Anentome Helena


My_cichlids_collection

Recommended Posts

Boas

 

Os caracois são hemafroditas, ou seja possuem ambos os sexos, em falta de outros congenites num aquario eles podem auto reproduzir-se, apesar de preferirem fecundar outro caracol da mesma especie para renovação do DNA.

 

Cumps

Dani

 

Após ter tomado comnhecimento de que afinal as Helenas não são hemafroditas, venho apresentar um texto que poderá ajudar: retirado do site http://homepage.mac.com/nmonks/Projects/cleahelena.html

 

"Reproduction

 

Clea helena spawns readily under aquarium conditions, though the number of offspring that develop successfully is relatively small. The snails are not hermaphrodites so a reasonably large number of specimens will be required to assure the group contains snails of both sexes. Mating appears to be a leisurely affair, with snails sticking to one another for hours at a time. Often this mating behaviour takes place on the surface of the sand, and sometimes other snails get involved so that several individuals will be stuck together in a group.

 

Clea helena eggs are laid singly, in small semi-transparent sacs deposited on solid surfaces such as stones and plastic objects in the aquarium. Development appears to be rather slow. Once the eggs hatch the juvenile Clea helena disappear into the sand and are not seen again for several months.

 

Going by the length of time between the first time eggs were seen and by the size of the largest juvenile Clea helena in my tank, it appears to take at least six months for the snails to reach a shell length of 7-8 mm.

 

The number of juvenile snails is a small fraction of the number of eggs that were laid, suggesting that various factors prevent the majority of eggs and/or juvenile snails from developing. Cannibalism may be an issue, but the adults ignore the larger juveniles crawling about the tank, so is perhaps less important than might be imagined. Competition for food between the juveniles or with other snails in the sand (such as Melanoides spp.) may be more critical."

 

"Reprodução

 

Helena Clea consegue-se reproduzir-se em condições de aquário, embora o número de filhos que se desenvolvam com sucesso seja relativamente pequeno. Os caracóis não são hermafroditas pelo que é necessario um número razoavelmente espécimes para assegurar que o grupo contém caracóis de ambos os sexos. O acasalamento parece ser uma questão de lazer, com caracóis que se aderem um ao outro por horas. Muitas vezes, este comportamento de acasalamento ocorre na superfície da areia, por vezes outros caracois acabam por se envolver de modo que são vários colados em grupo.

 

Helena Clea ovos são depositados individualmente, em pequenos sacos semi-transparentes depositados em superfícies sólidas como pedras e objetos de plástico no aquário. O desenvolvimento parece ser bastante lento. Depois da eclosão dos ovos do Clea juvenil Helena desaparecem na areia e não são vistos novamente por vários meses.

 

Passando pelo período de tempo entre os ovos e pela primeira vez são vistos e pelo tamanho da helena maior Clea juvenil no meu tanque, parece ter pelo menos seis meses para os juvenis alcançarem um comprimento de concha de 7-8 mm.

 

O número de caracois juveneis é uma pequena fração do número de ovos que foram estabelecidos, sugerindo que vários fatores impedem a maioria dos ovos e / ou caracóis juvenil de se desenvolver. O canibalismo pode ser um problema, mas os adultos ignoram os juvenis maiores rastejando sobre o tanque, então talvez seja menos importante do que se poderia imaginar. Competição por alimento entre os juvenis ou com outros caracóis na areia (como Melanoides spp.) Pode ser mais crítico."

 

 

A tradução não é das mais brilhantes mas penso estar percetivel, sem distorcer muito o texto original.... Em relação a sua destinção propriamente dita nada é referido pelo que deverá se supor que a sua destinção é extremamamente dificil...

 

Cumps

Dani

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os caracois são hemafroditas, ou seja possuem ambos os sexos, em falta de outros congenites num aquario eles podem auto reproduzir-se, apesar de preferirem fecundar outro caracol da mesma especie para renovação do DNA.

 

Cumps

Dani

 

 

Boas, esta informacao esta totalmente errada!!! As helenas apesar de serem caracois nao sao hermafroditas, é necessario um macho e uma femea para que exista reproducao!

 

Em relacao a sexagem, é quase impossivel, ou pelo menos muito dificil, eu mantenho helenas ah ja alguns meses e apesar de ter reproducoes (portanto machos e femeas) nao as consigo distinguir....

 

retirado de theaquariumwiki:

 

"Sexing

 

Difficult to sex.

Not hermaphrodites, so need a male and female counterpart in order to reproduce. Growth rate is slow (a single egg once a month or so) and eggs are laid singly under water and are often eaten by other tank mates. So typically very slow breeders."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures num site alemão, que teriam os dois sexos sim.

 

Agora qual a informação está correcta não posso afirmar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures num site alemão, que teriam os dois sexos sim.

 

Agora qual a informação está correcta não posso afirmar.

 

 

usem o google, em todo o lado vejo que so tem um sexo, talvez esse site (por ser so um) nao estivesse correcto, nao sei, mas que nao basta ter 2 helenas e um aquario nao, e isso posso dizer por experiencia propria.

 

 

P.S - Se encontrasses esse site é que era hugo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

atençao pessaol que ha muitas regras á excepçao...lolol

conmheço pessoal que as tem com ampularias, vittinas, niritinas e tylomelanias sem problemas, penso que se elas tiverem caracoisw mais pequenos para atacar os prefenrem aos maiores, mas é sempre um risco, pois pode-se apanhar com aquelas helenas que têm mais olhos que barriga

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao pessaol que ha muitas regras á excepçao...lolol

conmheço pessoal que as tem com ampularias, vittinas, niritinas e tylomelanias sem problemas, penso que se elas tiverem caracoisw mais pequenos para atacar os prefenrem aos maiores, mas é sempre um risco, pois pode-se apanhar com aquelas helenas que têm mais olhos que barriga

lol mas acho que é melhor nao arriscar... vou deixar elas comerem alguns que acho que ja tenho a mais e depois mudar elas para um aquario que seija so elas e mais nenhum tipo de caracões... obrigado pela ajunda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais