joao mourao Publicado Dezembro 13, 2009 Publicado Dezembro 13, 2009 Boa tarde. Sou novo na aquariofilia. e é a minha 1ª x neste forum. comprei um aquario de 60 l com o filtro interno, termoestato, coloquei o areao e as plantes e acertei os niveis quimicos da agua. coloquei o nutrivec da sera para criar a colonia de bacterias e o anti cloro. deixei fazer o ciclo durante uma semana. ontem fui comprar peixes. comprei um betta, um limpa vidros, um caracol e dois gupies. hoje ao meio dia vim ver o aquario e os 2 gupies tinham morrido. não sei o que fazer e tenho medo que os outros morram tambem. alguem pode ajudar?~ obrigado Citar
Mário Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 .... deixei fazer o ciclo durante uma semana. ...obrigado Não sei quem te disse que o ciclo demora uma semana, mas enganaram-te. Podes contar sempre com pelo menos 1 mês e mesmo isso em minha opinião é pouco tempo. O que está a matar os teus peixes é muito provavelmente Amónia e Nitritos na água. 1 Abraço Citar
Puer Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 Será que os peixes vinham em bom estado? (viste peixes mortos na loja?) O mais provável terá sido não os teres aclimatado bem. Lembra-te que não podes simplesmente atirar os peixes para a tua água. Deves introduzir ao longo de uma hora pequenas porções datua água no saco onde eles vêem para que se habituem aos novos parametros. Fizeste isso? Citar ___________
IsaGanhão Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 OLá Além de que os guppys andam um bocado em baixo nas lojas, morrem muito, não sei porque, o melhor mesmo era arranjar quem tos desse de criação caseira..... Os guppys quando chegam aos nossos aquários já percoreram muitos kilometros e já estão em muito mau estado. Dicilmente resistem, mas vai tentando, eu acho que esses peixes são muito sensiveis, e à mais pequena oscilaÇão BY...... DEixa ciclar o aqua mais um pouco só com os peixes que tens e daqui por algum tempo coloca peixes mais resistentes, por exemplo um espada ou dois, só para ajudar a fazer o ciclo do azoto e depois tentas de novo os guppys. Boa sorte Isa Citar
ibanezvai Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 e depois do ciclo vai introduzindo os peixes aos poucos para dar tempo de a colonia de bacterias se ir habituando ao aumento de carga organica que vai resultando do aumento do nº de inquilinos. Citar
majo Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 Olá a todos! Junto-me ao João Mourão, bem vindo ao clube dos principiantes. Também sou completamente inexperiente nestas andanças, mas ...persistente! Decidi ter uns peixinhos vermelhos, acho que fiz tudo direitinho, desde a montagem do aquário (60l), tempo de «fazer» o ambiente, etc, mas, lamentávelmente, já assassinei uns bichinhos. Dois dos primeiros 3 peixinhos morreram no dia seguinte; passado uns dias comprei mais 3, no dia seguinte estavam cheios de pintas brancas. Tratei os peixes, cuidadosamente, mas acabaram por morrer todos. Fiquei desanimada. Decidi ferver tudo: Areia do fundo, decorações, escaldei aparelhos, e entretanto recomecei tudo de novo. O aquário está a fazer-se desde o dia 1 de Dezembro. Guardei as plantas num frasco (porque não dava para as ferver, ahahahah...) e ontem fui ver como estava, e verifiquei que estão cheias de caracóis pequenininhos e as plantas estavam todas cortadas em pedaços. Lavei tudo muito bem e agora não sei o que vou fazer com elas. Este site é muito simpático, esclarecedor, encontram-se aqui as respostas para os meus porquês, aprende-se imenso com os testemunhos aqui deixados. A minha curta experiência já me ensinou que as lojas (já frequentei 3) não são assim tão sérias. Tenho razões para acreditar que os peixes já vinham doentes. Que as plantas vinham infectadas. Que dizem o que lhes apetece, desde que se compre mais um produto. E que a vida de um peixe, é o que menos conta para eles. O que lhes importa mesmo é vender. E pronto, consegui superar o trauma deste péssimo início de actividade e consegui partilhar isso aqui. Ups.... Em 2010 vou começar a introduzir novos peixes. Eu gosto muito dos peixinhos vermelhos, mas não encontro muita gente aqui no fórum a falar deles. Porquê? Até breve. majo Citar
Ryan Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 então e agora o aquario ja esta melhor ??? eu tambem tenho um aqua de 54 litros e tambem ja fiz um erro de mudar agua toda de uma vez e fiquei sem um, mas tambem ouvi dizer que certos objectos podem tornarem-se toxicos por isso deçidi não acrescentar nada de decorações que so alteram o PH ou outros, apenas aqua e o filtro. Citar Agradeço a quem me poder emprestar um de 100 L ...
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 Olá a todos!Junto-me ao João Mourão, bem vindo ao clube dos principiantes. Também sou completamente inexperiente nestas andanças, mas ...persistente! Decidi ter uns peixinhos vermelhos, acho que fiz tudo direitinho, desde a montagem do aquário (60l), tempo de «fazer» o ambiente, etc, mas, lamentávelmente, já assassinei uns bichinhos. Dois dos primeiros 3 peixinhos morreram no dia seguinte; passado uns dias comprei mais 3, no dia seguinte estavam cheios de pintas brancas. Tratei os peixes, cuidadosamente, mas acabaram por morrer todos. Fiquei desanimada. Decidi ferver tudo: Areia do fundo, decorações, escaldei aparelhos, e entretanto recomecei tudo de novo. O aquário está a fazer-se desde o dia 1 de Dezembro. Guardei as plantas num frasco (porque não dava para as ferver, ahahahah...) e ontem fui ver como estava, e verifiquei que estão cheias de caracóis pequenininhos e as plantas estavam todas cortadas em pedaços. Lavei tudo muito bem e agora não sei o que vou fazer com elas. Este site é muito simpático, esclarecedor, encontram-se aqui as respostas para os meus porquês, aprende-se imenso com os testemunhos aqui deixados. A minha curta experiência já me ensinou que as lojas (já frequentei 3) não são assim tão sérias. Tenho razões para acreditar que os peixes já vinham doentes. Que as plantas vinham infectadas. Que dizem o que lhes apetece, desde que se compre mais um produto. E que a vida de um peixe, é o que menos conta para eles. O que lhes importa mesmo é vender. E pronto, consegui superar o trauma deste péssimo início de actividade e consegui partilhar isso aqui. Ups.... Em 2010 vou começar a introduzir novos peixes. Eu gosto muito dos peixinhos vermelhos, mas não encontro muita gente aqui no fórum a falar deles. Porquê? Até breve. majo É preciso ter atenção sobre as lojas que frequentamos. Quanto mais informardos for-mos menos probabilidade existe de se ser enganado. João: tens de deixar passar mais tempo para que o aquário recicle devidamente. Não compres mais peixes até teres os parâmetros da água estabilizados. Atenção ao que compras e onde compras. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Zélito Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 ok... resumindo. tens um aquario novo e com o ciclo do azoto por fazer. 1º calma e le umas coisas para estudares sobre o assunto. quanto mais leres mais sabes e menos peixes matas. 2º faz TPAs(trocas parciais de agua) de cerca de 10% todos os dias ou dia sim dia nao pelo menos durante 1 mes todo. ja que nao tens o ciclo de azoto completo e bom ao menos renovas a agua todos os dias para ver se os peixes se aguentam. no proximo mesmo acho que ja deve dar para fazer TPAs semanalmente 3º compra sera siporax. umas ceramicas que servem de casinha as bacterias. da muito jeito e barato. atençao nao lavar as ceramicas a nao ser dentro da propria agua do aqua. 4º nao ponhas novos peixes pra ja. compra uns testes e monitoriza o pH da agua do aqua (e da agua da torneira que poes no aqua tb convem saber qual o valor, obvio que da agua da torneira so fazes o teste uma vez para saberes o valor da agua que tas a por) 5º estuda as raças que tens no aqua. obviamente nao vais ter peixes de agua acida a viver em aguas basicas. eles ate se podem aguentar mas depois morrem passado uns tempos. boa sorte com isso. os primeiros tempos sao os mais dificeis. nao precisas de gastar rios de dinheiro. precisas e de calma e de ler e estudar sobre o assunto. alguma duvida e so perguntar Citar
Zélito Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 boas. tens problemas no teu aqua? abre um topico so pra ti para o pessoal te ajudar. segue os topicos e concelhos que tambem disse ao outro colega. realmente nem todas as lojas sao serias mas nos podemos dar sempre a volta por cima desde que saibamos como. por isso toca a estudar sobre aquariofilia! lol boa sorte Olá a todos!Junto-me ao João Mourão, bem vindo ao clube dos principiantes. Também sou completamente inexperiente nestas andanças, mas ...persistente! Decidi ter uns peixinhos vermelhos, acho que fiz tudo direitinho, desde a montagem do aquário (60l), tempo de «fazer» o ambiente, etc, mas, lamentávelmente, já assassinei uns bichinhos. Dois dos primeiros 3 peixinhos morreram no dia seguinte; passado uns dias comprei mais 3, no dia seguinte estavam cheios de pintas brancas. Tratei os peixes, cuidadosamente, mas acabaram por morrer todos. Fiquei desanimada. Decidi ferver tudo: Areia do fundo, decorações, escaldei aparelhos, e entretanto recomecei tudo de novo. O aquário está a fazer-se desde o dia 1 de Dezembro. Guardei as plantas num frasco (porque não dava para as ferver, ahahahah...) e ontem fui ver como estava, e verifiquei que estão cheias de caracóis pequenininhos e as plantas estavam todas cortadas em pedaços. Lavei tudo muito bem e agora não sei o que vou fazer com elas. Este site é muito simpático, esclarecedor, encontram-se aqui as respostas para os meus porquês, aprende-se imenso com os testemunhos aqui deixados. A minha curta experiência já me ensinou que as lojas (já frequentei 3) não são assim tão sérias. Tenho razões para acreditar que os peixes já vinham doentes. Que as plantas vinham infectadas. Que dizem o que lhes apetece, desde que se compre mais um produto. E que a vida de um peixe, é o que menos conta para eles. O que lhes importa mesmo é vender. E pronto, consegui superar o trauma deste péssimo início de actividade e consegui partilhar isso aqui. Ups.... Em 2010 vou começar a introduzir novos peixes. Eu gosto muito dos peixinhos vermelhos, mas não encontro muita gente aqui no fórum a falar deles. Porquê? Até breve. majo Citar
joao mourao Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 Não sei quem te disse que o ciclo demora uma semana, mas enganaram-te.Podes contar sempre com pelo menos 1 mês e mesmo isso em minha opinião é pouco tempo. O que está a matar os teus peixes é muito provavelmente Amónia e Nitritos na água. 1 Abraço COMO E QUE BAIXO A AMONIA E OS NITRITOS? Citar
joao mourao Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 Será que os peixes vinham em bom estado? (viste peixes mortos na loja?)O mais provável terá sido não os teres aclimatado bem. Lembra-te que não podes simplesmente atirar os peixes para a tua água. Deves introduzir ao longo de uma hora pequenas porções datua água no saco onde eles vêem para que se habituem aos novos parametros. Fizeste isso? FIZ MAS NÃO DURANTE UMA HORA. NA LOJA FALARAM-ME EM 15 MINUTOS Citar
joao mourao Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 OLáAlém de que os guppys andam um bocado em baixo nas lojas, morrem muito, não sei porque, o melhor mesmo era arranjar quem tos desse de criação caseira..... Os guppys quando chegam aos nossos aquários já percoreram muitos kilometros e já estão em muito mau estado. Dicilmente resistem, mas vai tentando, eu acho que esses peixes são muito sensiveis, e à mais pequena oscilaÇão BY...... DEixa ciclar o aqua mais um pouco só com os peixes que tens e daqui por algum tempo coloca peixes mais resistentes, por exemplo um espada ou dois, só para ajudar a fazer o ciclo do azoto e depois tentas de novo os guppys. Boa sorte Isa LOL EU TINHA 2 ESPADAS MORREU A FEMEA HOJE E O MACHA MORREU HÁ 2 DIAS... TODOS OS PEIXES QUE COMPREI NAQUELA LOJA MORRERAM. OS GUPPY ESTÃOA AGUENTAR-SE BEM... JA TIVERAM FILHOTES. MAS A AGUA AINDA ESTÁ A CICLAR... Citar
joao mourao Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 então e agora o aquario ja esta melhor ??? eu tambem tenho um aqua de 54 litros e tambem ja fiz um erro de mudar agua toda de uma vez e fiquei sem um, mas tambem ouvi dizer que certos objectos podem tornarem-se toxicos por isso deçidi não acrescentar nada de decorações que so alteram o PH ou outros, apenas aqua e o filtro. :D NÃO. TÊM MORRIDO N PEIXES... AGORA ESTA UM PLATTY DOENTE. TENHO FEITO AS TPA MAS OS NITRITOS ESTÃO UM POUCO ALTOS AINDA... Citar
joao mourao Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 ok... resumindo. tens um aquario novo e com o ciclo do azoto por fazer.1º calma e le umas coisas para estudares sobre o assunto. quanto mais leres mais sabes e menos peixes matas. 2º faz TPAs(trocas parciais de agua) de cerca de 10% todos os dias ou dia sim dia nao pelo menos durante 1 mes todo. ja que nao tens o ciclo de azoto completo e bom ao menos renovas a agua todos os dias para ver se os peixes se aguentam. no proximo mesmo acho que ja deve dar para fazer TPAs semanalmente 3º compra sera siporax. umas ceramicas que servem de casinha as bacterias. da muito jeito e barato. atençao nao lavar as ceramicas a nao ser dentro da propria agua do aqua. 4º nao ponhas novos peixes pra ja. compra uns testes e monitoriza o pH da agua do aqua (e da agua da torneira que poes no aqua tb convem saber qual o valor, obvio que da agua da torneira so fazes o teste uma vez para saberes o valor da agua que tas a por) 5º estuda as raças que tens no aqua. obviamente nao vais ter peixes de agua acida a viver em aguas basicas. eles ate se podem aguentar mas depois morrem passado uns tempos. boa sorte com isso. os primeiros tempos sao os mais dificeis. nao precisas de gastar rios de dinheiro. precisas e de calma e de ler e estudar sobre o assunto. alguma duvida e so perguntar o PH ESTA A 6.9, 7.0. OS NITRITOS E NITRATOS ESTAO UM POUCO ALTOS MAS A DESCER... AS TPA AJUDAM... JA ADICIONEI UM POUCO DE SER TOXIVEC PARA AJUDAR A PROTEJER OS PEIXES... VAMOS VER... JA ADICIONEI CERÁMICA AO FILTRO POIS NÃO TINHA. Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 23, 2009 Publicado: Dezembro 23, 2009 Olá joão, Agora já tens as dicas suficientes para começares a controlar o teu aquário, tira algum tempo para ler também as regras, como reparo, estás sempre a escrever com letra grande e isso é uma forma de expressão que não se deve utilizar como tu o fazes, por isso passa por lá e lê como se escreve no forum. É normal visto seres iniciante e ainda não estares ciente das regras, são simples mas exigem respeito, mas é preciso ler primeiro. Bem vindo e boa sorte com o teu aquário Boas festas Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
BLACKMAMBA Publicado: Dezembro 23, 2009 Publicado: Dezembro 23, 2009 (editado) allo allo eu nao queria dizer asneira, mas disseste que compraste um betta? que eu saiba os bettas sao peixes agressivos e costumam comer os outros peixes mais pequenos, como os guppies (ainda por cima eles tÊm uma cauda grande bastante agradavel) é certo que podes ter ai o ciclo do azoto ainda por fazer o que matou os peixes, mas eu apostava no beta. os guppies estavam inteiros ou bem mordiscados? desculpem la caso esteja a dizer asneira. tou ca para aprender Editado Dezembro 23, 2009 por BLACKMAMBA Citar
Recommended Posts