yoramdavid Publicado Dezembro 9, 2009 Publicado Dezembro 9, 2009 Boas, Tenho alguns peixes inchados (tetras, bótia palhaço e mollys). Não têm escamas levantadas (hidropisia) nem olhos inchados ou salientes, simplesmente estão inchados. Parece que vão rebentar. Retirei um que tinha como uns bicos a querer sair do abdómen para fora. Parece obstipação, mas alimento-os com o mesmo há muito tempo. Flocos e granulados. Serão parasitas intestinais? Iniciei hoje um tratamento com eSHa 2000 Os parámtros da água são: ºC: 26 ºC Ph: 7,4 GH: 5,0 Kh: 4,0 NO2: <0,3 mg/L NO3: 12,5 mg/L NH3/NH4: 0,00 mg/L Faço uma TPA de 10%/semana Alguma ideia do que poderá ser? Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
alfapa Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 E umas fotos para ajudar a malta? Os altos podem ser hexamita. Não é coisa boa... PauloA
yoramdavid Publicado: Dezembro 10, 2009 Autor Publicado: Dezembro 10, 2009 E umas fotos para ajudar a malta? Os altos podem ser hexamita. Não é coisa boa... PauloA Obrigado por responder. Pois não me lembrei de tirar fotos a esse que retirei do aquário. Agora não tenho nenhum assim. Estão apenas inchados, não há muito para ver neste momento. Depois digo se o tratamento resolveu o problema. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
yoramdavid Publicado: Dezembro 14, 2009 Autor Publicado: Dezembro 14, 2009 Os peixes ainda não estão a melhorar. Depois de quanto tempo deveriam melhorar? Um Tetra neon rosa está torto pois o inchaço é só de um lado. Devo fazer alguma coisa em especial depois do tratamento? Posso continuar com as TPA? Obrigado. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
Vitor Rodrigues Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 Boas Para parasitas internos tens que usar esha hexamita. o que tu usaste é mais para parte externa dos peixes. SE fosse eu fazia assim; trocava 30% da água, metia 1 colher de sal por cada 50l de água. No dia seguinte, quando apaga-ses a luz do aquário usava o hexamita,mas mete as doses a dobrar da indicada na tabela. Nota a cura não vai ser fácil. cump
Hugo Santos Publicado: Dezembro 15, 2009 Publicado: Dezembro 15, 2009 Boas Em nenhuma das espécies apresentadas é usual o aparecimento de spironucleus ou hexamita... Logo não vejo como o hexamita possa ajudar. Cumps
yoramdavid Publicado: Dezembro 15, 2009 Autor Publicado: Dezembro 15, 2009 O Bótia palhaço parece um que vai rebentar, põe-se deitado (de lado) debaixo de uma raiz. Adiciono uma foto, mas é difícil tirar fotos de peixes, não se vê grande coisa: Obrigado. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
AGA Publicado: Dezembro 15, 2009 Publicado: Dezembro 15, 2009 (editado) E comidinha? Estão a comer bem? Muito? Continuam com o mesmo tipo de actividade? Se sim, começa por uma dieta rigorosa... que passará por jejum uns 2 dias e depois redução da comida drasticamente até essas barrigas diminuírem. Ressalvo que isto é válido se os bichos estão com comportamentos idênticos aos habituais. Já agora cumpre o tratamento. E passa a fazer maiores TPA´s. Com a informação disponível é tudo o que posso dizer. A confirmarem-se parasitas, será mais difícil. EDIT: Os Bótia deitam-se, não é por isso que está doente. Cumps Editado Dezembro 15, 2009 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
yoramdavid Publicado: Dezembro 15, 2009 Autor Publicado: Dezembro 15, 2009 (editado) E comidinha? Estão a comer bem? Muito? Continuam com o mesmo tipo de actividade? Se sim, começa por uma dieta rigorosa... que passará por jejum uns 2 dias e depois redução da comida drasticamente até essas barrigas diminuírem. Ressalvo que isto é válido se os bichos estão com comportamentos idênticos aos habituais. Já agora cumpre o tratamento. E passa a fazer maiores TPA´s. Com a informação disponível é tudo o que posso dizer. A confirmarem-se parasitas, será mais difícil. EDIT: Os Bótia deitam-se, não é por isso que está doente. Cumps Sim, comem como se de nada fosse, tirando esse Bótia que passa agora o tempo deitado. Comem as quantidades que sempre lhes dei. Dou-lhes granulados e flocos da "Aquatic Nature". Flocos Code Veggys, granulados Tropical enegry food (multi-vitamins Omega 3-6) e discus quick grow food. A comida dos discus dou há cerca de dois mês porque comprei dois discus que entretanto morreram há cerca de um mês (esses então emagreceram). Estará relacionado com a comida dos Discus, demasiadas proteínas? Ou foram os discus que introduziram a doença? O dono da loja disse-me que os clientes que lhe compraram discus queixavam-se que ao fim de um tempo deixavam de comer. Disseram-me que os discus precisavam de ser desparasitados regularmente. Vou então passar ao jejum de dois dias para os peixes. O tratamento acabou há dois dias. Obrigado. Editado Dezembro 15, 2009 por yoramdavid Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
AGA Publicado: Dezembro 15, 2009 Publicado: Dezembro 15, 2009 Essa informação dos discus não é boa não... Vamos ver com o jejum se os tipos ficam menos inchados e depois tenta não alimentar em excesso. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
yoramdavid Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Publicado: Dezembro 22, 2009 (editado) Bem, o tratamento com o eSHa não alterou muito. O único peixe que parece estar pior é o Bótia Palhaço. Não há casos novos. O jejum não mudou nada até agora. Já passou uma semana. Incluo uma fotografia do Bótia Palhaço para ver se ajuda no diagnóstico. Passa o tempo quase todo parado no fundo como se vê na fotografia. Comparado com o da direita (estado normal, vê-se perfeitamente o quanto inchado está). Os pontos escuros é do vidro, o peixe tem uma cor mais pálida do que a normal. Obrigado. PS- Ainda não fiz o que o Vitor Rodrigues aconselhou porque parece ainda haver dúvidas acerca do que possa ser. Lembro que o Tetra neon rosa aparece inchado só de um lado, o que lhe dá uma encurvação ao corpo. Editado Dezembro 22, 2009 por yoramdavid Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
yoramdavid Publicado: Dezembro 31, 2009 Autor Publicado: Dezembro 31, 2009 Ninguém parece já interessar-se por este problema. Junto mais duas fotografias do botia que acabou por morrer. O tetra não está pior nem melhor. Parece que o peixe estava inflamado. Essas protuberâncias eram tipo gelatinosas, brancas. Tinha as guelras vermelhas, sangue. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
yoramdavid Publicado: Janeiro 25, 2010 Autor Publicado: Janeiro 25, 2010 Obrigado pelas respostas de todos. Continuam a aparecer casos no aquário. Isto não tem a ver com o facto de eu fazer as TPA's com água de garrafões? É que coincide mais ou menos com o momento em que comecei a usar essa água. Uso água da Vitalis porque tem o pH baixo. Antes eu usava água proveniente de um aparelho de osmose, mas de repente e água começou a sari a pH8.2 em vez dos 6.8 Quanto à água da torneira, essa tem pH7.6... Obrigado. Yoram Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
João Ferreira Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 (editado) ola...aposto que se abrisses a barriga a esse botia sairia pus muito mesmo BARRIGA INCHADA: pode ser sintoma de Ascite Infecciosa ou Hidropsia, hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada.Sem cura depois do peixe estar nesse estado!as razoes podem ser variadas ...por exemplo ph demasiado alto! superior a 8 acontece principalmente em botias! faz os testes a agua do aquario da osmose e garrafoes e coloca aqui os resultados abraço Editado Janeiro 26, 2010 por João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
yoramdavid Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 ola...aposto que se abrisses a barriga a esse botia sairia pus muito mesmo BARRIGA INCHADA: pode ser sintoma de Ascite Infecciosa ou Hidropsia, hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada.Sem cura depois do peixe estar nesse estado!as razoes podem ser variadas ...por exemplo ph demasiado alto! superior a 8 acontece principalmente em botias! faz os testes a agua do aquario da osmose e garrafoes e coloca aqui os resultados abraço Olá e mais uma vez obrigado por responder. De facto os sintomas correspondem à descrição dada, o próximo peixe que morrer ei de lhe abrir a barriga para ver. Ou já que não têm cura, deveria retirá-los logo? O problema é apanhá-los num aquário de 300 litros densamente plantado. Os pH: Água do aquário: pH 7.1 (tem estado estável nesse valor há algum tempo, mas quando reparei que algo se passava e fiz um teste de pH, o pH estava a 8.1 já lá vai bastante tempo, eu diria ao menos dois meses. Água dos garrafões: pH 6.2 (em repouso há dois dias com o aquasan) Água que sai do aparelho osmose: pH 8.2 ! Ainda ei de abrir outro post para esse problema do aparelho de osmose. Quanto a alimentação pouco variada: Dou sempre a mesma coisa: Um granulado para discus: o "quick grow", um granulado "Tropical energy-food" e flocos "Code veggy" todos da Aquatic Nature. Peixes infectados neste momento: Tetra neon rosa, Nariz de bêbado, Barbo titéia e Otocinclus affinis. Noto outros peixes magros (o outro bótia e alguns tetras cardinais, estando os últimos com a barriga côncava nalguns casos). Que devo fazer? Abraço. Yoram Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
João Ferreira Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 A única coisa que pode fazer é manter o ph assim e estável....7.1 Agora em relação aos peixes doentes não pode fazer nada...o que tinha de fazer ja tá feito que era baixar gradualmente o ph... Na minha opinião se tiver um medicamento tipo bactopur direct eu faria pois assim prevenia novas infecções depois é esperar para ver se mais algum morre que acredito que sim agora em relação a osmose e simples Mude a membrana e os cartuchos que pre filtram abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
yoramdavid Publicado: Janeiro 26, 2010 Autor Publicado: Janeiro 26, 2010 A única coisa que pode fazer é manter o ph assim e estável....7.1 Agora em relação aos peixes doentes não pode fazer nada...o que tinha de fazer ja tá feito que era baixar gradualmente o ph... Na minha opinião se tiver um medicamento tipo bactopur direct eu faria pois assim prevenia novas infecções depois é esperar para ver se mais algum morre que acredito que sim agora em relação a osmose e simples Mude a membrana e os cartuchos que pre filtram abraço João Ferreira Obrigado João Ferreira, Vou tentar arranjar o bactopur direct então. Espero encontrar isso na net porque no Alentejo e Algarve não têm medicamentos nas lojas. Já tinha pensado que deveria ser a membrana, vou tratar disso. É pena o vendedor me dar pouco apoio, nem sequer conseguiu abrir o cartucho da osmose. Vou pesquisar na net para ver como se faz. Abraço. Yoram Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
João Ferreira Publicado: Janeiro 26, 2010 Publicado: Janeiro 26, 2010 olha podes colocar um foto da tua osmose ou de alguma igual por aqui na net es capaz de encontrar é que tem algumas osmoses que nao da para abrir o cartucho...tens que susbituir a peça toda Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
yoramdavid Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 Aqui está um fotografia do aparelho de osmose, a parte central ao menos parece ser de abrir. Cumprimentos. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
João Ferreira Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 Aqui está um fotografia do aparelho de osmose, a parte central ao menos parece ser de abrir. Cumprimentos. a osmose é de abrir...os cartuchos do lado é que não...experimenta uma chave inglesa grande que consegues abrir...depois fala com o cable-man que arranja-te isso mais barato penso eu! abraço Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
yoramdavid Publicado: Janeiro 28, 2010 Autor Publicado: Janeiro 28, 2010 a osmose é de abrir...os cartuchos do lado é que não...experimenta uma chave inglesa grande que consegues abrir...depois fala com o cable-man que arranja-te isso mais barato penso eu! abraço Ah, Ok mas quem é o Cable man? Alguma loja online? Os cartuchos dos lados não fazem falta ser abertos para mudar as membranas? Muito obrigado pelo apoio. Yoram Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
ferreira Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 (editado) Companheiro yoramdavid como estão os teus peixes??? já tiveste melhoras? Eu tenho exactamente o mesmo problema que tu!!!! mas no meu caso só me morrerem os bótias......tinha um cardume com 12 peixes, todos com mais de 15cms e agora já só tenho 7!!! Têm morrido um por semana, por isso imagina há quanto tempo isto dura.... Não consigo identificar o problema mas os sintomas são exactamente iguais aos teus. o mesmo!! já tentei um pouco de tudo, esha2000, bactopur, outra marca anti-bacterias, desparasitar.......também não sei mais o que fazer...... Os parametros da água estão normais, apenas o ph está um pouco baixo, está a 6............ ALGUÉM PODE DAR UMA AJUDA AQUI A ESTES AQUARIOFILISTAS DESESPERADOS???!!!!! senão nos próximos tempos ficamos sem peixes........... Editado Fevereiro 10, 2010 por ferreira
mindgirl Publicado: Fevereiro 5, 2010 Publicado: Fevereiro 5, 2010 Vou dar uma sugestão, flagyl 1 comprimido para 50 litros de àgua, metem os comprimidos consoante os litros de àgua que o vosso aquário tem, tpas de 50% de semana a semana, tiram àgua da torneira normal, deixem-na em repouso 48horas, depois pimba lá para dentro. Outra coisa, comida para Discus nos bótias, ham eles são peixes vegetarianos. Para eles 1 pastilha dia sim, dia não. Para os outros dêm os flocos normais, penso que a comida dos Discus pode ser, muito forte, em termos de composição. Se isso não é Hidropsia Abdominal, pode ser a doença da inflamação das guelras. Depois dêm notícias.
yoramdavid Publicado: Fevereiro 5, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2010 Companheiro yoramdavid como estão os teus peixes??? já tiveste melhoras? Eu tenho exactamente o mesmo problema que tu!!!! mas no meu caso só me morrerem os bótias......tinha um cardume com 12 peixes, todos com mais de 15cms e agora já só tenho 7!!! Têm morrido um por semana, por isso imagina há quanto tempo isto dura.... Não consigo identificar o problema mas os sintomas são exactamente iguais aos teus. o mesmo!! já tentei um pouco de tudo, esha2000, bactopur, outra marca anti-bacterias, desparasitar.......também não sei mais o que fazer...... Os parametros da água estão normais, apenas o ph está um pouco elevado, está a 8............ ALGUÉM PODE DAR UMA AJUDA AQUI A ESTES AQUARIOFILISTAS DESESPERADOS???!!!!! senão nos próximos tempos ficamos sem peixes........... Pois, ainda não tenho muias melhoras, os peixes demoram muito a morrerem, eu diria um por mês. Adquiri há pouco tempo o Bactopur direct, vou experimentar com esse para ver o que dá. O esha 2000 é para parasitas externos, não alterou nada. Vou dar uma sugestão, flagyl 1 comprimido para 50 litros de àgua, metem os comprimidos consoante os litros de àgua que o vosso aquário tem, tpas de 50% de semana a semana, tiram àgua da torneira normal, deixem-na em repouso 48horas, depois pimba lá para dentro.Outra coisa, comida para Discus nos bótias, ham eles são peixes vegetarianos. Para eles 1 pastilha dia sim, dia não. Para os outros dêm os flocos normais, penso que a comida dos Discus pode ser, muito forte, em termos de composição. Se isso não é Hidropsia Abdominal, pode ser a doença da inflamação das guelras. Depois dêm notícias. Obrigado pela dica, de facto estou a dar comida para discus aos peixes e já tinha desconfiado que essa comida poderia ser muito forte. O dono da loja tinha-me dito que não ia fazer mal nenhum, vou retirar-lhes essa comida e dar o outro granulado e os flocos que dava antes de ter os discus. Estou em Lisboa neste momento, onde posso comprar o flagyl? Não tenho carro, ando de Metro. Obrigado. Yoram DavidMeu aquário: www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70482&st=100 #113
nf98977a Publicado: Fevereiro 6, 2010 Publicado: Fevereiro 6, 2010 Boas, flagyl encontras em qualquer farmácia. Como é um antibiótico vão-te perguntar pela receita médica, mas diz para o que é, que em princípio vendem-to. Cumps.
Recommended Posts