Faz-me pensar que não percebo nada disto....

João Lázaro

Recommended Posts

Pois é... eu que não me considero um novato nestas coisas dos discus e que pensava ter os meus discus perfeitamente saudáveis e desparasitados com Flagyl tive uma morte que não consigo explicar :D

DSCF0017.JPG?

Selvagem, comia bem, não tinha parasitas aparentemente e tudo corria bem.

Esta 6 feira chego a casa e dou com ele a respirar ofegantemente, guelras sempre a dar-a-dar e escurinho com alguma magresa, os outros tudo normal.

Tentei larvas, artémia mas acabou por não se aguentar. :?:

O que será que se passou com este gajo ?

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Partilhar nas redes sociais

Olá,

Segundo aquilo que sei/leio o parasita nunca chega a morrer mesmo após o tratamento com o Flagyl. O que o medicamento faz é enfraquecer o parasita... O disco pode comer e parecer bem de saúde mas no entanto o parasita está lá, à espera... basta o peixe enfraquecer um bocadinho (stress, etc...) que ele volta a atacar.

Eu tive um Turquesa (durante 6 meses) que também morreu sem mais nem menos. Esteve 2 vezes em tratamento com Flagyl. Não apresentava sinais de magreza nem nada... Um dia estava bem... no outro estava morto. Não faço a mínima porquê que morreu.

O teu já apresentava sinais de magreza? Não terá morrido por causa de outra doença/parasita?

Como é que desparasitaste os peixes??

Cumprimentos,

Nuno

PS: Se estiver errado em relação ao parasita (Hexamita) corrijam-me! :?

Cumprimentos,

Nuno

Parasitas nas guelras...

hum...

é quase impossivel matar esses parasitas mesmo com medicação (ver site do nuno loureiro http://www.darkdiscus.com), estão nesse site algumas referencias a medicamentos...

a doença em Inglês é conhecida como gill flukes.

todos os peixes apanham disso, todos são portadores se ficarem infectados até o humilde tetra.

Na natureza não é grave, os parasitas nunca atingem grandes números, mas num meio fechado como num aquário, estes reproduzem-se à maluca, e a água fica infestada, poucos parasitas não fazem grande mal, na natureza não há mortes com estes parasitas, mas num aquário infestado pode matar...

solução?

como disse há pouco, é complicado, eu reconheço que tenho esse problema há anos e os discos mantêm-se vivos, se mudares muitas vezes a água baixarás o nivel de parasitas, até que estes pareçam não incomodar os discos, é outra solução se a medicação falhar...

mas trata de começar a fazer mais mudas, não alivia imediatamente (existem parasitas já agarrados às guelras, mas se o disco sobreviver ele ainda pode recuperar...

Espero ter ajudado!

Abraços![/url]

Boas

Para o Nuno, desparasitei os meus discus todos com flagyl. Comprimidos na àgua, 1 por cada 30 litros e nos dias seguintes mudas de àgua com reposição da quantidade do comprimido retirada.

Para o António, tenho uma questão....

Conseguimos ver esses parasitas no peixe ? ou são imperceptiveis ?

Obrigado a ambos.

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

Oi

Acho que estão falando de coisas diferentes!

O Flagyl serve para o controlo do spironucleus o Antonio fala posteriormente em parasitas nas guelras!

São situações diferentes até porque o spironucleus não se transmite por esporos flutuantes na agua , mas sim por ingestão.

João, não acredito que o teu peixe tenha morrido de parasitas intestinais em poucos dias,não corresponde com os sintomas.

Se a foto é recente ,então tenho a certeza!

Sendo assim estou com o António,ou até algum envenamento por excesso de amoníaco!

Abraço

frame.jpg

A foto tem menos de um mês, e como tal parece-me perfeitamente saudável embora eu às vezes reparasse que tinha ass barbatanas tipo queimadas, tanto na de cima junto à cabeça, como em baixo mesmo ao pé da dorsal.

Mas gostava de saber como se reconhece esses pararitas nas barbatanas ?!?? :lol:

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

Oi

Os sintomas de infeções da PELE e por consequência das barbatanas,são no caso de odinium ou costia:

O escurecer do peixe,o raspar do peixe em plantas,ou até a respiração mais acelerada.

Agora o apodrecer das barbatanas é causado por bactérias.

Geralmente associadas a uma filtragem inadequada,excesso de matéria orgânica e por isso detectavel por excesso de NH3 e No4.

Por isso estou em crer que deverá ter sido este o problema e verificava esta situação no aqua.

Isto para inviabilizar futuras ocorrências do mesmo tipo.

Já agora podias pôr o layout do aqua,e as respectivas leituras para pelo menos ter uma ideia!

Abraço

frame.jpg

Já não tenho discus já algum tempo mas cheguei a ter problemas devido a parasitas nas guelras, é bastante comum aparecer nos selvagens. Consegues ver perfeitamente se fizeres uma raspajem nas guelras (com mt mt cuidado) e observares num microscopio. Eu utilizava Gyrodactol da JBL e consegui sempre bons resultados.

Aquele abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

Abraço

• 4 anos depois...

boas

fizeste alguma mudança de agua brusca?

choque de ph

causa mais provavel

morte das bactérias do filtro

excesso de amónia

os peixes ficam na vertical com sintomas de falta de ar

seguidamente são atacados por tudo o que é bicharada opurtunista bactérias 1º e parasitas depois