nelsomsdias Publicado Dezembro 13, 2009 Publicado Dezembro 13, 2009 (editado) ola um dos meus escalares foi maltratado pelos colegas de aquario , andaram as turras e este ficou sem as duas barbatanas nasais separei os e neste momento tenho o escalar maltratado a ficar com uns pontos brancos no orificio da barbatana nasal direita a esquerda ja esta crescendo de novo o problema esta na barbatana do lado direito , cheira me que sao parasitas ou fungos que estao a crescer e nao a barbatana conforme foto abaixo peço ajuda pra salvar este meu exemplar que foi maltratado ... o fungo ( parece me )parecem bolas brancas dai sugerir ser um fungo encontrei aqui no forum estes itens mas nao seise se aplicara neste caso Degeneração das nadadeiras por bactérias Infecção bacteriana da pele Tente um antibiótico para qualquer um desses acima (ex.: Maracyna, Sulfa, etc.) Fungos no corpo Fungo nas nadadeiras Para esses acima use um antifúngico alguns destes elementos? qual dos dois? pesquisei aqui por uma resoluçao mas ou antibiotico ou antifungico ? ou nenhum dos dois ? ps : peço desculpa pela qualidade das fotos mas nao consegui melhor que isto Editado Dezembro 13, 2009 por nelsomsdias
Gleibson632 Publicado: Janeiro 1, 2010 Publicado: Janeiro 1, 2010 ola um dos meus escalares foi maltratado pelos colegas de aquario , andaram as turras e este ficou sem as duas barbatanas nasais separei os e neste momento tenho o escalar maltratado a ficar com uns pontos brancos no orificio da barbatana nasal direita a esquerda ja esta crescendo de novo o problema esta na barbatana do lado direito , cheira me que sao parasitas ou fungos que estao a crescer e nao a barbatana conforme foto abaixo peço ajuda pra salvar este meu exemplar que foi maltratado ... o fungo ( parece me )parecem bolas brancas dai sugerir ser um fungo encontrei aqui no forum estes itens mas nao seise se aplicara neste caso Degeneração das nadadeiras por bactérias Infecção bacteriana da pele Tente um antibiótico para qualquer um desses acima (ex.: Maracyna, Sulfa, etc.) Fungos no corpo Fungo nas nadadeiras Para esses acima use um antifúngico alguns destes elementos? qual dos dois? pesquisei aqui por uma resoluçao mas ou antibiotico ou antifungico ? ou nenhum dos dois ? ps : peço desculpa pela qualidade das fotos mas nao consegui melhor que isto Você deve utilizar um fungicida, o da Alcon (Aqualife) serve, também é bom usar um pouco de sal grosso na água Caso esteja utilizando algum filtro, o mesmo não pode conter carvão ativado, para não interferir na ação do fungicida, faça trocas parciais de 50% da água 2 vezes por semana sifonando o fundo do aquário, que de preferência deve ser sem cascalho. Logo as feridas dele vão cicatrizar, mas lembre-se, neste período a higiene do aquário é bem importante para evitar que doenças oportunistas apareçam.
Recommended Posts