teresa cancio Publicado Dezembro 17, 2009 Publicado Dezembro 17, 2009 Boas, tenho um escalar há cerca de 1ano e meio que já foi muddo de acquário duas vezes . Agora está num aquario de 54 L aquatlantis (60*35 com) com um tronco , dois fetos de java 2 corriforas e um calas de ramirezis. Ee é muito sensivel a um gato que tenho em casas que passa a vida a chateálo e acho que está em stress. Só ataca os ramirezis que já estão a perder as cores , come muito menos e está mais ofegante. Como estou a montar um aquario de 230 litros (1, 04 * 40* 50) onde tenho um plecostomos, 6 corridoras e uma data de gupys bebés não o quero mudar para ele não comer todos os guppys. No fututo quero mudar os gupys para um aquario mais pequeno e ter Discus e um casas de ramirezis e se possivel o meu escalar. Pensei em mudar já os ramizeris para o aquario grande para não levarem mais tareia e deixar o escalar na solidão. Tareia no gato e colocado barreiras tenho eu feito, mas ele arranja sempre maneira de o assustar. O que me aconselham? pesso ajuda aos mais experientes . obrigado teresa cancio
pec04004 Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 Boas! A água está boa? Penso que poderá ser um bom principio começar por apagar as luzes. Quando tinha escalares nunca tive problemas, mas também não tenho gatos! Ao mudar os ramirezis para o outro, penso que as crias de guppie devem ir à vida... A menos que tenham muitos esconderijos... assim ainda safa alguns... Á quanto tempo fez a mudança? Jorge O meu aqua aqui!!!
Nuno Fontela Publicado: Dezembro 18, 2009 Publicado: Dezembro 18, 2009 Olá. Penso que o escalar deveria estar num aqua maior e com pelo menos mais 2 ou 3 escalares, pois os mesmos são peixes de cardume e não gostam de estar sozinhos. Tenta mudá-lo para um aqua maior e arranjar-lhe companhia :D Enquanto não fazes isso faz como o Pec04004 iz, apaga as luzes e tenta afastar o gato Cump's Ex Milkshaker Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
pec04004 Publicado: Dezembro 18, 2009 Publicado: Dezembro 18, 2009 tenta afastar o gato Ou então compra um cão! Assim o gato de certo ia ficar entretido!!! lol Jorge O meu aqua aqui!!!
teresa cancio Publicado: Dezembro 23, 2009 Autor Publicado: Dezembro 23, 2009 Boas Em primeiro lugar obrigado pelas varias e uteis Dicas. Como o caso estava a ficar feio retirei os gupies bebés para um outro aquario de 30 litros que só tem corridoras e 3 neons. Até agora estão a sobreviver e parecem bem. Em seguida mudei o Escalar e os ramirezis para o aqua de 230 L juntamente com o hypancistrus que também lá estava há mais de6 meses. Apaguei as luzes do aquario grande e desactivei o anterior. O escalar no outro dia estava feliz da vida a explorar (para dominar o novo territorio!) e o ramirei macho que era mais velho perdeu um pouco a cor mas aguentou-se. A femea morreu. O PH neste aqua é 7,5 e ainda não consegui baixa-lo. Agora o escalar e o ramirezi presseguem insistentemente a pacífica e timida botia. As 6 corrydoras estão bem. O gato, dado o seu baixo QI, indirectamente proporcional à sua insistencia lá continua nas suas investidas, mas agora o escalar tem mais espaço para se esconder. ou entanto o stress era sobretudo do espaço de aquario quejá não lhe convinda. O gato só piorava as coisas. Quanto a arranjar uma companhia para o escalar quase com cerca de 2 anos , não haverá o risco dele regeitar essa nesma companhia sobretudo porque não sei se é macho ou femea. O será que o ramieri que perdeu a companheira? Agradedço desde já as vossas opiniões e sugestoes. Obrigada
Nuno Fontela Publicado: Dezembro 28, 2009 Publicado: Dezembro 28, 2009 Olá de novo. Se o mudaste para um aqua grande junta-lhe mais 3 ou 4 escalares, mesmo que mais pequenos, que esse de certeza será dominante mas ficará todo contente com a companhia Quanto ao ramirezi arranja-lhe uma companheira . cump's Ex Milkshaker Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts