Jesus Osmar Publicado Dezembro 14, 2009 Publicado Dezembro 14, 2009 Amigos, discofilos. Mandei examinar a agua do meu aquario da qual morreram 4 dos meus discos turquesas e deparei com estas duas pragas que mataram meus discos que possuia a tres anos, Serratia.sp, bacteria Candida albicans, fungo Alguem saberia medicação antibiotica para tratamento destas pragas e como elas vieram parar no aquario, pois, mantinha uma higiene impecavel? Abraços, Jesus Osmar
Nuno Fontela Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 Boas. Quanto ao antibiótico específico para essas pragas não sei, mas talvez com uma dose de formol ou permanganato de potássio te mate isso tudo Cump's Ex Milkshaker Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Jesus Osmar Publicado: Dezembro 15, 2009 Autor Publicado: Dezembro 15, 2009 Boas, Nuno! Tenho um certo receio de usar estas drogas. Nunca usei. De que foma eu usaria sem prejudicar os peixes, pois, sei que o pergamato de potassio é uma droga forte. Se erar na dose, ja era. Cumps..JESUS OSMAR
Hugo Santos Publicado: Dezembro 15, 2009 Publicado: Dezembro 15, 2009 Boas Meu caro...ambos os organismos que fala não são comuns em aquários e nesses PH´s. São mais passiveis de serem encontrados na urina, alias são duas doenças de humanos. Das 2 uma, ou o enganaram na análise, ou alguem, com alguma infecção anda urinando no aquário... Cumps
Jesus Osmar Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Publicado: Dezembro 16, 2009 Boas a todos Hugo, respeito sua opiniao, mas, quem fez a analise foi uma biologa conceituada amiga minha. Jamais ela iria me enganar, ou entao, eu urinei no aquario enquanto estava sonambulo. Caro colega forista, só eu manipulo o aquario. Ja li tambem a respeito de infecçao urinaria por estes agentes patogenicos em humanos, inclusive na genitalia de mulheres causando candidiase. Fiz varias pesquisas na intenet, a bacteria Serratia.sp, a Candida albicans dá em qualquer lugar, até na boquinha de bebe na forma de ´´SAPINHO´´, uns pontinhos brancos na boca e na lingua. Nao sei se chamam assim em Portugal. Abraços, valeu sua colocaçao JESUS OSMAR
mjm Publicado: Dezembro 16, 2009 Publicado: Dezembro 16, 2009 É isso mesmo, sapinhos. Cândida há 'por todo o lado', eu ponho as mãos no aquário, não sei se os meus também têm, nem sabia que isso fazia mal aos peixes. Na boca dos bebés usamos tintura de Genciana não sei se pode pôr no aquário. Também há antibióticos, pergunta na farmácia. Serratia não conheço. Cumps, João
putogiro Publicado: Dezembro 16, 2009 Publicado: Dezembro 16, 2009 (editado) serratia é uma bacteria mais rara e a qual é bastante dificil de tratar, pois por norma fica apenas adormecida sem apresentar qualquer tipo de sintomas e depois ataca novamente, são precisos antibioticos expecificos e tratamento prolongado. Tive conhecimento da mesma era o meu filho recem-nascido quando teve uma infecção provocada por essa maldita, não me perguntem onde apanhou, pois não faço a minima ideia. o melhor será mesmo contactar um veterinario para saber qual o tratamento adequado aos peixes pois embora devam ser os mesmos medicamentos, mas com outra possologia. cumps Mónica Editado Dezembro 16, 2009 por putogiro
João Ferreira Publicado: Dezembro 16, 2009 Publicado: Dezembro 16, 2009 caro jesus... o hugo tem razão...agora isso no brasil e frequente acontecer tenho amigos criadores de discus e outros que mais que uma vez depararam-se com doenças que são normalmente associadas a nós e como é que isso acontece é facil... Tem haver simplesmente com água da rede...falta de tratamento adequado por parte das entidades ...talvez na tua zona seja incomum mas que mesmo em zonas em que a água é muito boa acontece isso...pelo menos é o que me transmitem... agora os medicamentos que podem resolver isso ja te foram dados... abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Hugo Santos Publicado: Dezembro 16, 2009 Publicado: Dezembro 16, 2009 (editado) Oi Hugo, respeito sua opiniao, mas, quem fez a analise foi uma biologa conceituada amiga minha. Jamais ela iria me enganar, ou entao, eu urinei no aquario enquanto estava sonambulo. Meu caro, quando digo que alguem urinou no aquário é com ironia...basicamente quero dizer que a água de reposição ou mesmo a da rede pode estar poluida e por isso na análise serem encontradas tão "humanas" doenças...só isso. De qualquer forma não deixa de ser estranha a identificação, mesmo que tenha sido feita a cultura e analisada á posteriori, significa que seu PH estará algo baixo...digo eu. Mais...não sei se essa bactéria é patógeno de Peixes, de tal forma que provoque sua morte, o fungo não será certamente a causa da morte, talvez consequência da mesma. Espero que tenha entendido. Cumps Ps: esqueci...não se esqueça que o uso de antibióticos da familia dos nitrofuranos (Macrodantina, muito usada por vocês aí no Brasil) em aquarios com filtro biológico é altamente prejudicial ao mesmo e pode levar ao crash biológico. Se vai tratar mais algum faça-o em aquario hospital) Editado Dezembro 16, 2009 por Hugo Santos
Jesus Osmar Publicado: Dezembro 25, 2009 Autor Publicado: Dezembro 25, 2009 (editado) Certo, Hugo, entendi sim! Tambem quis ironizar quando me referi a urinar no aquario. É claro que ninguem fara isto, é inconcebivel. Mas, talves, possa ser urina de rato, nao descarto esta hipotese, pois, o aqua fica no fundo do quintal em um quartinho. Voce está correto, pois, usei sim a Macrodantina no tratamento, juntamente com Melafix e Azul de metileno. Talvez isto acelerou as mortes por envenenamento e asfixia. Cumps, Jesus Osmar Editado Dezembro 25, 2009 por Jesus Osmar
JMFSS Publicado: Janeiro 15, 2010 Publicado: Janeiro 15, 2010 Na minha opinião é possível que nenhum dos organismos tenha provocado a morte dos peixes. É preciso ter a noção que em qualquer aquário se encontram centenas senão milhares de espécies microbianas e, somente 1% delas serão patogénicas.E não esquecer que uma análise microbiológica comum tem somente sensibilidade a determinadas espécies patogénicas para o Homem.. Quanto à patogeneicidade destas duas bichezas em relação aos peixes é relativa, isso é determinado pelo facto do "possível hospedeiro" lhe fornecer ou não as condições óptimas de desenvolvimento..Tanto a levedura como a bactéria serão facilmente encontradas na vagina e tracto digestivo humanos, sítios estes onde os valores pH encontrar-se-ão entre os 4 e os 6 (portanto a tua água terá que estar mais ou menos entre estes valores). Quanto aos tratamentos, tenho a opinião de que quantos menos antimicrobianos se usarem melhor.O uso de antimicóticos, antibióticos e antiparasitários deverá ser feita da maneira mais conservadora e ponderada possível. Só quando achamos que temos uma ideia de que tipo de microrganismo (bactéria, fungo, protozoário ou vírus), é que se torna razoável o uso dessas substâncias. Não obedecendo a isto, estamos apenas a trabalhar no sentido destas bichezas ganharem cada vez mais resistência a substâncias que as deveriam inibir. Outro ponto importante é ter em mente que um organismo patogénico não "ataca" um hospedeiro se este estiver em perfeitas condições.E é aqui que entra a parte do controlo de qualidade da água porque se os peixes estiverem em condições óptimas a probabilidade de padecerem de doenças provocadas por organismos vivos é significativamente reduzida. Sei que não dei grande ajuda para este caso em concreto, mas tentei abordar algumas questões que acho fundamentais na microbiologia do aqua.. Cumprimentos João Silva
Recommended Posts