra de ouro. TPA's para um aqua tão pequeno podem bem ser de 50% semanais que não dá muito trabalho e sempre elimina poluentes dissolvidos e não detectáveis por nenhum teste (ex: silicatos) e de que as algas se alimentam também. Por fim, sobre o substrato, penso que na qualidade vale bem a pena investir se quisermos um plantado exuberante, senão o da JBL ou Sera serão suficientes, o humus já lí que é má escolha para aquários (esqueci-me de o dizer no meu post anterior) Se quiseres montar tudo de novo, arranja alojamento para os peixes e força! Aconselho-te o substrato da JBL ProFlora Start (balde com subtrato e adubso líquidos, é barato e funciona bem) e aplicação religiosa de de Ferropol24 (não ponhas o Ferropol normal para já). Esta escolha funcionou bem comigo até eu entender que as plantas deviam crescer mais depressa, e mudar de adubo e colocar CO2 de garrafa, enfim, inventei um pouco e depressa demais, sem ter tido a calma suficiente e sem ter tentado técnicas menos invasivas (e dispendiosas). Por isso aconselho calma e planeamento, e não restringas a tua fonte de informação apenas ao fórum, quanto mais investigares, mais vais apto vais estar para combater as algas (que vão aparecer) Se precisares de mais alguma informação, podes mandar MP. Abraço e boa sorte! PS: desculpem o post longo. Editado Dezembro 29, 2009 por rui.vasco Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 29, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 29, 2009 desculpas não, muito obrigado pelo teu longgo posto, altamente explicativo, só assim vou poder evoluir, daqui a pouco tempo terei notícias e direi-vos aqui o que se sucedeu Obrigado e se quiserem deixar a opiniao é sempre bem vinda. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PioM Publicado: Fevereiro 4, 2010 Share Publicado: Fevereiro 4, 2010 Boas. Gostava de saber o que aconteceu ao teu aqua. Estou prestes a montar o meu com humus de minhoca "100% biológico", e queria saber o k posso esperar, mesmo a longo prazo... Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts