História de um aquário de maçarico


anabantidae

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Quase nem me atrevo a colocar as minhas humildes fotos no meio de tantas espectaculares, mas enfim. Queria fazer aqui um relato fotográfico de como foi evoluindo o meu primeiro aquário "a sério"...

 

Depois de umas aventuras com um globo há uns anos e umas asneiradas mais recentes com um nano, comprei o primeiro aquário com uma dimensão minimamente decente no início deste ano.

 

Material (um kit da Aquapor):

  • Aquário Aquapor 100 x 30 x 40 = 120 litros brutos
  • Filtro interno Aquapor 600 l/h
  • Aquecedor Scuba 200W
  • Calha Starpor 1x T8 30W
  • Bomba de ar Aquapor (para ligar só à noite)

Quando me pus a montar, não fazia a mínima ideia sobre aquascaping, por isso comprei uns materiais e foi um bocado ao calhas.

 

Hardscape:

  • Substrato fértil Sera
  • Areão grosso do hipermercado
  • Umas quantas pedras de xisto rosa
  • 2 pedras vulcânicas

Flora:

  • 2 Echinodorus rosé
  • 2 Anubias nana
  • 1 Anubias barteri
  • Feto de Java
  • Vários pés de elódea (egeria densa)
  • 1 farrapito de cornuta (ceratopteris thalictroides)

Aqui está o resultado, pouco depois da montagem:

 

DSCN3062.JPG

 

 

Na altura pareceu-me porreiro, mas na verdade estava um bocado piroso. O tronco no meio do aquário fazia-me confusão, mas pouco mais mexi no hardscape.

 

O aquário evoluiu e algumas coisas foram mudando:

 

Material:

  • Filtro externo Eheim Ecco Pro 2034
  • Aquecedor Jaeger 100W
  • CO2 da Nutrafin
  • Modifiquei a calha, coloquei-lhe um balastro electrónico e 2 lâmpadas T5 de 21W
  • Coloquei um pequeno filtro Elite Mini só para fazer circular a áqua do lado direito.

Flora:

  • Acrescentei echinodorus tenellus.
  • Acrescentei musgo de Java (vesicularia dubyana) nas pedras.
  • Acabei por retirar a cornuta, estava farto de a apanhar a boiar pelo aquário e podá-la todas as semanas, crescia demais e tapava toda a superfície.
  • O feto de Java cresceu de tal maneira que ocupava todo o aquário, das costas à frente. Os meus pobres escalares tinham que fazer ginástica para passar.

Há um mês a coisa estava mais ou menos assim:

 

DSCN3393.JPG

 

 

O desenho do aquário fazia-me confusão. Depois de ler umas coisas sobre aquascaping, ponto focal, regra dos terços, percebi que esteticamente este aquário estava bastante deficiente. Como o feto no tronco estava grande demais e a provocar desconforto aos escalares, resolvi matar dois coelhos com uma cajadada e reformular o aquário. Criei um conceito novo para o hardscape com uma ajuda preciosa que me deram na minha loja preferida.

 

Resolvi juntar os xistos com as pedras vulcânicas a fazer gruta e colocar-lhe uma raiz com a anubia barteri para fazer o ponto focal. Aproveitar a echinodorus da esquerda e colocar-lhe valisnéria por trás para fazer contraste. Deixar o terço do meio livre para os peixes andarem à vontade. Colocar no terço da direita plantas de folhas finas: atrás valisnérias, a meio cyperus helferi e à frente manter a tenellus. Deixei as anúbias nana onde estavam porque acho que ficam harmoniosas com o novo conceito.

 

 

Depois de umas horas a por e a tirar, uma tortura para os meus pobres bichos, o aquário ficou muito mais desafogado, com este aspecto:

 

DSCN3440.JPG

 

 

O tronco ainda não foi ao fundo, não me apeteceu prendê-lo, há de afundar. A ideia é colocá-lo por trás da echinodorus e do xisto com a parte mais grossa a fazer o ponto focal juntamente com o xisto e pedras. Quando as folhas da anúbia crescerem, espero que fique um espectáculo.

 

 

Pormenor das pedras, a gruta já tem habitantes :character0050: :

 

DSCN3441.JPG

 

 

 

As helferi e valisnérias, deverão formar uma mata densa quando crescerem, espero:

 

DSCN3442.JPG

 

 

 

Os troncos de anúbia, já com rebentos de folhas:

 

DSCN3443.JPG

 

 

Conclusão:

 

O design actual (depois de a raiz ir ao lugar e as plantas crescerem) parece-me muito mais de acordo com os "cânones" estéticos. Imediatamente quando olho para o aquário sinto-me logo melhor, dantes estava opressivo, agora está muito mais luminoso, parece maior e adoro o vermelho da raiz em contraste com o verde das plantas. Os escalares estão com movimentos muito mais naturais, sentem-se à vontade. O resto dos peixes ainda andam abananados da mudança .

 

Há três coisas que ainda me deixam apreensivo:

  • Não sei se faria melhor eliminar aquele fundo (que vinha com o kit) e colocar um vinil preto ou azul escuro. Acho o fundo um pouco foleiro mas tenho medo que um fundo liso fique demasiado triste ou tire sensação de profundidade. O que é que acham?
  • As helferi são consideradas plantas difíceis, não sei se tenho "mão" para elas. Quanto às valisnérias, tenho receio que cresçam desalmadamente e me façam passar a vida em podas.
  • Quando comprei o areão achei altamente, agora estou a arrependido. Creio que uma areia escura tinha ficado muito melhor. Mas isso agora não há remédio, só desmontando tudo e está fora de questão. (Uma dúvida, o areão tende a nivelar todo, como é que se mantém o relevo? É muito mais giro com relevo).

Depois acrescentarei fotos da evolução, agradecia comentários/sugestões.

 

Cumprimentos,

Nuno

Editado por anabantidae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, gostei bastante do teu aquário, é o que lhe chamo um desordenado engraçado...o mais importante é que os peixes estejam bem............parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso é que foi evoluír em todos os aspectos, percebes-te em pouco tempo os aspectos mais importantes e não ficaste parado :character0050:

 

Já que por agora trocar o areão está fora de questão, então penso que devias trocar esse fundo pelo menos, pois irá realçar pequenos promenores ;)

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, em primeiro lugar gostava de te dar os parabens porque para principiante mandaste-te logo para um aquario de 100lt e porque também acho que assimilaste muito bem os conceitos do aquascaping (atenção que eu estou a falar, mas nao sou nenhum entendido, pelo contrario, tenho mais teoria). Em relação ás tuas duvidas, eu pessoalmente tirava o fundo e colocava uma cartolina preta, nao tenhas medo que nao perdes profundidade, julgo que ate acontece o contrario. em relação ás Helferi também nao as conheço e o areão realmente penso que escuro fica mais bonito, mas também nao é grave. Isto da aquariofilia´vamos la por tentativa /erro, e é aí que está a piada do Hobby. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, pessoal.

 

Actualização:

 

Finalmente o tronco afundou-se. Coloquei-o no sítio desejado, o layout definitivo do aquário está pronto. Troquei o fundo por uma cartolina preta. Tive que colar dois bocados de cartolina, nas fotos nota-se por causa do flash, mas olhando para o aquário não se nota nada. Só falta as plantas crescerem...

 

Próximos passos:

 

Estou farto de raspar algas green-spot dos vidros. Está na altura de trocar de lâmpadas, vou aproveitar e colocar lâmpadas específicas para aquariofilia. Tenho 2x21W Osram Lumilux T5 6500K, talvez seja essa a causa das green-spot.

 

 

Aspecto actual do aquário:

 

 

DSCN3449.JPG

 

 

DSCN3450.JPG

 

 

 

 

Pormenor do tronco e pedras. O musgo vai lentamente cobrindo as pedras, mas não se agarra ao vaso. A anúbia já tem umas folhas pequenas, espero que cubra toda a área onde está fixada.

 

DSCN3452.JPG

 

 

 

 

A cyperus helferi (supostamente "difícil") está nitidamente a crescer e com bom aspecto. As valisnérias não mostraram qualquer alteração. Estranho...

 

DSCN3453.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Pessoal,

 

Após quase um ano estou de volta para vos contar mais umas aventuras.

 

 

A mudança

 

Como ia mudar de casa, planeei aproveitar que tinha que esvaziar o aquário para substituir o areão grosso por areia preta, como queria há algum tempo. Andei a pesquisar o material por umas lojas e comprei uns sacos de areia preta.

 

Mudei de casa, esvaziei o aquário, coloquei os peixes numa caixa, cheguei à casa nova e coloquei tudo no mesmo sítio como estava :sad2:. Com a azáfama da mudança, a remodelação do aquário era a menor das prioridades.

 

 

A decadência

 

Depois da mudança, desleixei muito o aquário, por causa de obras, arrumações, etc. A echinodorus tenellus invadiu o aquário todo e o tronco e plantas ficaram cheios de algas barbudas. Antes da remodelação, o aspecto era esta desgraça:

 

DSCN3676.JPG

 

DSCN3677.JPG

 

DSCN3679.JPG

 

DSCN3680.JPG

 

 

O móvel

 

A minha mulher queria o aquário fora do móvel da sala. A ideia era colocá-lo no hall de entrada, num móvel apropriado. Andei à procura de móveis mas não fiquei muito entusiasmado. Precisava de espaço de arrumação porque não tenho onde guardar os apetrechos. Precisava de um móvel com dimensões adequadas ao meu aquário, cujo fundo mede 100x30, o que não é tão comum. Também tinha que combinar com a mobília que está no hall, em tons de castanho escuro e com um aspecto antigo. Os preços dos móveis mais interessantes não eram nada simpáticos. Vi móveis engraçados (e baratos) em sítios como Ikea, mas nem pensar que aguentavam um aquário de 100 litros!

 

Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha. Resolvi fazer um móvel. Já fiz várias coisas do género, mas tinha dúvidas quanto à solidez deste. Afinal, ia ter que aguentar uns 150 quilos. O meu pai ofereceu-se para soldar uns ferros e fazer uma armação. Levei-a para casa, pintei-a de preto e forrei-a com tábuas de pinho. Pintei a madeira com um verniz aquoso muito escuro. Resolvi colocar as tábuas por dentro dos ferros em vez de escondê-los. Acho que ficou com um aspecto bastante agradável, modéstia à parte.

 

DSCN3672.JPG

 

DSCN3673.JPG

 

Não coloco o móvel na secção DIY por vários motivos: Não documentei a construção com fotos e notas nem fiz uma lista de material, com preços, etc. Também não planeei a construção adequadamente e tive que improvisar bastante.

 

 

A desmontagem

 

Chegámos ao dia de fazer a transferência do aquário. Em primeiro lugar, despejar a água para uma caixa e procurar os peixes todos no meio daquele matagal. Demorei umas duas horas a tirar os peixes todos. Um cardinal desapareceu. Não consegui encontrá-lo no meio das plantas e já não o vi mais.

 

Segunda fase: Retirar as plantas do areão sem estragar. Aproveitei todas as plantas excepto a echinodorus tenellus. Num aquário com luz moderada como o meu, as folhas tendem a crescer demasiado à procura da luz. Em vez de um relvado todo bonito, fiquei com aquele matagal impenetrável.

 

DSCN3686.JPG

 

 

Terceira fase, retirar o areão e deixar o substrato fértil. Não me apetecia comprar uma caixa de substrato, que é caro, por isso resolvi aproveitá-lo. Isso significou retirar até ao último grão de areão do fundo do aquário. Usei um garfo de praia dos putos, mas era uma tarefa terrível. Acabei por utilizar um filtro da cozinha, o que despachou melhor.

 

DSCN3687.JPG

 

DSCN3688.JPG

 

 

A montagem

 

Levar o aquário para o hall foi a parte fácil, demorei uns minutos a colocar as tubagens e cabos no sítio. Depois, toca de encher de areão. Tentei juntar o substrato fértil na zona traseira do aquário, mas ainda havia um pouco de lama no fundo que se misturou com a areia. Não fiquei muito satisfeito com isso porque estragou um pouco o aspecto. Não sei se a lama faz parte do substrato ou é um acumulado de detritos orgânicos que o aquário foi criando e que atravessaram o areão até ao fundo. Não tinha aspirado a lama por receio de estragar o substrato.

 

DSCN3692.JPG

 

DSCN3694.JPG

 

DSCN3696.JPG

 

DSCN3699.JPG

 

DSCN3701.JPG

 

DSCN3703.JPG

 

 

Gostava bastante do layout anterior, por isso deixei mais ou menos na mesma. Ampliei um pouco a caverna com os xistos e as pedras vulcânicas e aproveitei os pedaços de vaso para criar uma caverna nova do lado direito, que tem sido muito apreciada pelos bichos. Voltei a colocar as plantas como estavam, com a diferença de ter posto as valisnérias à frente das cyperus helferi. Na montagem anterior tinha feito ao contrário contando que as valisnérias iam ficar maiores, mas foi a helferi que cresceu mais, as valisnérias não ultrapassaram os 20 cm. Não tenho a certeza da espécie, creio ser valisnéria americana. Não cresce muito.

 

DSCN3706.JPG

 

DSCN3707.JPG

 

 

Um pormenor desagradável, muita daquela lama que ficou no fundo do aquário misturou-se com a areia e passou para a coluna de água, deixando tudo bastante sujo. As plantas ficaram cobertas de uma gosma castanha que entretanto já quase desapareceu, porque os peixes atiraram-se a ela. Os meus camarões apreciaram especialmente o pitéu. Vou aproveitar as trocas de água para aspirar o areão e retirar qualquer vestígio daquilo que fique.

 

DSCN3713.JPG

 

DSCN3714.JPG

 

 

 

Conclusão

 

Bem, depois deste trabalho todo, creio que o resultado é obviamente bom.

 

Pontos a melhorar:

  • Da próxima vez acho que esvazio tudo e compro substrato novo. A não ser que haja uma maneira de evitar aquela porcaria que aconteceu. Se houver sugestões de alguém experiente, agradeço.
  • Quando acabei de encher o aquário era tarde e fui-me deitar. Só transferi os peixes no dia seguinte. Apesar da caixa onde os guardei ter aquecedor e um pequeno filtro, o stress a que os peixes ficaram sujeitos fez alguns adoecer. Um cardinal ficou esbranquiçado e morreu. Vamos ver se não há mais baixas. Da próxima vez transfiro os peixes logo.

ANTES

 

DSCN3681.JPG

 

 

DEPOIS

DSCN3710.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já parabéns pela meticulosidade do teu post! É um óptimo guia e vai ajudar/ inspirar muita gente a fazer upgrades aos aquas!

 

Quanto ao primeiro aquário! Que matagal! Por falar nisso, se te quiseres ver livre das tenelus, eu posso ficar com elas! Ando à procura de alguem que me possa dispensar uns pézinhos!

 

Quanto ao aqua final, tem grande potencial, é deixar maturar e ver no que dá!

 

É verdade! Belo DIY :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.