cjorgene Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 movimentação de agua e adição de CA, MG, KH são mesmo necessários. Nuno Nuno Pese embora dar parecer...já não tenho idade para melindres...e movimentação de àgua e adição de CA,MG,KH,è o que não falta (utilizo o método Bailling),falta mesmo è iluminação e quìçá um melhor escumador . E não me trate por sr... Fique bem Cjorgene
joao_judicibus Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 Tu tás lá ! Bom post ! Ehehehe. Hoje em dia para manter um aquário com bastantes SPS e bastantes peixes é preciso um escumador há altura. Conta-se pelos dedos de uma mão os aquários de sucesso, de referência, que se mantêm como o Jorge mantém. Tiro o chapéu por isso. No entanto a opinião é como as vag**as, só as dá quem quer..... LLLOOOLLL Para muitos o aquário do Jorge pode estar impecável, para outros pode deixar muito a desejar. Mas isto é mesmo assim. Gostos não se discutem. Agora há certos aspectos a saber. TPA's, com que frequência ? Refugio, ou algum tipo de algas ? DSB ? Tudo isto ajuda e bastante quando não se tem um escumador há altura. Eu Faço TPA's no meu aqua, 20 lts por mês... quando me lembro, mas porquê ? porque tenho escumador que me permite estes erros. Abraço Abraço, João Judicibus
cjorgene Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 (editado) Agora há certos aspectos a saber. TPA's, com que frequência ? Refugio, ou algum tipo de algas ? DSB ? Abraço Olá João Uma das coisas que vejo se perde muito neste hooby...è a noção do limite e da porporção...isto porque estamos a falar em sistemas fechados.Vai daí,compra-se o escumador mais potente (entre outros),de modo a compensar esse erro. Nessas condições,tenho para mim (posso estar enganado),que sistemas assim não têm grande longevidade (quem frequenta vários foruns,têm noção disso). Como amante da porporção (conta,peso e medida)...àquas atulhados,fazem-me lembrar cabazes de corais com peixes, pese embora de aspecto bastante saudáveis,como tenho constactado e se constacta...mas como referiste e bem,gostos não se discutem. Tenho mantido durante 29 anos (26 fish only e 3 de reef ???)o meu àqua com TPAs de 80l mensais com àgua natural,religiosamente durante todo este tempo. Não tenho refúgio,algas ou DSB (só o nano de quarentena e engorda,tem o dito,com macro algas e DSB)...a cama do meu àqua ainda è a apanhada na praia da Figueirinha em Setúbal,no longinquo ano de 1981. Não tenho sump,reactores do que seja,ou outros.Dosagens de CA,MG,KH,ou Kalk,são feitas de modo tradicional...pinga,pinga. Chamar-me-ão "Velho do Restelo"...e para os logistas não sou um exemplo a seguir...ainda assim,como tenho muito tempo...com o mesmo equipamento (só melhorar a iluminação e talvês a escumação)...step by step chego lá...a aventura já começou...sem pretenções a um àqua de referência. um abraço Cjorgene Editado Janeiro 6, 2010 por cjorgene
nuno rogerio Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 Bom dia, para quem estiver interessado, mais um escumador novo que existe no mercado, equipado com as novas bombas (modified Sicce Syncra). A titulo informativo: Modelo SK-2 (for tanks up to 800-1000 liters in Heavy-Load and 1200 normal load) +/- 220€ Pump power consumption: 22 Watts Air Intake: 720 LPH Modelo SK-3 (for tanks up to 1400-1600 liters in Heavy-Load and 2000 liters in Normal-Load) +/- 270€ Pump power consumption: 27 Watts Air Intake: 1020 LPH http://glassbox-design.com/2009/jns-shark-cone-skimmers/
cjorgene Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 Bom dia, para quem estiver interessado, mais um escumador novo que existe no mercado, equipado com as novas bombas (modified Sicce Syncra). A titulo informativo: Modelo SK-2 (for tanks up to 800-1000 liters in Heavy-Load and 1200 normal load) +/- 220€ Pump power consumption: 22 Watts Air Intake: 720 LPH Modelo SK-3 (for tanks up to 1400-1600 liters in Heavy-Load and 2000 liters in Normal-Load) +/- 270€ Pump power consumption: 27 Watts Air Intake: 1020 LPH http://glassbox-design.com/2009/jns-shark-cone-skimmers/ Olá Nuno Quando falas do mercado...mercado nacional? Fica bem Cjorgene
joao_judicibus Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 Boas Nuno, Duvido muito desses preços quando esses escumadores chegarem há europa... Jorge, Não se pode dizer se um aquário tem tudo para dar certo só pelo equipamento. Vejo mesmo muitos aquários com equipamentos topo de gama, e passado uns meses estão a desmontar.... O meu já vai para 2 aninhos, ainda é novo, mas já cá cheguei. No primeiro ano troquei cerca de 100 lts de água. Este segundo ano, ainda devo estar longe para atingir esta quota. Sistemas são sistemas. Também não tenho DSB, Algas, etc. Contudo, acho que circulação ( bem dispersa ) e bom escumador, e rocha q.b está logo meio caminho feito para a longevidade. Espero que continuemos cá mais anos para voltar a "discutir" estes assunto, é bom sinal. Abraço Abraço, João Judicibus
nuno rogerio Publicado: Janeiro 6, 2010 Publicado: Janeiro 6, 2010 Jorge por enquanto estes escumadores ainda não tem distribuidor na Europa, mas não deve demorar muito. João concordo que quando estiverem no mercado Europeu através dos vários distribuidores o preço não seja este, até porque aparentemente os escumadores equivalem-se ao que se vê por cá (Europa) na gama média/alta. Mas não acredito que mesmo sendo equipados com estas bombas (modified Sicce Syncra) que são as que equipam os escumadores da Oceanlife vão para os mesmo preços que estes ultimos, porque os shark cone skimmer são patenteados em Taiwan e de lá costumam sair bons preços ... lol (salvo algumas excepções). Mas é de salutar que várias marcas/empresas estejam a desenvolver e produzir outras opções ao existente já no mercado, assim a oferta aumenta e talvez ponha as outras marcas a reduzir um pouco os seus preços, claro que estes escumadores são muito recentes e ainda teremos que ver a sua performance.
Recommended Posts