Rui Marujo Publicado Dezembro 20, 2009 Publicado Dezembro 20, 2009 Olá a todos! Comprei um aquário de 100 L há 2 semanas, numa 3ª Feira enchi-o e deixei-o a trabalhar, e no domingo seguinte introduzi os peixes: 7 guppys, 6 neons, 1 espada, 4 platys, 2 corydoras, 2 mollys e 2 Colisas, e 3 plantas. Passados 5 dias começaram a ficar com ictio, comprei um medicamento e utilizei-o seguindo as instruções da embalagem, isto foi ontem. Não consigo subir a temperatura da água, pois a divisão onde está o aquário é muito fria, e com este tempo, mesmo com o termoestato no máximo a água não passa dos 25º. Também o PH está muito alto (cerca de 7.6). Voltando ao medicamento, visto na embalagem indicar que durante o tratamento não devo filtrar com carvão activo, retirei o saco do carvão do meu filtro externo, e por iniciativa minha, deixei o filtro algumas horas desligado pensando que o medicamento assim faria melhor efeito. quando voltei a ligar o filtro(ainda sem o carvão), este encheu-me a água de lixo (já verifiquei, as tubagens estáo correctamente ligadas). O ictio ainda não desapareceu, o que penso ser normal, pois ainda não deu tempo, mas agora os peixes andam todos á superficie, já afundei umpouco a saida de água do filtro e dirigi os seus orificios para cima por forma a agitar mais a água á superficie, como resultado, alguns peixes já andam mais cá por baixo, mas a maioria continua á superficie. O meu filtro é externo e tem um caudal de saida de 430 L/H. Gostava que me enumerassem as asneiras que fiz, que me pudessem explicar porque é que os peixes não afundam, e afinal o carvão deve estar sempre denrto do filtro ou não? Cumprimentos
Vang Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 Boas, Antes de mais bem-vindo ao fórum O problema está no facto de não ter sido feito o ciclo do azoto. Cinco dias (de 3ª a Domingo) não são suficientes para ter o ciclo completo. E mesmo que o ciclo estivesse completo não se colocam esses peixes todos de uma só vez. Leia isto que vai ajudar com certeza: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 De todas as formas, em primeiro lugar sugiro começar por controlar amónia, nitritos e nitratos. A amónia deve estar altíssima neste momento visto que só passaram cinco dias e foram introduzidos esses peixes todos ao mesmo tempo, o que provoca uma baixa no sistema imunitário dos peixes, que por sua vez abre portas às mais variadas doenças (íctio, por exemplo). No seu caso, enquanto a população de bactérias nitrificantes não se estabelece em número suficiente para consumir a amónia e posteriormente nitritos, resta fazer TPA's para a manter em níveis "aceitáveis". O ciclo do azoto está terminado assim que tivermos amónia e nitritos a zeros e nitratos altos, numa fase inicial. Espero ter ajudado Cumprimentos, André Basílio
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 (editado) Bem 5 dias é muito pouco para ter o ciclo completo. O facto de teres os peixes à superfície deve-se ao facto de não teres feito o ciclo, dessa forma não tens bactérias suficientes para transformarem amónia que os peixes provocaram. É devida à amónia que os peixes ficam sempre à superfície. O filtro não convêm ser desligado, só para limpezas e durante muito pouco tempo. Durante tratamentos o carvão retira-se, pois absorve determinados compostos e o medicamento deixa de ser eficaz, volta-se a colocar depois do tratamento terminar para retirar alguns restos de medicamentos. Lê mais algumas coisas aqui: [manual]inicio Na Aquariofilia P.S. Sorry o vang já tinha respondido e não vi. Editado Dezembro 20, 2009 por Hugo R. Silva Alguns dos meus aquários (shrimps)
Rui Marujo Publicado: Dezembro 20, 2009 Autor Publicado: Dezembro 20, 2009 E o carvão depois do tratamento fica permanentemente no filtro, ou só por um curto periodo?
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 Há quem utilize com frequência, há quem o retire passado uns dias, depende de pessoa para pessoa. O que temos temos que lembrar é que tem um tempo limitado de duração e retira elementos da água, não só restos de tratamento, como também alguns elementos existentes em fertilizantes para plantas. Como tem um tempo limitado tem que ser retirado e quem deseje continuar a usar, tem que ser colocado outro novo. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts