tunedpuma Publicado Dezembro 10, 2009 Publicado Dezembro 10, 2009 boas , tou com umas duvidas que gostava que me ajudassem se possivel tenho 1 aquario de 450 L com discus que no momento tem so um eheim 2217 como achei pouco comprei um sunsun com uv (1400L/h) e a minha duvida é a seguinte . No eheim tenho ceramicas e aquele material que parece algudao , acham que devo retirar do eheim sem lavar e por no outro juntando mais alguma coisa ? deixando o eheim a trabalhar so com o "algudao". so mais uma questao que tenho com a funcinalidade da lampada uv , qual a melhor maneira de usar ? quantas horas por dia ,ect . nao sei muito bem para que serve a uv a nao ser que mata bacterias boas e mas para os peixes. cump Citar
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 10, 2009 Publicado: Dezembro 10, 2009 Olá, Podes sempre por optar por fazer filtragem mecânica num filtro e biológica noutro filtro. Lâmpada de uv não tem tempo de uso, penso eu, quanto mais lenta a água passar por ele melhor. Serve exactamente para o que escreveste, matar bactérias, bicharada que poderá ser prejudicial, claro que tb pode matar alguma coisa boa.... mas não faço ideia qual. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
tunedpuma Publicado: Dezembro 10, 2009 Autor Publicado: Dezembro 10, 2009 Olá, Podes sempre por optar por fazer filtragem mecânica num filtro e biológica noutro filtro. Lâmpada de uv não tem tempo de uso, penso eu, quanto mais lenta a água passar por ele melhor. Serve exactamente para o que escreveste, matar bactérias, bicharada que poderá ser prejudicial, claro que tb pode matar alguma coisa boa.... mas não faço ideia qual. qual a diference entre filtragem biologica e mecanica ? cump Citar
popxunga Publicado: Dezembro 11, 2009 Publicado: Dezembro 11, 2009 (editado) Boas ... Tens imensos tópicos aqui no fórum que explicam bem a diferença entre os dois tipos de filtragem. É só procurar e ler ! A diferença básica é consequência dos materiais que colocas dentro dos filtros. Pr exemplo, o material a que chamas algodão, serve para fazer filtragem mecânica assim como a maioria das esponjas (senão todas) também. As cerâmicas, as bio-balls e outros materiais do género servem para fazer filtragem biológica. Diz-se assim porque são materiais que permitem a fixação de bactérias e outros micro-organismos que são essenciais para "consumir" alguns produtos químicos prejudiciais que se formam no aquário. Se tens dois filtros, podes usar um só com esponjas e "algodão" e no outro, colocas algodão logo a seguir à entrada de água e depois apenas cerâmicas, bio-balls, etc ... No que respeita à luz UVC é outro assunto amplamente debatido e onde não há acordo praticamente em nada. Pela minha experiência acho que é um elemento benéfico. Quanto á quantidade de horas que a deves deixar ligada, tb não há unanimidade. No meu caso ligo-a durante 8 horas das 23:00 às 07:00. As lâmpadas UVC podem durar muito tempo, mas a sua eficácia vai-se reduzindo. Normalmente as lâmpadas UVC trazem indicado o período de vida útil em horas. Espero ter ajudado. Cumprimentos, Editado Dezembro 11, 2009 por popxunga Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
mikaqua Publicado: Dezembro 11, 2009 Publicado: Dezembro 11, 2009 A diferença básica é consequência dos materiais que colocas dentro dos filtros. Pr exemplo, o material a que chamas algodão, serve para fazer filtragem mecânica assim como a maioria das esponjas (senão todas) também. As cerâmicas, as bio-balls e outros materiais do género servem para fazer filtragem biológica. Diz-se assim porque são materiais que permitem a fixação de bactérias e outros micro-organismos que são essenciais para "consumir" alguns produtos químicos prejudiciais que se formam no aquário. Se tens dois filtros, podes usar um só com esponjas e "algodão" e no outro, colocas algodão logo a seguir à entrada de água e depois apenas cerâmicas, bio-balls, etc ... Eu tenho um filtro que tem carvao, podesme dizer qual é o melhor: o carvão ou a cerâmica? Citar
salreta Publicado: Dezembro 11, 2009 Publicado: Dezembro 11, 2009 No meu entender as cerâmicas são muito importantes para a filtragem. O carvão só se deve usar quando adicionarmos produtos químicos para tratamento de doenças por exemplo. Cps. Citar Salreta
mikaqua Publicado: Dezembro 11, 2009 Publicado: Dezembro 11, 2009 No meu entender as cerâmicas são muito importantes para a filtragem. O carvão só se deve usar quando adicionarmos produtos químicos para tratamento de doenças por exemplo. Cps. Sabes +/- o preço de uma cerâmica para um filtro de 200l/h? Citar
tunedpuma Publicado: Dezembro 12, 2009 Autor Publicado: Dezembro 12, 2009 (editado) Boas ...Tens imensos tópicos aqui no fórum que explicam bem a diferença entre os dois tipos de filtragem. É só procurar e ler ! A diferença básica é consequência dos materiais que colocas dentro dos filtros. Pr exemplo, o material a que chamas algodão, serve para fazer filtragem mecânica assim como a maioria das esponjas (senão todas) também. As cerâmicas, as bio-balls e outros materiais do género servem para fazer filtragem biológica. Diz-se assim porque são materiais que permitem a fixação de bactérias e outros micro-organismos que são essenciais para "consumir" alguns produtos químicos prejudiciais que se formam no aquário. Se tens dois filtros, podes usar um só com esponjas e "algodão" e no outro, colocas algodão logo a seguir à entrada de água e depois apenas cerâmicas, bio-balls, etc ... No que respeita à luz UVC é outro assunto amplamente debatido e onde não há acordo praticamente em nada. Pela minha experiência acho que é um elemento benéfico. Quanto á quantidade de horas que a deves deixar ligada, tb não há unanimidade. No meu caso ligo-a durante 8 horas das 23:00 às 07:00. As lâmpadas UVC podem durar muito tempo, mas a sua eficácia vai-se reduzindo. Normalmente as lâmpadas UVC trazem indicado o período de vida útil em horas. Espero ter ajudado. Cumprimentos, ok , e´isso que vou fazer mas no eheim que e´o que esta em uso ha uns anos ,tenho as ceramicas logo em baixo (na entrada de agua) depois tenho um material tipo fio de cedela verde, e por fim esponjas e "algodao". no outro que o montei ontem deixei so com esponjas e o algodao . achas que devo adicionar mais alguma coisa no eheim para a filtragem biologica ou sera suficiente assim ? A lampada uv remove nitratos ou isso ? cumpriemntos e obrigado pela ajuda Editado Dezembro 12, 2009 por tunedpuma Citar
popxunga Publicado: Dezembro 13, 2009 Publicado: Dezembro 13, 2009 (editado) ok , e´isso que vou fazer mas no eheim que e´o que esta em uso ha uns anos ,tenho as ceramicas logo em baixo (na entrada de agua) depois tenho um material tipo fio de cedela verde, e por fim esponjas e "algodao". no outro que o montei ontem deixei so com esponjas e o algodao . achas que devo adicionar mais alguma coisa no eheim para a filtragem biologica ou sera suficiente assim ? A lampada uv remove nitratos ou isso ? cumpriemntos e obrigado pela ajuda Olá ... Embora tb isto pareça ser discutível, ter as cerâmicas e outros materiais do género logo após a entrada de água não é boa ideia pois dessa foram acumulam muitos detritos que reduzem o espaço disponível para as bactérias viverem em boas condições. Por isso se deve pôr algum material de filtragem mecânica à entrada ("algodão"/esponjas). Isto facilita tb a limpeza do filtro. Não esquecer nunca que as matérias filtrantes que estão dentro do filtro só devem ser lavadas com água do próprio aquário pois a água da torneira mata as bactérias. O melhor é aproveitar para periodicamente limpar o filtro fazendo-o coincidir com a mudança parcial de água do aqua (tpa). Para efeitos de filtragem biológica uso para além das cerâmicas e de bio-balls isto: _ttp://www.seachem.com/Products/product_pages/Matrix.html A luz UVC não remove nitratos nem qualquer outro composto químico. Apenas mata bicharada. Cumprimentos, Editado Dezembro 13, 2009 por popxunga Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
Recommended Posts