Visitante Publicado Outubro 4, 2003 Publicado Outubro 4, 2003 fez ontem uma semana que tinha o meu primeiro aqua(55lts) a ciclar...fui todo contente à loja comprar os meus primeiros peixes....claro está, queria trazer todos e mais alguns, mas segundo os entendidos, apenas deveria colocar uns 2 ou 3 de cada vez...apos conversar com o um dos empregos da loja...comprei um Hypostomus punctatus(Cascudo Pintado) , uma Coridora Vela Negra e por fim um Botia palhaço(garantindo o rapaz da loja que este era um peixe resistente para começar.... ontem, assim que os meti no aqua(apos seguir os passos aqui recomendados de habituação à tem. e a agua do meu aqua) notei logo que o botia era um peixe que se assustava com facilidade e que sempre q tinha movimento perto do aqua se escondia atraz do filtro(o local mais escuro) contudo...foi o primeiro peixe que vi comer...certo que nao foi logo q lhe dei a comida, mas discretamente reparava que era um grande glutao... hoje, 24h depois, tava a olhar para o aqua qd o vejo a subir e descer no aqua a grande velocidade e sem equilibrio, nadando mesmo de costas... passado 1m morreu.... :D o meu aqua esteve a ciclar durante uma semana e estava a uma temp de 29 graus...(o aquecedor nem liga).... estou muito triste com isto...nao tanto pelo valor q paguei pelo peixe(10euros) mas pelo simples facto de ja ter ganho alguma afeicao a ele..entre os 3, era sem duvida o que dava mais vida e q dava mais gosto ver.... causas provaveis, e apesar da minha quase total inexperiencia: 1º deveria comprar 2 ou 3 botias, ja li que eles se dao melhor em cardume 2º temp da aqua, o aqua esta a 29 e li à pc que o botia gosta de 24/25... neste momento fiquei com uma mistura de sentimentos...será que volto a comprar amanha 2 ou 3 botias...ou simplesmente tento outro peixe, para nao ter de passar por isto de novo.... Gostava de ter algum feedback sobre as possiveis causas da morte... em todo o caso, isto foi mais um desabafo do meu estado de espirito, neste momento em que o peixe ainda esta aqui ao lado no aqua...como que q com esperanca que ele volte a viver.... um abraço, Marco Mousinho
MotarSolitario Publicado: Outubro 5, 2003 Publicado: Outubro 5, 2003 Desde ja ficam os meus pesames. Eu tive varios botias e neste momento so tenho um cauda de espiga por opçao so para melhor contros de provaveis invasores (caracois), mas quanto a causa da morte nao sei, so podemos pensar que foi: ou alguma doença subita, ou alguma mudança na agua, os botias palhaços nao sao tao resistentes como as outras variedades de botias, isto na minha opiniao. A temperatura nao me parece que tenha sido pois mantenho o meo a temperatura de 28º e ate agora esta vivo grande e gordo, e acima de tudo matreiro. de qualquer das formas 1 semana pareceme pouco tempo para introdução de peixes desse genero.
Ricardo Roque Publicado: Outubro 5, 2003 Publicado: Outubro 5, 2003 Oi mousinho, e os meus pesames pelo botia. Tal como o motar já disse, talvez uma semana tenha sido pouco tempo, por acaso não nos sabes dizer os valores da água? Sobre o botia se assustar com facilidade, é normal isso acontecer ainda para mais sendo um peixe de cardume e estar sozinho. O que fazer agora? Eu na tua situação aguardava mais 2 semanas para ver como os outros peixes se mantinham, e ia controlando os valores. Ao fim das 2 semanas se não houvesse mais problema nenhum com os restantes peixes e os valores estivessem aceitaveis, introduzia mais uns 3 peixinhos. Sobre a temperatura, penso que não terá sido a causa, os meus bótias dão-se lindamente com os 27º do meu aqua, e mesmo no verão quando chegou a atingir os 32º o comportamento e saúde não se alterou. Se fizesses os testes (ph, amonia e nitratos) talvez se pudesse chegar a uma melhor conclusão sobre a causa da morte. Um abraço Ricardo Ricardo Roque Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Visitante Publicado: Outubro 5, 2003 Publicado: Outubro 5, 2003 Os meus pesames pelo botia. Eu já tive algumas x botias palhaços e morreram sempre ,eles são realmente no meu entender peixes bastante senciveis e assustam-se por td e por nd, mas tb um amigo meu teve um e era bastante confiante de si mesmo e andava sempre a "parvejar". Bem neste momento eu tenho 5 botias do pakistão, são completamente diferentes as duas especies estes andam sempre de um lado para o outro no aqua a revistarem o fundo à procura de comida, mas tb customam vir muitas x à supercie, e até têm camas para dormir, utilizam as folhas das plantas para dormirem (parece mentira mas é verdade), são simplesmente fantásticos tou mesmo a pensar em comprar + 5. Aconcelho-te esta magnífica especie em x do botia palhaço mousinho, mas atenção compra pelo menos 4/5, eles são bastante resistentes e dão muita vida ao aqua. _______________ Cumps,
Visitante Publicado: Outubro 6, 2003 Publicado: Outubro 6, 2003 Pois é. Eu também já tive 3 botias palhaço e morreram todos. Acho q são peixes muito sensiveis. Tambem fiquei sem perceber qual a razão da sua morte já que tenho outros peixes e todos estão saudaveis. Deste 10 euros pelo Botia? Foste roubado... Comprei os meus por cerca de 3 ou 4 euros (já não me lembro bem).
MotarSolitario Publicado: Outubro 6, 2003 Publicado: Outubro 6, 2003 poix depende do tamanho delesse for um l ou um xl, nao e mal comprado
Visitante Publicado: Outubro 6, 2003 Publicado: Outubro 6, 2003 Eu ja vi a 13euros, mas como é claro ñ comprei tavam mm bue caros!!! ____________ Cumps, banana rock
REDRUM Publicado: Outubro 6, 2003 Publicado: Outubro 6, 2003 Desde já os meus pesames pela perda. O preço das botias palhaço não tem só em conta o tamanho, mas também o lugar onde se compra na minha zona para arranjar uma botia palhaço era uma luta só havia uma ao duas vezes por ano, ultimamente tenho ido a uma loja em Lisboa e sempre que vou lá têm sempre um aqua cheio delas. Também já tive uma que morreu pouco tempo depois de chegar ao meu aqua, e no pouco tempo que foi viva foi dos peixes mais bonitos que já tive. "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed"
Visitante Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 Pelo k tenho tado a ler aki, penso k toda a gente esta de acordo se eu disser k os botias palhaços são uns peixes de uma beldade extrema,mas são tb bastante sensiveis, e por isso morrem bastante facilmente!!! ____________ Cumps,
Paulo Almeida Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Fala quem já teve imensos Bótias palhaços e posso dizer-vos uma coisa, os bótias palhaço são peixes extremamente sensíveis e extremamente resistentes! Confuso? Nem por isso! Então é assim em primeiro lugar são peixes que não possuem escamas, são portanto os primeiros a ser atacados por parasitas e outros problemas que afectam o aquário, desde nitratos elevados, à Amónia em excesso enfim, tudo os afecta em primeiro lugar antes de atacar outros peixes (com a excepção eventualmente dos Discus), teremos que concordar então que são peixes sensíveis. Além disso o pior momento na vida destes peixes no aquário é precisamente as primeiras duas semanas, altura em que podem muito facilmente morrer por inadaptação às novas condições (este peixe é um dos que apanha facilmente Ictio por exemplo e não é raro ir a uma loja e ve-los carregados de Ictio). Por outro lado, são peixes que após estarem bem adaptados ao ambiente e desde que se tenham os cuidados necessários são super-resistentes vivendo anos e anos em perfeita saúde, mesmo em cativeiro. Além disto não podemos esquecer que o peixe não tem as ditas escamas, por isso tem que ser mais resistente que o habitual para se manter de perfeita saúde num ambiente fechado como e o nosso aquário. Só para terminar deixo aqui uma história que se passou com um bótia que eu tive à uns anos. Comprei certa vez 3 bótias que se aguentaram bem e cresceram ainda melhor, estavam gordos e bonitos (tinha comprado os ditos pequeninos). A certa altura decidi limpar o areão pois o mesmo estava péssimo devido a algumas avarias próprias de principiantes. Retirei os peixes do aquário e os bótias como eram bem grandinhos coloquei-os numa tina de água no topo de um móvel a uma altura de 1 mt do chão. Fui retirar o resto do areão e procurar as minhas Kulis à muito desaparecidas (eram 8 e eu só via 2 ou 3 de cada vez, mas lá estavam as 8 vivas e enfiadas no meio do areão). Quanto olho para trás a minha cadela (caniche) vinha com um bótia na boca que colocou a meus pés. Fiquei estarrecido, peguei no peixe, cheio de cotão e todo lambuzado pela cadela e tentei verificar se estava vivo, este nem se mexia. Estava já super convencido que o peixe tinha morto mas pelo sim pelo não fui à casa de banho e coloquei-o no lavatório com água da torneira (que é que querem foi o que me ocorreu). Deixei lá o peixe uns 10 minutos e regressei ao fim desse tempo pronto para dar o último destino ao bicho. E vocês acreditam que este estava vivo??? Nem queria acreditar,peguei nele juntei-o aos outros que entretanto tinha mudado de lugar para um recipiente mais alto e fui acabar a limpeza do aquário. Coloquei água nova, devidamente tratada. Coloquei os filtros que ainda tinham as bactérias no aquário e coloquei os peixes, incluindo os 3 bótias. O que havia caido ficou parado durante a maior parte do tempo, via-se que deveria de estar muito mal. Estava mesmo à espera que não durasse muito tempo, pois no dia seguinte ao levantar-me já veio ainda com dificuldade, comer e ao fim de 3 dias parecia que não tinha sido nada com ele. Agora digam lá que não é um peixe resistente para sobreviver a uma queda de 1 metro, ao susto de ser abocanhado por uma cadela (e olhem que a cadela não lhe fez miminhos, apenas teve a sorte dela não lhe ter feito nenhum golpe profundo e te-lo largado logo quando eu me apercebi que ela o tinha). Depois ainda levou com água à temperatura ambiente e com cloro e mesmo assim sobreviveu, é obra. Quanto ao preço pode não ser exagerado, depende do tamanho do peixe. Na maioria das lojas um bótia de 6 cms fica muitas vezes 7 Euros ou mais, com5 cms ou menos pode custar 4 ou 5 Euros. Menos não é impossivel mas é difícil de encontrar. Cumps Carpe Diem
Visitante Publicado: Outubro 11, 2003 Publicado: Outubro 11, 2003 Pois vendo bem se sobreviveu a isso tudo é, pk é bastante resistente, ha alguns peixes k certamente morriam só com o susto!!! ________________ Cumps, :D
Recommended Posts