Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Sou iniciante no mundo da aquáriofilia e gostava de projectar um aquário plantado.

Vou mandar fazer um aquário à medida 50x40x40 (cerca de 80L) que me vai custar à volta de 40€ (ou menos) e tenho tudo o resto +/- planeado. A minha dúvida é mesmo a iluminação. Quero colocar plantas que não requeiram muita luz, anúbias, fetos de java, valisnérias, musgos e talvez cabombas. Vou colocar substrato fertil mas não vai levar injecção de CO2. Aquilo que me tem andado a preocupar são os preços das iluminárias e a potência das lãmpadas. Sou um zero no que diz respeito a electrónica, daí não me sentir muito à vontade num projecto DIY.

Gostava de ter perto de 30w de iluminação por acreditar ser suficiente (corrijam-me se estiver errado) mas não quero gastar muito mais dinheiro na luz do que gasto com o aquário como devem compreender.

A minha questão é: Visto que não quero nada de muito xpto, conseguem-me aconselhar um sistema de luz que seja adequado para os 50cm de comprimento do aquário, que seja baratuxo, fácil de montar e onde consiga inserir lãmpadas capazes de fornecer potência suficiente para as plantas que desejo ter? E, já agora, onde o posso arranjar. Será que existe? :bs_quesexclaim:

Agradeço de avanço. Abraço a todos.

Editado por Axebitten
Publicado:

Olá, este fim de semana tens de ter calma, o pessoal anda mais interessado na exposição na expobatalha.

Tb sou novo por aqui, mas se quiseres faz como eu, como tinha duvidas na iluminação para o aqua que estou a montar fui ao site do aquaden e comprei lá as coisas para montar em casa, tou a fazer a minha própria calha, dá uma vista de olhos por lá nem que seja para tirares dúvidas, o rui é 5estrelas.

Abraço

alguma ajuda?
Publicado:

Já andei pelo site da aquaeden, pensei numa régua t5 2x24w que, com uns reflectores + uns suportes ficaria em 53€ mas tava na esperança de mais alguma sugestão.

Também gostava de lá estar na batalha, enfim, fica pro ano :'(

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!