tomfer_1 Publicado Dezembro 20, 2009 Publicado Dezembro 20, 2009 Boas! Há algum motivo em particular para que no meu aqua de 60l, temperatura 27ºC, com troncos e turfa, já ciclado com várias plantas e peixes, mantenha sempre o nível de pH a 7.5? Mesmo adicionando pH down, e com a turfa e o tronco que como já disse são tudo acidificantes da água? É porque quero o aquário a pH=7 e até hoje só o consegui injectando CO2, mantendo-se esta sempre por volta do pH 7, mas quando assim o é, mal o reactor para de produzir as bolinhas lá volta a água de novo ao pH 7.5! É importante também dizer que na área onde resido a água da torneira gira em torno dos 7.3 ~ 7.5! Trato-a com aquasafe e faço tpa's de 20% todas as semanas! A cada tpa adiciono a dose recomendade de pH Down! Alguem tem alguma ideia porque isto acontece? Cumprimentos Citar Tomás Ferreira Canal no YouTube
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 Olá Teoricamente será fácil saber pq isso acontece. Já mediste o teu kH? O kH tem uma relação estreita com o pH, e se o kH for elevado, poderá ser o suficiente para causar efeito tampão, ou seja, vai impedir oscilações de pH. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 O Hugo tirou-me as teclas dos dedos Fazes mal é usar os produtos para subir/descer o pH pois tem efeito limitado e ao fim de algum tempo faz com que o pH volte ao estado inicial e é pior essa mudança de pH a teres o pH alto/baixo. Citar O meu feedback
tomfer_1 Publicado: Dezembro 20, 2009 Autor Publicado: Dezembro 20, 2009 Olá Teoricamente será fácil saber pq isso acontece. Já mediste o teu kH? O kH tem uma relação estreita com o pH, e se o kH for elevado, poderá ser o suficiente para causar efeito tampão, ou seja, vai impedir oscilações de pH. Aí está algo que não sabia! Fantástico... o pior é que vou ter que comprar um teste novo! Acho que é GH e KH juntos que vêm no teste! Se se comfirmar o KH alto deve-se a quê? e como posso desce-lo? Cumprimentos e Muito Obrigado Citar Tomás Ferreira Canal no YouTube
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 21, 2009 Publicado: Dezembro 21, 2009 Olá, Se tens o kH da água elevado, pode ser devido a algo que tenhas no aquário, (pedras) caso contrário vem já da tua água assim. Forma de amaciar a água, só conheço turfa, mas li que já utilizas, água de osmose que é cara, ou misturar águas (comerciais) que tenham valores mais baixos com a água que costumas utilizar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Dezembro 21, 2009 Publicado: Dezembro 21, 2009 pois... foge aos químicos. Ou usas turfa que te deixa a água castanha ou metes peixes que sejam compatíveis com o pH que o teu aqua exibir. O segredo é..... não inventar.... Citar
Recommended Posts