machuqueiro Publicado Dezembro 22, 2009 Publicado Dezembro 22, 2009 boas antes do mais quero dizer que ja li muitos posts neste forum mas nada resultou dai vos pedir ajuda criando novo post aqua 57 x 30 x 35cm cerca de 60 lt http://www.tetra.de/tetra/go/7B51C4CAFB8D3...4&lang_id=2 ja sei que é um aqua fraquinho mas teve que ser por causa das dimensoes versus aparencia e por causa do filtro ser interno mas de facil manutenção. entretanto ja lhe fiz uns tunnings ( com material que tenho de outros aquas que fui tendo ) que acho que melhorou troquei o termo da tetra por um jaguer , na caixa do filtro tirei umas bioball e meti umas esferas da jbl para melhorar a filtragem biologica, e dentro da calha original meti cortada á medida um reflector da jbl e que se notou bastante a melhoria na iluminação. tem uma caixa da tetra de substrato inteira no fundo , coberta por cerca de 3 cm de areão de 2-3 mm o areão foi bem lavado etc segui os passos normais uma colher de sal grosso espalhado no areão e um tronco comprado na naturline ( não sei a especie do tronco ) que sujou a agua por tres dias depois ficou boa com algumas tpa parciais e limpeza do filtro. agua da torneira tratada com Seachem prime e com bacterlife da waterlife para arrancar com as bacterias, e liquido fertilizante da tetra tudo conforme recomendado pelos fabricantes plantas varios pés de Vallisneria Elódea e outra que não sei o nome o meu problema é que estas plantas vieram dum aqua que tinha de 20 lt sem substrato e onde cresciam ( até demasiado) agora no aqua novo as elodias desfazem se perdendo as folhas e algumas até se partem mesmo o caule junto do areão e as valisnerias tambem se desfazem. ph 7 a 7.2 temp. 25 a 27º nitritos 0 amonia 0,1 a 0,2 tenho 2 lampadas extras sun glo ( troquei por ser demasiado amarela ) e uma aqua glo ( adorei pelas cores que dá aos peixes mas tirei por dar pouca luminosidade ao aquario ) e acabei por manter a de origem branca de 15 w quem me ajuda com as minhas plantas ? Citar
machuqueiro Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 esqueci de dizer que mantenho a iluminação 1 hora de manha para futuramente alimentar os peixes e depois mais cerca de 11 h diarias, tenho tambem apenas pelo aspecto que dá uma bomba de ar + pedra difusora regulada no minimo e que o caudal de saida do filtro de saida não cria muita turbolencia na agua de forma a partir as plantas Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 23, 2009 Publicado: Dezembro 23, 2009 Para mim é natural que as plantas apresentem esses problemas nesta fase inicial, visto que levam o seu tempo a criar raizes e a fazer uma adaptação ao aquário e aos seus parâmetros. Vamos por fazes: Iluminação: o aqúário tem 60l e tens 30w de potência. Portanto cerca de metade do valor máx. o que parece razoável e suficiente para as tuas plantas. Fotoperiodo não deverá exceder as 8h diárias ainda para mais com plantas pouco exigêntes, se não vão surgir algas em força. Substrato: tem uma caixa da tetra de substrato inteira no fundo , coberta por cerca de 3 cm de areão de 2-3 mm o areão foi bem lavado etc segui os passos normais O da tetra é fertelizado? Se sim tudo normal. Plantas: a valisneria é uma planta que é um pouco dificil a arrancar, isto é, como não tem raizes, tem de as criar para começar a agarrar ao areão. Normalmente perde folhas numa fase inicial. Existe sempre uma técnica de plantação para cada planta, devido á sua exigência e características, mas podes sempre dar um salto ao site da trópica que eles explicam algumas técnicas de plantação. Agora é ter atenção ao desenvolvimento e esperar que vinguem. Boa sorte Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
machuqueiro Publicado: Dezembro 24, 2009 Autor Publicado: Dezembro 24, 2009 a potencia de iluminação que disponho é de 15 W lampada de 6500 k o substrato utilizado é o Tetra CompleteSubstrate obrigado pelas dicas Citar
Recommended Posts