Recommended Posts

Publicado

Depois de 1 anos e meio com um aquário de 60cm, e porque o bichinho foi crescendo, resolvi fazer um à medida para aproveitar o todo espaço onde estava o anterior. Assim mandei fazer em vidro de 8mm com as medidas 90x40x35 ( a altura não podia ser mais porque tem uma prateleira fixa por cima a 40 cm de altura com uma largura de 25.

Setup

Aquário – 90x40x35

Filtro – Tetratec N800

Aquecimento – Hydor Theo 100W

Iluminação – Ainda não está instaldada ( está com uma calha dos 24W)

Substrato Fértil JBL

Quartzo de cor preto - 1 saco

Predras pretas do jardim.

Flora

2 Anubias

1 Planta nova que não sei o nome (lado Dtº da foto) – Já agora agradeço se alguém me disser o nome

1 Planta com vários pés que retirei do aquário “velho” ( já estavam em mau estado. Agradeço ajuda na identificação

No dia da montagem cometi o erro básico de não ter lavado a “areia”. Achei que por ser própria para aquariofilia e vir em saco fechado já devia estar pronta. yikes

Enchi com àgua da companhia que normalmente está com ph 7.5-8

Uma gotas de ph minus da Será + Acondicionador anti amoníaco (Ammo lock-Api) + activador biológico (Stress Zyne – Api)

Ao longo dos dias fui acrescentando àgua da companhia para repor a evaporação, uma ou outra folha de comida e fiquei à espera do ciclo.

cpiadehpim0449.jpgw320.png

cpiadehpim0450.jpgw320.png

Ao fim de oito dias - As plantas pareciam que não estavam pegar… yikes

Ao fim de 12 dias fui a uma loja fazer os testes à água:

PH – OK, Nitritos e nitratos OK

Amónia – no máximo da escala (8 acho)

O conselho do funcionário da loja foi tirar a água toda e recomeçar o processo. Já está feito. O fundo estava cheio de suspensões não sei se quê. Só com isto parece que as plantas já têm melhor aspecto.

O que teria provocado isto? Poderá voltar a acontecer? Não fazendo ideia do que foi não sei como evitar.

Já agora podem fazer críticas à montagem.

Obrigado

José Gonçalves

José Gonçalves

Publicado:

boas

antes de mais bem vindo

primeiro, ao fim de oito dias ainda está em curso o ciclo do azoto por isso é normal o aumento de amonia, fizes-te mal em teres mudado a agua toda porque vais ter de começar o ciclo novamente.

segundo, o ph minus não é solução para baixar o ph, ao fim de pouco tempo o ph vai voltar aos valores anteriores, aconcelho-te o uso de turfa no filtro ou adição de Co2.

terceiro, as trocas de agua e limpeza do areão tambem se devem fazer durante o ciclo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Antes de mais Obrigado pela recepção e pela ajuda.

primeiro, ao fim de oito dias ainda está em curso o ciclo do azoto por isso é normal o aumento de amonia, fizes-te mal em teres mudado a agua toda porque vais ter de começar o ciclo novamente.

:P OK. Para a próxima peço outra uma opinião. Mas mantenho uma duvida - Ao fim de 12 dias ainda devia estar com a amónia com os valores tão altos?

segundo, o ph minus não é solução para baixar o ph, ao fim de pouco tempo o ph vai voltar aos valores anteriores, aconcelho-te o uso de turfa no filtro ou adição de Co2.

terceiro, as trocas de agua e limpeza do areão tambem se devem fazer durante o ciclo.

Acho que vou fazer mesmo isso e experimentar a turfa no filtro, pois tem um cantinho onde me parece que cabe um bocadinho.

Quanto às TPA's, sendo assim, desta vez vou fazer. Parece que o pai natal não me vai poder trazer peixes.

Obrigado

José

José Gonçalves

Publicado:
Antes de mais Obrigado pela recepção e pela ajuda.

:P OK. Para a próxima peço outra uma opinião. Mas mantenho uma duvida - Ao fim de 12 dias ainda devia estar com a amónia com os valores tão altos?

Acho que vou fazer mesmo isso e experimentar a turfa no filtro, pois tem um cantinho onde me parece que cabe um bocadinho.

Quanto às TPA's, sendo assim, desta vez vou fazer. Parece que o pai natal não me vai poder trazer peixes.

Obrigado

José

sim ao fim de 12 dias ainda tens amonia o ciclo demora algum tempo, fazendo as coisas como deve ser á volta de 1 mês.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Não concordo que se façam TPAs durante o ciclo (a menos que já se tenha algum peixe lá dentro, o que não é aconselhável), pois é estar a tirar uma parte de água com bactérias já úteis e meter nova água sem bactérias. Ou seja, há uma perda de bactérias.

Como estás a proceder ao ciclo? Ao fim de 12 dias, não deverias ter a amónia tão alta. Mas depende de como começaste. O que deves fazer é desde o primeiro dia colocar um bocadinho de comida, todos os dias, durante pelo menos 3 semanas (vai depender de aquário para aquário), quando depois de um pico de amónia, tiveres tido um pico de nitritos e por fim um pico de nitratos. Quando os nitratos começarem a baixar, podes colocar o primeiro habitante. Só a partir dessa data é que deves fazer uma TPA.

Atenção que a turfa deixa a água com cor de chá...Não se gostas ou não do efeito, por isso convém saberes de antemão. Podes sempre colocar um tronco, não tinge tanto a água (não esquecer de fazer o tratamento como deve ser) e também ajuda a baixar o pH. A melhor solução mesmo, é adaptares os peixes que compras para o pH que tens...

Qual o pH no aquário? Só falaste do pH da água da torneira (como mediste?Deixaste repousar durante 24 horas num recipiente primeiro?)

Publicado:

Boa noite

Desculpem só agora vir cá mas estivem sem net e depois sem tempo :discuss_gathering:

O aqua já está com muito melhor aspecto, aténjá tem vida pois está com caracois (alguma das plantas devia ter uma vez que era tudo novo)

[quote

Qual o pH no aquário? Só falaste do pH da água da torneira (como mediste?Deixaste repousar durante 24 horas num recipiente primeiro?)

O ph neste momento está nos 7.5. não deixei repousar a àgua. Será que entretanto posso pôr um limpador já que as plantas e pedras já começam a apresentar um pouco de "deposito".

Obrigado

José Gonçalves

José Gonçalves

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!