Recommended Posts

Publicado

boas , tou com umas duvidas que gostava que me ajudassem se possivel

tenho 1 aquario de 450 L com discus que no momento tem so um eheim 2217 como achei pouco comprei um sunsun com uv (1400L/h) e a minha duvida é a seguinte .

No eheim tenho ceramicas e aquele material que parece algudao , acham que devo retirar do eheim sem lavar e por no outro juntando mais alguma coisa ? deixando o eheim a trabalhar so com o "algudao".

so mais uma questao que tenho com a funcinalidade da lampada uv , qual a melhor maneira de usar ? quantas horas por dia ,ect .

nao sei muito bem para que serve a uv a nao ser que mata bacterias boas e mas para os peixes.

cump

Publicado:

Olá,

Podes sempre por optar por fazer filtragem mecânica num filtro e biológica noutro filtro.

Lâmpada de uv não tem tempo de uso, penso eu, quanto mais lenta a água passar por ele melhor. Serve exactamente para o que escreveste, matar bactérias, bicharada que poderá ser prejudicial, claro que tb pode matar alguma coisa boa.... mas não faço ideia qual.

Publicado:
Olá,

Podes sempre por optar por fazer filtragem mecânica num filtro e biológica noutro filtro.

Lâmpada de uv não tem tempo de uso, penso eu, quanto mais lenta a água passar por ele melhor. Serve exactamente para o que escreveste, matar bactérias, bicharada que poderá ser prejudicial, claro que tb pode matar alguma coisa boa.... mas não faço ideia qual.

qual a diference entre filtragem biologica e mecanica ?

cump

Publicado: (editado)

Boas ...

Tens imensos tópicos aqui no fórum que explicam bem a diferença entre os dois tipos de filtragem. É só procurar e ler !

A diferença básica é consequência dos materiais que colocas dentro dos filtros. Pr exemplo, o material a que chamas algodão, serve para fazer filtragem mecânica assim como a maioria das esponjas (senão todas) também. As cerâmicas, as bio-balls e outros materiais do género servem para fazer filtragem biológica. Diz-se assim porque são materiais que permitem a fixação de bactérias e outros micro-organismos que são essenciais para "consumir" alguns produtos químicos prejudiciais que se formam no aquário. Se tens dois filtros, podes usar um só com esponjas e "algodão" e no outro, colocas algodão logo a seguir à entrada de água e depois apenas cerâmicas, bio-balls, etc ...

No que respeita à luz UVC é outro assunto amplamente debatido e onde não há acordo praticamente em nada. Pela minha experiência acho que é um elemento benéfico.

Quanto á quantidade de horas que a deves deixar ligada, tb não há unanimidade. No meu caso ligo-a durante 8 horas das 23:00 às 07:00. As lâmpadas UVC podem durar muito tempo, mas a sua eficácia vai-se reduzindo. Normalmente as lâmpadas UVC trazem indicado o período de vida útil em horas. Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Publicado:
A diferença básica é consequência dos materiais que colocas dentro dos filtros. Pr exemplo, o material a que chamas algodão, serve para fazer filtragem mecânica assim como a maioria das esponjas (senão todas) também. As cerâmicas, as bio-balls e outros materiais do género servem para fazer filtragem biológica. Diz-se assim porque são materiais que permitem a fixação de bactérias e outros micro-organismos que são essenciais para "consumir" alguns produtos químicos prejudiciais que se formam no aquário. Se tens dois filtros, podes usar um só com esponjas e "algodão" e no outro, colocas algodão logo a seguir à entrada de água e depois apenas cerâmicas, bio-balls, etc ...

Eu tenho um filtro que tem carvao, podesme dizer qual é o melhor: o carvão ou a cerâmica?

Publicado:

No meu entender as cerâmicas são muito importantes para a filtragem. O carvão só se deve usar quando adicionarmos produtos químicos para tratamento de doenças por exemplo.

Cps.

Salreta

Publicado:

No meu entender as cerâmicas são muito importantes para a filtragem. O carvão só se deve usar quando adicionarmos produtos químicos para tratamento de doenças por exemplo.

Cps.

Sabes +/- o preço de uma cerâmica para um filtro de 200l/h?

Boas ...

Tens imensos tópicos aqui no fórum que explicam bem a diferença entre os dois tipos de filtragem. É só procurar e ler !

No que respeita à luz UVC é outro assunto amplamente debatido e onde não há acordo praticamente em nada. Pela minha experiência acho que é um elemento benéfico.

Quanto á quantidade de horas que a deves deixar ligada, tb não há unanimidade. No meu caso ligo-a durante 8 horas das 23:00 às 07:00. As lâmpadas UVC podem durar muito tempo, mas a sua eficácia vai-se reduzindo. Normalmente as lâmpadas UVC trazem indicado o período de vida útil em horas. Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

ok , e´isso que vou fazer mas no eheim que e´o que esta em uso ha uns anos ,tenho as ceramicas logo em baixo (na entrada de agua) depois tenho um material tipo fio de cedela verde, e por fim esponjas e "algodao". no outro que o montei ontem deixei so com esponjas e o algodao .

achas que devo adicionar mais alguma coisa no eheim para a filtragem biologica ou sera suficiente assim ?

A lampada uv remove nitratos ou isso ?

cumpriemntos e obrigado pela ajuda

Editado por tunedpuma
ok , e´isso que vou fazer mas no eheim que e´o que esta em uso ha uns anos ,tenho as ceramicas logo em baixo (na entrada de agua) depois tenho um material tipo fio de cedela verde, e por fim esponjas e "algodao". no outro que o montei ontem deixei so com esponjas e o algodao .

achas que devo adicionar mais alguma coisa no eheim para a filtragem biologica ou sera suficiente assim ?

A lampada uv remove nitratos ou isso ?

cumpriemntos e obrigado pela ajuda

Olá ...

Embora tb isto pareça ser discutível, ter as cerâmicas e outros materiais do género logo após a entrada de água não é boa ideia pois dessa foram acumulam muitos detritos que reduzem o espaço disponível para as bactérias viverem em boas condições. Por isso se deve pôr algum material de filtragem mecânica à entrada ("algodão"/esponjas). Isto facilita tb a limpeza do filtro. Não esquecer nunca que as matérias filtrantes que estão dentro do filtro só devem ser lavadas com água do próprio aquário pois a água da torneira mata as bactérias. O melhor é aproveitar para periodicamente limpar o filtro fazendo-o coincidir com a mudança parcial de água do aqua (tpa).

Para efeitos de filtragem biológica uso para além das cerâmicas e de bio-balls isto: _ttp://www.seachem.com/Products/product_pages/Matrix.html

A luz UVC não remove nitratos nem qualquer outro composto químico. Apenas mata bicharada.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!