axskin Publicado Dezembro 23, 2009 Share Publicado Dezembro 23, 2009 Boa noite, já algum tempo que acedo a este forum com regularidade, já mantinha um pequeno plantado de 18 litros, a perto dum ano, no entanto, desta vez quis fazer algo maior, e decidi montar um aquario para os meus pais, já que eles se babavam quando viam o meu pequeno. Neste novo plantado começo a ter alguns problemas como todos comuns mortais. Passo então às especificações técnicas, para ver se me podem dar uma ajuda. Dimensões: 75x40x30 Filtragem: Filtro de Cascata JEBO 450l/h Iluminação: 5 x 60cm (t8?), duas delas com 15.000K Aquecimento: Jager 75w Substracto Fértil: Humus Substracto Inerte: Areia vulcanica e Areão Preto Co2: FloraGrow Flora: Lilaeopsis spec. mauritius (para tapete) Cryptocoryne wendtii "tropica" Limnophila \ ambulia sensiflora Valisneria (qq coisa) Fauna: (A fazer o ciclo) 6 Danio Zebras 1 Betta Macho (para tirar claro) Problemas, montei o aquario à aproximadamente 2as semanas, as algas não param de aparecer, filamentosas, nos vidros castanhas..enfim, razão o humus passou para a coluna de agua uma quantidade de nutrientes que as plantas ainda não conseguem absorver. Como hei-de combater este problema? A sensiflora cresce desalmadamente ja a podei e replantei 2as vezes, as outras nem se mexem, parece que vão apodrecendo aos poucos, cheias de algas e por aí... que posso fazer em relação a isto? Outro problema, o ph, não possuo qualqueer elemento dentro do aquario que me estejas a subir o ph, ou então tenho e não sei..lol o que acontece, o ph anda sempre na casa dos 8, por causa disto enxi o filtro de turfa e comecei a introduzir CO2 , o ph não baixou por isso, (pode-se dever à dureza da agua) por isso, troquei 50% da agua com agua mineral de ph 5.34, ele desceu para os 6,5 mas hoje ja esta novamente nos 7.5... queria introduzir Neons e ainda não tenho o ph adequado.. podem me ajudar? em baixo deixo uma foto. Dia da Montagem 11/12/2009 Estado Actual 23/12/2009 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Então pessoal, ninguem pode ajudar? estou mesmo com problemas, se os entendidos dissessem qualquer coisa seria bom... =) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Eunão sei o que possa ser, mas tem calma que hão-de te ajudar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petty Publicado: Dezembro 24, 2009 Share Publicado: Dezembro 24, 2009 Boas, antes de mais bem vindo ao forum, aconselho-te a comprar testes e veres os valores de No3 e Po4, se o humus passou para a coluna d'agua será esse o motivo do aparecimento das algas, aconselho-te a fazer umas tpa's e tentares removerer manualmente o que puderes em relação as algas, podes também adicionar Flourish Excel, se tens níveis instáveis de co2 também pode causar-te problemas mas, para já teste e tpa's colocas-te peixes cedo de mais devias ter deixado completar o ciclo, em relação a montagem faço alguns reparos como por ex: as pedras são pequenas de mais e com o tempo vão desaparecer a disposição das mesmas pode ser melhorada, onde tens o difusor de co2, parece estar por de trás das plantas, coloca-o do lado oposto da filtragem, assim conseguires melhor aproveitamento do mesmo. Cumprimentos e boa sorte Petty Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 25, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2009 (editado) Boas, antes de mais bem vindo ao forum, aconselho-te a comprar testes e veres os valores de No3 e Po4, se o humus passou para a coluna d'agua será esse o motivo do aparecimento das algas, aconselho-te a fazer umas tpa's e tentares removerer manualmente o que puderes em relação as algas, podes também adicionar Flourish Excel, se tens níveis instáveis de co2 também pode causar-te problemas mas, para já teste e tpa's colocas-te peixes cedo de mais devias ter deixado completar o ciclo, em relação a montagem faço alguns reparos como por ex: as pedras são pequenas de mais e com o tempo vão desaparecer a disposição das mesmas pode ser melhorada, onde tens o difusor de co2, parece estar por de trás das plantas, coloca-o do lado oposto da filtragem, assim conseguires melhor aproveitamento do mesmo. Cumprimentos e boa sorte Petty Eu adicionei peixes, de fácil manutenção e muito resistentes, não adicionei a fauna que desejo manter, posso fazer teste nh3/nh4 vale a pena? em relação as tpas é o k tenho feito, mas cada vez está pior as algas ja nao saiem as plantas estao com muitissimo mau aspecto e o tapete não desenvolve, estou quase a desmontar isto :S mais concelhos? o Co2 actualmente está do lado oposto ao filtro...já me estou a passar com isto.. :S Editado Dezembro 25, 2009 por axskin Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petty Publicado: Dezembro 26, 2009 Share Publicado: Dezembro 26, 2009 Eu adicionei peixes, de fácil manutenção e muito resistentes, não adicionei a fauna que desejo manter, posso fazer teste nh3/nh4 vale a pena? em relação as tpas é o k tenho feito, mas cada vez está pior as algas ja nao saiem as plantas estao com muitissimo mau aspecto e o tapete não desenvolve, estou quase a desmontar isto :S mais concelhos? o Co2 actualmente está do lado oposto ao filtro...já me estou a passar com isto.. :S Boas, tem calma o sucesso da aquariofilia é também a paciência e muita peixes de fácil manutenção??? não entendi, ao colocares peixes no inicio da montagem, sendo eles quais forem, vais alimenta-los e como é óbvio eles tem que defecar dai alterações nos parâmetros, não consegues remover as algas manualmente? Cump. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 26, 2009 Share Publicado: Dezembro 26, 2009 Olá, Sobre a subida do pH, pega em dois recipientes, um só com água e outro com água e um bocado do areão preto que utilizas. passado 24h mede o pH. Sobre as algas seria mais fácil ajudar com outros elementos, tais como testes de po4, no3 e saber ao certo a iluminação utilizada. De quantos W são as lâmpadas? são 5, em que duas delas tem K muito altos, 12000k são boas para plantas de tapete, mas o mais certo era uma chegar. Quantas horas diárias a iluminação está ligada? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Olá, Sobre a subida do pH, pega em dois recipientes, um só com água e outro com água e um bocado do areão preto que utilizas. passado 24h mede o pH. Sobre as algas seria mais fácil ajudar com outros elementos, tais como testes de po4, no3 e saber ao certo a iluminação utilizada. De quantos W são as lâmpadas? são 5, em que duas delas tem K muito altos, 12000k são boas para plantas de tapete, mas o mais certo era uma chegar. Quantas horas diárias a iluminação está ligada? sao 5 lampadas t8 penso eu, aquelas de 60cm com 18w cada uma, e estão ligadas 8 horas por dia, as algas sao castanhas e cada vez sao mais, e eu não as consigo remover manualmente sem arranjar o tapete todo supostamente, inda n tenho os testes k referes, apenas NH3 e NH4 e está a 0 mg/l. Obrigado desde já pela a ajuda, se poderem continuem a ajudar.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Uns ottos ou caracóis devem ajudar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rui.vasco Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Boas, Antes demais paciência, pois eu já montei este aqua há cerca de 4 mesesm e só no último mês é que o tapete de Echinodorus tenellus pegou em força. Quanto às algas, essas também vieram em força, nem tenho coragem de postar fotos! Tens mesmo de retirar o máximo possível manualmente, cuidado que elas agarram-se bem às plantas e podes estragar alguma folhas ao puxar as algas. Se for principalmente em folhas exteriores, aconselho a arrancar a folha toda. Ela depois cresce, e com sorte já haverá menos algas... Resumindo, tens que controlar bem a química da água, lê http://www.thekrib.com/ e http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php apenas para começar e nunca te esqueças que 1 hora de investigação pode poupar muitas horas de trabalho ingrato. Finalmente, para eliminar as algas a receita é a mesma que para emagrecer: comer menos do que se gasta em energia; só que nas algas é: aranjar quem coma antes delas poderem comer, ou seja, muito cuiadado com a comida (dar pouca) e manter plantas de crescimento rápido, mesmo que seja para deitar fora, tipo Egeria densa. Vai postando o progesso, pois com calma vais (vou, vamos) ganhar a batalha contra as algas. Rui.vasco Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 (editado) Na minha opinião o ideal era desmontar tudo e começar de novo para corrigires os varios erros, mas dá um trabalho... Quando as algas começam a chegar a esse ponto é sempre muito complicado. Como já disseram nunca deverias ter colocado os peixes sem o ciclo se completar, devias ter esperado 2 a 3 semanas. Eu já montei vários aquarios para mim e para amigos e é normal haver sempre estes problemas, no entanto no periodo de estabilização raramente lhes dou luz, só uma vez por outra... Também nunca coloco co2, só o faço passado 2 a 3 meses. Faço também tpa´s de 20 a 30% de 2 em 2 dias neste periodo de 2 a 3 semanas. Eu tenho sempre obtido bons resultados desta forma; as plantas não crescem logo em força desta forma, vao lentamente instalado-se, mas por outro lado também não tenho problemas graves com algas. Só me aconteceu uma vez e aprendi a lição. Montei agora um aqua no principio de dezembro, já está impecável e as algas praticamente não chatearam. Espero que te possa ajudar. Editado Dezembro 27, 2009 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Obrigado a todos a vossa ajuda é e será sempre preciosa, em relação a começar de novo estou disposto a tal, mas se calhar precisava de algumas ajudas mais especificas para não cometer os tais erros. EU ja perdi muito mais que uma hora a pesquisar sobre aquariofilia e paisagismo, talvez uma hora seja a média diaria ja aalguns meses, eu tenho um aquario mais pequeno em que não uso substracto fertil, e mesmo estando com exposição indirecta à luz do sol, nunca tive tantos problemas com algas mesmo tendo alguns, então vamos por partes, se quiser recomeçar, que substracto fertil devo usar? o Humus não me parece muito confiavel..e que deva fazer mais em relação ao resto, horas de luz, quantidade..? Obrigado mais uma vez Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Neste ultimo aquario deram-me um orçamento reduzido, de acordo com o que era pretendido fiz o seguinte: - Coloquei substrato fertil tetraplant com 3-4cms, coloquei uma rede por cima; - Substrato tipo areão hagen, coloquei rede por cima; - no topo coloquei areia de silica. Tudo isto, comprado novo ficou-me por 20eur e ainda sobrou muia coisa. Levou um pouco de luz nos primeiros dias, surgiram as algas e ficou em "blackout" o resto da semana. levou um "cadinho" de nada de comida de 3 em 3 dias, tpas de 2 em 2 dias. Nunca fiz qualquer analisa durante a estabilização, só passado 3 semanas e tal quando resolvi colocar os peixes. Como disse, ficou impecável. Mas o ideal era teres como substrato fertil o Elos bottom mineral e/ou substrato fertil da Sera, mas também já não fica a este preço. Se optares apenas pelo da sera fica mais economico, mas Elos é sempre o melhor. Há varias combinações possiveis, estas são apenas umas sugestões. Agora depende do que queres fazer e do orçamento Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ojpramires Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Boa noite, já algum tempo que acedo a este forum com regularidade, já mantinha um pequeno plantado de 18 litros, a perto dum ano, no entanto, desta vez quis fazer algo maior, e decidi montar um aquario para os meus pais, já que eles se babavam quando viam o meu pequeno. Neste novo plantado começo a ter alguns problemas como todos comuns mortais. Passo então às especificações técnicas, para ver se me podem dar uma ajuda. Dimensões: 75x40x30 Filtragem: Filtro de Cascata JEBO 450l/h Iluminação: 5 x 60cm (t8?), duas delas com 15.000K Aquecimento: Jager 75w Substracto Fértil: Humus Substracto Inerte: Areia vulcanica e Areão Preto Co2: FloraGrow Flora: Lilaeopsis spec. mauritius (para tapete) Cryptocoryne wendtii "tropica" Limnophila \ ambulia sensiflora Valisneria (qq coisa) Fauna: (A fazer o ciclo) 6 Danio Zebras 1 Betta Macho (para tirar claro) Problemas, montei o aquario à aproximadamente 2as semanas, as algas não param de aparecer, filamentosas, nos vidros castanhas..enfim, razão o humus passou para a coluna de agua uma quantidade de nutrientes que as plantas ainda não conseguem absorver. Como hei-de combater este problema? A sensiflora cresce desalmadamente ja a podei e replantei 2as vezes, as outras nem se mexem, parece que vão apodrecendo aos poucos, cheias de algas e por aí... que posso fazer em relação a isto? Outro problema, o ph, não possuo qualqueer elemento dentro do aquario que me estejas a subir o ph, ou então tenho e não sei..lol o que acontece, o ph anda sempre na casa dos 8, por causa disto enxi o filtro de turfa e comecei a introduzir CO2 , o ph não baixou por isso, (pode-se dever à dureza da agua) por isso, troquei 50% da agua com agua mineral de ph 5.34, ele desceu para os 6,5 mas hoje ja esta novamente nos 7.5... queria introduzir Neons e ainda não tenho o ph adequado.. podem me ajudar? em baixo deixo uma foto. Dia da Montagem 11/12/2009 Estado Actual 23/12/2009 Boas!sou um pouco inespriente mas aqui vái. por acaso não tens o aquario a levar com luz directa do sol? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2009 não, o aquario não apanha qualquer tipo de luz natural. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 27, 2009 Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Olá, Vocês quando estão doentes tb são desmontados e feitos de novo? :D Não me parece que seja solução retirar tudo e começar do zero.... Algas castanhas aparecem em aquários recentes, ou seja, ainda não maturados, com pouca iluminação ou ainda com silicatos elevados, depois destes serem consumidos a coisa melhora, vai dando tempo ao tempo (tempo e paciência são as armas fundamentais neste hobby) e vai fazendo TPA's se tens a ideia que o substrato passou para a coluna de água. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2009 Não sei que se passa, mas as plantas estao a ficar todas castanhas e a desfazerem-se cheias de algas, e aquilo tudo com muito mau aspecto, como se nao chegasse o layout não ficou bem como queria, daí tar disposto a começar de novo.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 28, 2009 Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Então se é o teu desejo força com isso. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 28, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Então é melhor mudar de substracto fértil não? que opções tenho sem gastar muito dinheiro? tambem irei adquirir algumas plantas, nem que seja para ver se consomem os nutrientes da agua, em relação às horas de luz, quantas devo dar no inicio? mais alguma coisa para ter em conta? esta tarde estou a pensar em ir a loja...obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 28, 2009 Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Consegue retirar tudo e separar os substratos? Penso que seja tarefa difícil, se não inglória.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 28, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Penso que com muita calma e paciencia sim, mesmo que se misture uma parte, que posteriormente seja descartada, eu queria era aconselhamento sobre o substracto a usar, de forma a que da proxima vez não tivesse tantos problemas com algas... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 28, 2009 Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Isso acho que depende da bolsa (€) de cada um.... tens vários ELOS, SERA, JBL, húmus... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 28, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Pois, mas em termos de após a montagem nao aparecer algas, ou ser uma coisa muito miinima, não ha nenhum substracto que equilibre esse tipo de coisas? Obrigado mais uma vez Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 28, 2009 Share Publicado: Dezembro 28, 2009 Penso que não.... não existe substrato que evite algas, temos é que ter cuidado ao cobrir todo o substrato fértil para ele não passar para a coluna de água com facilidade. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
axskin Publicado: Dezembro 29, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 29, 2009 Estou mesmo indeciso, mas eu pus 4 dedos de substracto preto, por cima do humus, e nao pus muito humus estou indeciso, não sei se heide salvar esta montagem se começar de novo, que faziam voces? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts