Recommended Posts

Publicado

ola pessoal, venho aqui hoje apresentar um novo projecto que comecei a 3 semanas atras. Tive um aquario de 50L durante 3 anos. Neste ultimo ano mantive esse mesmo aquario xeio de plantas e o desafio foi engraçado mas agora quero partir para outro desafio que sao os discus. vamos passar ao setup entao:

Aquario: 120*55*50

Filtragem: 1 filtro sera bioactive 400 (1100L/H) + 1 fluval 305 (1000L/H)

Aquecimento: 1 termostato 300W + 1 termostato 100W

Iluminação: 2 lampadas 30W ( muito pouco mesmo )

Flora: Valisnerias, Feto de java, anubias.

Parametros da agua:

PH- 7.5

No2- 0

No3 - 0

Amonia- 0

kh - 6

GH- 8

Os testes de kh e gh ja fiz a algum tempo tenho de repetir pa meter resultados mais actuais o resto tenho feito regularmente.

Estou a pensar manter 5 discus neste aquario mais um cardume de neons e um cardume de corys, de momento o aquario ja tem os neons e outro cardume de tetras que tinha no outro aquario mas e so pa ficar os neons.

dscn1486.jpg

A foto nao e grande coisa mas fiquei sem pilhas na maquina e entao foi o que se arranjou, quando conseguir tento tirar outras.

Publicado:

Nao tenho nada de jeito ca por casa :/ porque a ideia era daquele lado esquerdo ter algumas pedrinhas mas ainda nao consegui arranjar nada que me agrada-se.

Publicado:

Cuidado esse ph e discus não regula bem. Aconselhavate a baizar para os 6.5.

Quanto ao aquario em si está bastante bom e parece bem plantado.

Publicado:

Desde ja muito obrigado pelos comentarios, Shadz concordo com o que dizes mas a agua da minha torneira sai a 7.5 sempre certinha e mm no aquario nunca notei variações e se baixar pa 6.5 vo ter sempre problemas cada vez que fizer tpa vai haver variaçoes de ph, entao andei ai a perguntar opinioes e um dos membros deste forum (que por acaso me respondeu a esta questao noutro forum) com muita experiencia em discus e ele diz que se mantiver este valores assim sem variaçoes é bom para os fazer crexer e manter, acho que o mais importante é a ambientaçao bem feita e nao haver grandes variaçoes, agora se formos falar de criação ai sim podia esquecer completamente. Corrijam me se estiver errado.

Publicado:
Desde ja muito obrigado pelos comentarios, Shadz concordo com o que dizes mas a agua da minha torneira sai a 7.5 sempre certinha e mm no aquario nunca notei variações e se baixar pa 6.5 vo ter sempre problemas cada vez que fizer tpa vai haver variaçoes de ph, entao andei ai a perguntar opinioes e um dos membros deste forum (que por acaso me respondeu a esta questao noutro forum) com muita experiencia em discus e ele diz que se mantiver este valores assim sem variaçoes é bom para os fazer crexer e manter, acho que o mais importante é a ambientaçao bem feita e nao haver grandes variaçoes, agora se formos falar de criação ai sim podia esquecer completamente. Corrijam me se estiver errado.

Não sei quem e disse isso mas discordo completamente. Tenta usar ph minus da sera para te baizar o ph, usa tabem troncos e co2 que diminui o ph do aquario. Sinceramente fala com pessoas que precebam bem de discus e perguntalhes se os deves ter com ph 7.5. Baixa o ph assim podes telos sem problemas.

Publicado:

Boas,

Também discordo. Os discus não se darão bem com esse pH, mesmo mantendo-se estável. O meu pH mantém-se nos 6.5 e a minha água da torneira sai a 7.6. Faço TPA's de 40 % semanalmente e nesse momento o pH sobe até aos 6.8 (o que é uma variação mínima) e passado nem 24 horas está novamente em 6.5. Tenho CO2, turfa no filtro e tronco. Penso que deverías fazer o mesmo.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Eu por acaso concordo com o que foi escrito sobre manter e criar discos com pH mais altos, neste caso de 7.5.

Para criação é que sempre li deverá ser bem mais baixo.

Mas tb não sou entendido em discus.

Publicado:

É assim eu acredito no que a pessoa em questao me disse porque aqui do forum deve ser dos que mais percebe de discus, nao quero nomear nomes porque essa questao nem foi respondida neste forum, pode ser que ele veja este topico e comente. A questao aqui nao e o problema de baixar o ph porque se for extritamente necessario eu consigo baixar mas se pessoas com muita experiencia de discus diz k este ph da perfeitamente pa fazer crexer discus e que escuso de tar a meter quimicos na agua e correr o risco de ter variaçoes.... quem tem razao agora nao sei pois tambem nunca tive discus e o conhecimento que tenho e apenas de leitura da experiencia dos outros. Vo aguardar mais opinioes ate porque é por isso que estes forum sao tao bons e como so irei comprar discus daqui a uns bons tempos assim posso preparar tudo com calma.

Publicado:
Eu mantenho discus com pH alto, pelos 7.6. Parei com co2 para as plantas pq oscilava o pH e isso é que é pior.

Exacto...

O importante é o Ph ser estável, se é de 6,8 ou de 7,4 é irrelevante. Se queres por Discus, força!

Só não sei é como consegues um No3 de 0. :)

Publicado: (editado)

Patuleia tenho no3 porque o aquario ainda esta no ciclo e a carga organica ainda e muito pouca (acho eu) :) agora e ir fazendo testes pa controlar e quando começar a ver subidas tpa pa cima.

Editado por Pedro_Catarino

boas

se for para introduzires discus jovens e de cativeiro esse ph está óptimo

mantem assim,durante a noite com as luzes apagadas vai descer um pouco por causa do co2 libertado pelas plantas

os discus jovens de cativeiro não crescem tão bem em ph abaixo de 7

Editado por ze carlos

ze carlos desde ja obrigado pelo comentario mais uma vez pois eu ja tinha tirado esta duvida contigo noutro forum so nao quis tar a dizer nomes porque nao sei se as pessoas levam a mal, mas como vieste comentar aproveito pa dizer ao resto do pessoal que tinhas cido tu que me tinha dito que este ph era optimo pa fazer crexer discus dai eu tar confiante que nao seria necessario ter de baixar visto a grande experiencia que demostras ter em relação aos discus.

Ja agora aproveito e digo que vo comprar 5 discus jovens (5-6ctm) da mesma estripe na discucentro, se alguem por aqui souber os parametros que eles usam fico ja com uma ideia.

Editado por Pedro_Catarino
Publicado:
(...)Ja agora aproveito e digo que vo comprar 5 discus jovens (5-6ctm) da mesma estripe na discucentro, se alguem por aqui souber os parametros que eles usam fico ja com uma ideia.

7,5 mais décima menos décima... :)

Publicado:
7,5 mais décima menos décima... :D

Entao acho que o ph vai ser o meu menor problema.

Hoje voltei a fazer testes que ja nao fazia a 3 dias e fiz uma tpa de 20%.

Os resultados foram os seguintes:

Ph- 7.5

NO2- 0.5 mg/l

no3- 10 mg/l

Amonia - 0

kh - 5

gh 6

Publicado:
Entao acho que o ph vai ser o meu menor problema.

O ph desde que estável nunca é problema, estamos a falar de Discus de cativeiro...

Hoje voltei a fazer testes que ja nao fazia a 3 dias e fiz uma tpa de 20%.

Os resultados foram os seguintes:

Ph- 7.5

NO2- 0.5 mg/l

no3- 10 mg/l

Amonia - 0

kh - 5

gh 6

Much better. :D

Já agora, pensa antes de adquirires Discus jovens. Se por um lado, são mais em conta e até dá gozo vê-los crescer, por outro lado as TPAs sobem a ritmo alucinante, são mais susceptiveis a doenças, a quantidade de vezes que tens de alimentar por dia é bastante superior e tens sempre hipótese (grande mesmo) de alguns deles não crescerem o que deviam (Stunt). Os nossos aquários não são baterias de criação e isso reflecte-se no crescimento dos Discus.

Um Discus adulto é mais forte, resistente, bonito, come menos vezes ao dia, as TPAs podem ser mais espaçadas (garantindo que o nº de Discus não ultrapassa o rácio 1 por 50lt e a filtragem é boa) e claro, bastante mais caro.

Pensa nisso. :new-bday:

Publicado:
O ph desde que estável nunca é problema, estamos a falar de Discus de cativeiro...

Much better. :animal_fish:

Já agora, pensa antes de adquirires Discus jovens. Se por um lado, são mais em conta e até dá gozo vê-los crescer, por outro lado as TPAs sobem a ritmo alucinante, são mais susceptiveis a doenças, a quantidade de vezes que tens de alimentar por dia é bastante superior e tens sempre hipótese (grande mesmo) de alguns deles não crescerem o que deviam (Stunt). Os nossos aquários não são baterias de criação e isso reflecte-se no crescimento dos Discus.

Um Discus adulto é mais forte, resistente, bonito, come menos vezes ao dia, as TPAs podem ser mais espaçadas (garantindo que o nº de Discus não ultrapassa o rácio 1 por 50lt e a filtragem é boa) e claro, bastante mais caro.

Pensa nisso. :)

Achas que comprado por exemplo em vez de 5 ctm comprar de com 10 ja consigo equilibrar melhor a coisa? visto que ainda nao sao mesmo adultos mas tambem ja estao um pouco maiores?

Publicado:

Já é melhor sim... mas mesmo assim para os + de 15cm ainda falta um bocado.

Combina com o Paulo ou com o João, vai lá à Discuscentro, fala um bocado com eles e depois decide. Faz as coisas com calma que vale a pena.

Publicado:
Já é melhor sim... mas mesmo assim para os + de 15cm ainda falta um bocado.

Combina com o Paulo ou com o João, vai lá à Discuscentro, fala um bocado com eles e depois decide. Faz as coisas com calma que vale a pena.

Eu nunca la fui nem conheço as pessoas ainda mas o meu irmao trabalha com um senhor que diz que conhece o Paulo Machado e que vai la comigo, entao vo aproveitar visto que nas lojas comuns dicicilmente se arranja bons discus.

Publicado:
Eu nunca la fui nem conheço as pessoas ainda mas o meu irmao trabalha com um senhor que diz que conhece o Paulo Machado e que vai la comigo, entao vo aproveitar visto que nas lojas comuns dicicilmente se arranja bons discus.

Epah marca à vontade que eles são impecáveis... e sempre absorves mais informação.

Publicado:

Boas pessoal andei a mudar algumas coisinhas mo meu aquario, consegui arranjar umas pedrinhas mudei algumas plantas de sitio digam o que acham.

• 1 mês depois...
Publicado:

Bom venho actualizar isto com mais um video, o aquario sofreu algumas alterações por causa dos discus, o objectivo era eles terem mais espaço livre e tambem ser mais facil a limpeza do aquario visto que como estava acumulava muito lixo por baixo do tronco e plantas. Ate gostei do resultado final e quanto aos discus sao 6 meninos todos da discucentro que estao ca em casa a uma semana, andaram muito envergonhados no inicio mas agora ja andam a comer bem.

Quanto a discucentro 5* excelente pessoal, excelente discus aconcelho vivamente :eusathink:

A qualidade do video esta ma mas da pa ter uma ideia de como esta o aquario, ja apanhei os meninos no fim da refeição.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!