Francisco Silveira Publicado Dezembro 16, 2009 Publicado Dezembro 16, 2009 Alguém sabe os rácios W/L para os LED's? Eu queria montar um sistema de iluminação e precisava de saber a quantidade de LED's a pôr. Obrigado
Ruy M. Publicado: Abril 7, 2010 Publicado: Abril 7, 2010 Que tipo de led´s pretendes? Standard, micro, chip,etc
Quo Publicado: Abril 7, 2010 Publicado: Abril 7, 2010 é provavelmente menos que as lampadas fluorescentes. Será isto uma opção viavel para aquarios plantados, era bom saber, estao a surgir no mercado várias lampadas LED já com boa quantidade de LEDs, claro que sao carissimas. tenho LEDS normais que dao apenas para iluminação nocturna. em termos energiticos e durabilidade será melhor que as lampadas fluorescentes.
[C4] Publicado: Abril 8, 2010 Publicado: Abril 8, 2010 Eia. Não podes falar em W/L em leds. Isto porque a quantidade de luz que chega ao fundo (Lux) varia com o angulo de dispersao. Um LED com 100lm 90º atinge uma profundidade diferente de um com 100lm e 150º. Quanto aos plantados, eu acredito que seja possivel, mas ainda nao consegui ver nenhuma tabelas daquelas que mostram o espectro de um determinado led. Eu so tenho plantas de baixa manutencao, com leds e nao se estao a dar mal. Eu aconselho vivamente, que tem por exemplo, ciclideos ou aquarios sem plantas ou muito poucas plantas, e com pouca exigencia de luz, a comprar leds. Consegues iluminar bem o aquario sem teres consumos excessivos. Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
otrebor76 Publicado: Abril 9, 2010 Publicado: Abril 9, 2010 penso que tens de te focar em lumens em vez de watts e procurares por leds com espectro à volta de 6000 a 7000ºK que é o espectro dito "normal" para a maioria das plantas de agua doce. depois como foi referido os leds têm um grau de dispersão, acho que com um angulo reduzido terás melhores resultados em termos de penetração e a luz atingir o fundo do aquario com maior potencia. depois é ires por forma empirica, ver se a iluminação que tens se é a suficiente para as plantas que tens. se não for iluminação suficiente e vires que as plantas estão a definhar tens duas opções... mais leds ou meter plantas menos exigentes! (eu ia para a segunda opção... hehe) O meu Feedback aqui!
Nuno J Ribeiro Publicado: Outubro 19, 2010 Publicado: Outubro 19, 2010 (editado) Vê este link. LED Não tenho nehuma ligação com este site\vendedor. Vi num post anterior e achei interessante. O equivalente em 90lm para wats é que não faço ideia. Sou novato nisto. AB Nuno Editado Outubro 19, 2010 por Nuno J Ribeiro
biegas Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 Os melhores leds para usares são os da cree, e se possivel os xp-g. São um bocado caros, mas levas bom material, tens é que escolher o espectro do led. Os lumens não são o que mais conta, o mais importante é conseguires um bom valor de PAR, que é isto que as plantas absorvem da luz. E com estes leds corridos a 1000mA de currente consegues bons valores bem mais altos que as fluorescentes. Eu tenho uma calha com 30 xp-e, e 10 xp-g( todos corridos a 700 mA) + 2 xp-e vermelhos e 2 royal blues, num aquario de 350l(50cm altura) E tenho tapete de glosso a desenvolver na perfeição. Cumps João Campos Cumprimentos João Campos
Recommended Posts