Recommended Posts

Publicado

Boa Tarde

Recentemente adquiri um aquario de 60L para peixes de agua quente. Instalei tudo mas noto agora que se forma muita condensação nas paredes do aquario que estão acima da linha de agua, inclusivé na tampa do aquario.

E ainda devido aos salpicos criados pelo rebentar das bolhas de ar vindo da bomba de cada vez que abro a tampa é so gotas a cair, algumas delas para o vidro traseiro do aquario.

Isto é normal? Isto pode se evitar?

Atenciosamente

Publicado:

Muito obrigado Sr. Hugo. La terá que ser.

Agora quanto ao desligar a bomba depois os peixes podem ficar sem oxigenio na agua e isso eu não quero.

Não existindo outra forma tera que ser assim.

Atenciosamente

Publicado:

Olá novamente.

Penso que haja aí alguma confusão, pois a bomba de ar por si só não dá oxigénio aos peixes, o que faz é largar bolhas de ar, que ao chegarem à superfície da água a fazem movimentar e esse movimento permite uma maior troca gasosa, ou seja, liberta co2 existente na água e entra o2.

O que não pode desligar é o filtro. Se este for externo e tiver flauta (tubo com furos por onde saí a água) se o colocar junto à superfície vai permitir a mesma troca gasosa.

Publicado:

Compreendi.

O filtro que tenho em um da Tetra em cascata. Ele fica parcialmente submerso mas a parte de cima fica acima do nivel de agua para que a agua caia para o aquario em cascata.

Publicado:

Olá novamente,

Então é o suficiente (excepto se a temperatura da água subir muito) para haver oxigenação.

A bomba de ar passa a ser somente decorativa se gostas de ver lá as bolhas deixa ficar. :sign_welcome:

Publicado:

A condensação não tem a ver com a bomba de ar.

Tem a ver com a diferença de temperatura dentro do aqua e no exterior.

Quanto maior a diferença de temperatura maior a condensação.

PauloA :P

Publicado:

Boas,

A mim acontece-me o mesmo.

Tenta arranjar forma de deixar a tampa um pouco aberta, só um friso, e vês que melhora bastante.

BAsta arranjar maneira da tampa não unir totalmente com o aro que fica no vidro.

Alberto Araújo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!