Ajuda ...450 litros !!


Joes

Recommended Posts

boa tarde!! :D

 

Gostaria que me enviassem ideias, para a decoração deste "grandalhão" 1.50x0.50x0.60, irei colocar ciclideos africanos.. :!: Pensei em colocar areão de coral com um pouco de areão do rio para não ser tão dispendioso, e em termos de rochas pensei na "rocha lua"..penssei neste tipo de areão e neste tipo de rochas, pois pensso que irão ajudar a manter o pH elevado.. Mas aguardo mais ideias/sugestoes :idea: !!!

 

Em termos de filtros adquiri um rena filstar xp3, e por enqunto é tudo o que tenho!!

Portanto fica-me a faltar areão, rochas , termostatos (penssei em dois de 200w) e iluminação...se alguem tivere alguns destes materiais que me possa ceder ou vender, que diga alguma coisa!! ou se por um lado não tiverem, mas se quiserem deixar uma sujestão ficarei agradecido..

Aqui fica a foto pa terem uma ideia!!

 

Desde já obrigado... :lol:

 

Pic_2959_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

é de facto um bom tanque para começar com ciclídeos dos lagos africanos. a questão é o filtro.

 

Esse Rena, pelo que li, faz 1350L/h, e isso é manifestamente pouco para o tipo de peixes que vais querer ter aí.

 

A filtragem deveria ser pelo menos 5X o volume da água, e quanto mais melhor.

 

O que ficava mesmo bem nesse setup era um belo de um sump, com overflow ou coluna seca. Assim poderias esconder os termostátos e o resto do equipamento não necessário no tanque e a capacidade de filtragem ficaria apenas reduzida à capacidade e número da(s) bomba(s) de retorno.

 

Mas foi apenas a minha opinião, não sei se tens espaço para o sump, daí a minha sugestão.

 

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu maior problema vai ser mesmo no que toca a filtragem!! quanto a montagem de um sump, irá ser muito complicado pois não tenho espaço! :wink: mas irei tentar improvisar qualquer sistema ,apesar de não saber bem o que fazer!

 

mas obrigado pela sugestão! :oops:

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem sem ser uma sump só vejo duas hipoteses:

- Ou metes um segundo filtro igual ao que tens (ficarias com 2700L/h)

- Ou aumentas a circulação da água forçando à mistura das águas ricas em nutrientes com as água filtradas. Para aumentares a circulação metes uma ou duas bombas de circulação dentro do aqua.

A eheim tem umas compactas de 1000L/h que são porreiras. Com esta segunda solução as tpa´s serão maiores e os intervalos de manutenção do filtro menores.

 

Decoração:

Calhaus depende é claro dos africanos... se fores para lago tanganika ou para malawi na parte dos mbunas é rocha com fartura, algumas plantas resistentes se quiseres verde e se tiveres uma água muito dura podes colocar um tronco.

Se fores colocar aulonocaras então é aguas livres com algumas rochas.

Se fores para os ciclideos dos rios, então queres alguma rocha, troncos e muitas plantas.

 

Iluminação:

Os africanos não são esquisitos com iluminação. Já as plantas não se pode dizer o mesmo :oops:

Com plantas precisas de mais iluminação, com apenas peixes qualquer par de daylights de 1,2m (36w) chega bem.

 

Espero ter-te ajudado um pouco mais :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho um aqua igual ao teu com um oscar, dois termostatos 1 filtro exterior uma bomba de água e um filtro interior.

 

termostatos aquapor 100w e outro de 200w temp está como eu queria, nos 25 graus. Dois termostatos de 200w ficam em 28, 29 €.

 

Um filtro eheim 2213 que custou 60€ completo novo. É pouco pois o oscar suja muito muito muito, mas a unica solução é mesmo o sifão uma vez por semana( 30 L de água) e não um filtro de 150€.

 

Bomba de água powerhead 301.

 

Filtro interno com ceramica. É da rena.

 

Tenho 25 kg de areão do rio. Ficou em 28€

 

Tenho o aquario em optimas condições . Tudo em ordem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu maior problema vai ser mesmo no que toca a filtragem!! quanto a montagem de um sump, irá ser muito complicado pois não tenho espaço!  :evil: mas irei tentar improvisar qualquer sistema ,apesar de não saber bem o que fazer!  

 

mas obrigado pela sugestão!  :twisted:  

 abraço

 

Bem,

 

podias mudar de armário de suporte para que fosse mais amplo por dentro e assim já terias espaço para um sump.

 

Nem precisas de uma sump muito grande. A minha leva apenas mais 40 L, mas é um espetáculo.

Topa aqui a dita cuja neste URL:

http://www.marineland.com/products/consume...r/con_tpsos.asp

Carrega no Download Manual do Tidepool 2 e vê como funciona.

 

Já agora tb podes optar por um filtro externo, o mais potente possivel que consigas e outro interno tambem bastante potente.

 

Eu comprei um interno de 1000L por hora que por acaso acabou de me safar a peixada toda na semana passada.

A sump ficou sem água durante dia e meio, e foi o fitro interno que tratou de tudo...

 

:evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde a todos :!:

 

desde já demonstro o meu agradecimento ás pessoas que me têm ajudado! a duvida que se mantem é que meio suplementar de filtragem utilizar..para um sump. fica complicado pois como já tinha referido o espaço no movel não é assim muito, e a possibilidade de adquirir outro está posta de lado.. :!: apesar de que a ideia de adquirir Tidepool não estar de todo posta de parte,mas gostaria de saber em Portugal onde adquirir! :shock: quanto as bombas de circulação eheim não achei mau de todo! falando tambem na outra hipotesse de adquirir um filtro interno bem potente...boa já sao tres ideias mas dentro destas tres não sei mesmo qual escolher....

 

p.S: desculpem-me a pessima construção das frases mas isto hj está mesmo mau..!!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais