khristeanna Publicado Dezembro 19, 2009 Publicado Dezembro 19, 2009 (editado) Ola Tenho montes de pessoas conhecidas que me dizem que se congelar um peixe vivo durante, digamos, todo o Inverno e se depois o colocar a descongelar, este volta a nadar como se nada fosse. Dizem que nos lagos nos paises nordicos, os peixes ficam congelados e quando o lago descongela, voltam a nadar. Congelar peixes vivos soa-me a morte dolorosa... Alguem ja ouviu isto? Ha alguma "ponta de logica"nisto??? Editado Dezembro 19, 2009 por khristeanna
Joao Xavier Publicado: Dezembro 19, 2009 Publicado: Dezembro 19, 2009 Sinceramente não sei, mas também me soua a morte dolorosa...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 19, 2009 Publicado: Dezembro 19, 2009 Se isso fosse possível não seria já aplicada a humanos? Os lagos devem ter uma boa profundidade, assim quando chega o frio e a água congela (só a água à superfície congela) os peixes deslocam-se para as partes mais fundas onde a temperatura desce menos e fica relativamente estável. Quando volta a passar o frio e a camada superficial descongela os peixe retomam a sua vida normal. Alguns dos meus aquários (shrimps)
khristeanna Publicado: Dezembro 19, 2009 Autor Publicado: Dezembro 19, 2009 Se isso fosse possível não seria já aplicada a humanos? Os lagos devem ter uma boa profundidade, assim quando chega o frio e a água congela (só a água à superfície congela) os peixes deslocam-se para as partes mais fundas onde a temperatura desce menos e fica relativamente estável. Quando volta a passar o frio e a camada superficial descongela os peixe retomam a sua vida normal. Isso de ser ou nao aplicado a humanos, argumentam que os humanos e os peixes sao completamente diferentes... simplesmente e algo possivel para os peixes mas nao para os humanos. Infelizmente nao consegui argumentar muito com as pessoas em questao devido a barreiras linguisticas...
João Gomes Publicado: Dezembro 20, 2009 Publicado: Dezembro 20, 2009 Olá A explicação que o Hugo apresentou é verdadeira. Abaixo da superfície congelada de um lago, os peixes podem sobreviver e o factor que mais condiciona a sobrevivência nessas condições é o teor de oxigénio dissolvido. Mesmo os peixes dos oceanos polares não suportam a congelação total e possuem mecanismos fisiológicos que a impedem. Dito isto, ao longo dos anos tenho ouvido/lido relatos de peixes aprisionados no gelo e resgatados a tempo pelos respectivos proprietários. Nestes casos, a formação de gelo ter-se-á limitado a zonas superficiais do corpo e apenas por breves períodos. Mas muitas espécies de outros grupos animais, incluindo anfíbios e répteis incluem a passagem por um período de congelação no seu ciclo anual. Só um aparte, a congelação é frequentemente recomendada como o método mais "humano" de eutanasiar um peixe, sendo que o abaixamento gradual da temperatura provoca uma anestesia do animal, antes de causar a morte. É supostamente indolor, embora se continue a debater se/como os peixes são sensíveis à dor. Desculpem a extensão do 'post' Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke
khristeanna Publicado: Dezembro 21, 2009 Autor Publicado: Dezembro 21, 2009 Portanto... se me passasse pela cabeca por um dos meus guppies no congelador e passado, digamos, um mes, o voltasse a por no aquario, este nao voltaria a nadar como se nada fosse... Obrigado pelas respostas e pela explicacao dos peixes de lagos congelados.
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 22, 2009 Publicado: Dezembro 22, 2009 Olá. Mesmo os peixes dos oceanos polares não suportam a congelação total e possuem mecanismos fisiológicos que a impedem. Exactamente. Nos répteis, por exemplo, o "truque" que eles utilizam é ter uma concentração de açúcares bastante elevada que funcionam como anti-congelante, impedindo assim que se crie gelo, que como vocês sabem, tem uma densidade menor que a água evitando que se rompam tecidos. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts