Recommended Posts

Publicado

Boa tarde!

Bem a minha duvida resume-se ao seguinte, tendo em conta um aquario com 100mg/l de NO3 que é bastante mm e os fosfatos (PO4) com 1mg/l, qual é a melhor maneira de baixar o NO3? tirando as mudas de agua, utilização de ceramicas, materias filtrantes e/ou plantas (crescimento rapido)para o mm.. há maneira de utilizar fertilizantes liquidos para equilibrar e obrigar ao maior consumo de NO3 e restantes parametros?

li algures por aqui pela internet e foruns que para um bom plantado teriamos que ter o NO3 e o PO4 numa escala de 1 para 10, isto é 20mg/l de NO3 com 2mg/l de PO4 por exemplo, será mm assim? tendo como base os valores apresentados no inicio onde teria 100mg/l de NO3 para 1mg/l de PO4 seria de bom senso introduzir fosfato liquido afim de equilibrar os valores e com isto o consumo das plantas ser mais correcto e então utilizando plantas de crescimento rapido para baixar esses mm valores pa valores aceitaveis?

eu no meu aquario tou com grandes problemas com no3 e não vejo solução, já experimentei mudas de agua mas a agua da rede tb já vem com 20/30mg/l, experimentei ceramicas, materias filtrantes para baixar o no3 e nada resulta, o que me deparei com essa solução (se viavél) de introduzir po4 para equilibrar os valores e assim ter um correcto consumo por parte das plantas, o meu medo é ao introduzir po4 surja um boom de algas :S, relativamente ao no3 no meu aquario estar alto deve-se em primeiro lugar á agua da rede e depois á comida dada aos peixes (discus) bem como a porcaria que façam, tenho um aquario de 2m com uns 10 discus, 40/50 nariz de bebado, camarões, ottos e corys.

Obrigado a todos!

Cumps

Paulo Oliveira

Publicado:

Olá Paulo.

Se calhar tens peixes que aumentam bastante a carga orgânica no teu aquário... não estou a dizer que são demais para um aquário dessas dimensões, mas sim que são demais para um plantado.

Se fosse a ti, uma vez que a água da torneira já vem carregada de NO3, apostava seriamente em plantas flutuantes. Nem necessita de ser no aquário. Se arranjares uma overflow para teres uma sump, ou no caso da mesma já existir, podes sempre colocar numa divisória da sump bastantes plantas flutuantes que te ajudarão a baixar o NO3.

Em todo o caso, devias fazer TPA's... não podemos descartar a hipótese, apenas porque a água já tem valores elevados. Mas se vires bem... 20~30 ppm é bastante mais baixo do que 100 ppm. Por isso, conseguirás sempre baixar o valor de NO3.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado Luis!

E em relação à quantidade de NO3 para a quantidade de PO4? axas que deva adicionar PO4? isto pk as plantas vão consumir NO3 e PO4 logo o PO4 vai acabar e as plantas acabam por não consumir correctamente os nutrientes certo?

em relação à overflow eu não tenho, embora quisesse por, tenho sempre um problema com as traves (à francesa) para colocar a overflow, sabes onde é que posso arranjar uma overflow ou como fazer? e a relação de debito que ela deita? uns tempos atrás andei á procura disso e a ler umas coisas sobre isso mas nada de concreto, mas se tiver plantas na sump vou precisar de luz lá certo?

Obrigado :animal_fish:

cumps

Paulo Oliveira

Publicado:

Olá,

já me deixei dos plantados à muito tempo, mas ainda me lembro da famosa relação NPK.

As plantas necessitam de cada um dos elementos macro em proporção. A ausência de 1 deles implica o não consumo dos outros. por isso se chama relação NPK.

Segundo me lembro, os testes de potássio são caros e, normalmente, a água já contém concentração suficiente de K...

Se tens muitos nitratos e poucos fosfatos (sem saber os valores do K ), deves adicionar fosfatos para que as plantas consumam Nitratos. A ausência de P04 implica o não consumo dos outros. Vais ver que se passares a fertilizar com um macro de fosfatos (existem da seachem e de outras marcas e também "mezinhas" caseiras) que esses nitratos descem drásticamente.

O segredo da fertilização de macros é esse!

Mas os mais entendidos que eu podem pronunciar-se!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado: (editado)

Boas Filipe!

Obrigado antes de mais pela colaboração :naughty: pois é mm essa a minha duvida, essa relação dos fosfatos e nitratos pk se não tiver fosfatos tb não consumirá nitratos, vou esperar por mais opiniões :P de kk maneira eu já tenho fosfatos da seachem prontos pa meter pk já os comprei por isso á algum tempo só que o meu medo é mm ao adicionar fosfatos se ganho um boom de algas :S, tb tenho potassio para adicionar mas não sabia da existencia dos testes de K :S estamos sempre a aprender :P

Cumps

Paulo Oliveira

Editado por Pelagus