Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

comprei há duas semanas um aquário, depois de ler muitos dos vossos tópicos para nao maltratar os meus peixes, para me iniciar neste fantastico hobby que é a aquariofilia e pus no aquario 6 guppies (3 machos e 3 fêmeas) e dois corydoras.

Ao fim de algum tempo apercebi-me que os guppies começaram a morrer, a cada dia morria um e agora já só me resta uma fêmea e os dois corydoras.

Eu gostaria de saber o quê que poderá estar a acontecer porque não faço a minima ideia!

Forneço-vos tambem o setup do meu aquario porque eu sei que é muito util para voces comentarem.

Setup do aquário:

Dimensões: 40x20x25

Volume: 20L brutos/ 15L Úteis

Iluminação: Candeeiro (18W, mas vou alterar para +- 12W porque é mais adequado)

Substracto Tipo/Quantidade: Camada de 2cm de substrato para plantas e outra camada de 2cm de areão inerte

Aquecimento: Termostáto 25W

Filtro: Interno DUETTO DJ/50 (250L/h)

Fauna: :animal_fish:

- 6 Guppies (agora apenas 1)

- 2 Corydoras

Plantas:

- 1 Limnophila sessiflora

- 1 Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B'

- 1 Lilaeopsis brasiliensis

Manutenção:

- limpeza filtro 1 vez/mes

- troca 5L de água por semana

Decorações:

- Pedras roladas de rio

Obrigado

Editado por Syndrome
Publicado:

Boas,

acho que tens um aqua muito pequeno para esses peixes todos, nao deves ter o ciclo de azoto ainda feito, acho que sempre que fazes tpa devias limpar filtro exepto as ceramicas.

Publicado: (editado)

Olá,

Se montaste o aquário faz 2 semanas, não tens ainda o ciclo do azoto feito e essa será a principal causa das mortes, pois tiveste um forte pico de amónia.

Tens que ler mais sobre o ciclo do azoto, podes começar por ler aqui: [manual]inicio Na Aquariofilia

Outra coisa, só em casos especiais se colocam tantos peixes de uma vez só, só com aquários bem maturados e em peixes de cardume. De resto temos que colocar poucos peixes e lentamente, para não haver picos de amónia.

15 Litros não dá para quase peixe nenhum, só mesmo pequenos e que não precisem de estar em cardume, 15 L já serve para alguns camarões por exemplo.

cumps

Editado por Hugo R. Silva
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!