Stromau Publicado Dezembro 9, 2009 Publicado Dezembro 9, 2009 O pH do meu aqua está nos 7.5, mas a água da torneira sai entre os 6.5 e os 7, não tenho pedras calcárias, nem areão calcário (fiz o famoso teste do vinagre, e não reagiu nem no areão nem nas pedras), curioso é que se deixar a água num copo a repousar algumas horas o pH já está mais alto, normalmente quando a água repousa, o pH tem tendencia para baixar, certo? No meu caso, aumenta.... Deixo aqui as caracteristicas do aqua em questão: - 101 Litros - Areão Aquality Black Gravel - Substracto fértil da Tropica - Pedras roladas em granito e outras não calcárias - Aquecedor de 200 Watts - Filtro manhoso interno, mas vai ser substituido por um Eihem Ecco Pro 300 Caracteristicas da água: - pH 7.5 - GH 3 gotas - KH 2 gotas - NH4 0 - NO2 0,03 mg/l - NO3 5 mg/l (Penso que pelos valores do teste, o ciclo esteja completo, peço a vossa opinião) Ainda esta semana, vou introduzir as plantas, nada de muito exigente até porque não quero CO2, tou inclinado para uns fetos de java, anúbias, e musgo de java. Peixes, de inicio vou por apenas equipa de limpeza, 2 ottos e 1 LDA25. Tou preocupado com o pH, poix preferia que tivesse entre os 6.9 e os 7.2, adicionar turfa ou folha de almendroeiro, vai-me baixar o pH? Aqui ficam fotos do aqua a ciclar ou já ciclado.... Agradeço opiniões. Citar
Zélito Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 boas so duas gotas de kH? entao o teu kH e de 2? se assim for tens uma agua muito "mole" cujo pH varia bastante. eu acho que a agua quando quente tem o pH superior ao da agua fria. mas não tenho a certeza. de qualquer modo podes sempre tentar. tas também no inico de vida do aqua. variaçoes de pH e etc... e normal. espera mais um pouco ate pores peixes. o aquario convem ficar 3 ou 4 semanas de quarentena. os valores ate podem dar 0 quando fazes o teste, mas isso nao implica que nao hajam picos de nitratos. pra ja deixa estabilizar o aqua para ver no que da. podes tambem adicionar troncos e CO2 caseiro (facil e barato) que baixa logo o pH. Citar
Stromau Publicado: Dezembro 9, 2009 Autor Publicado: Dezembro 9, 2009 Sim o KH é de 2, sei que por ser muito baixo, implica que podem haver variações de pH facilmente, mas o engraçado é que por enquanto não existem variações, ou seja, o pH aumenta, mas depois estabiliza nos 7.5. Já tinha pensado num tronco, mas depois de por as pedras, apercebi-me que não tinha grande espaço para um tronco, por isso acho que vou optar, pela turfa no filtro ou folha de almendroeiro. Se o pH fica-se nos 7.2 já ficava contente...mas a ver vamos. Em relação aos peixitos, logo vejo a evolução do aqua até ao fim de semana, se os valores não se alterarem, talvez os meta, também são só 3, se por algum motivo a colónia de bactérias não der conta do recado, vai de tpa´s para cima. Citar
Zélito Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 tem calma com os peixes. eu compreendo te mas tem mais calma. cuidado aquas novos podem ter picos de nitratos por isso mais uma vez tem calma e nao ponhas ja peixes. a turfa e boa mas poe te a agua "suja". mas e tudo uma questao de estetica. o aqua e pra plantar nao e? entao CO2 mesmo necessario. também estou a iniciar na parte das plantas toma ve este link http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t10394.html para as colonias de bacterias compra sera siporax, sao umas ceramicas que servem de casa para oas bacterias. e mesmo optimo pro ciclo e estabilidade e alem disso so custa cerca de 3e. se nao tiveres plantas ou peixes no aqua podes por a temperatura a 30º que e bom pra proliferaçao das bacterias. boa sorte com isso Citar
Stromau Publicado: Dezembro 9, 2009 Autor Publicado: Dezembro 9, 2009 Bem quantos aos peixes, acho que não referi no meu primeiro post, tenho o aquário a ciclar há coisa de 3 semanas, com uma temperatura de 30º, precisamente para acelarar o ciclo do azoto. CO2, sempre me disseram que não precisava para as plantas que quero por, ou seja plantas de baixa manutenção, como é o caso de anúbias, fetos de java ou musgo de java. A turfa deixa a água com um tom amarelado, mas já li por aqui no forum que os troncos fazem exactamente o mesmo. Em relação às cerâmicas que falas, são sem dúvida boas, mas não vou precisar de as comprar porque o ecco pro 300 já trás massas filtrantes, em principio chega sexta feira. A única questão que me preocupa mesmo é o pH que para o que eu quero tá um bocado alto, no limite mesmo. Citar
Zélito Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 também li o mesmo para os troncos mas ha tratamentos que se fazem para isso. ora aqui tens um link para isso http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php eu tambem tenho troncos. fiz um tratamento semelhante a um dos que encontrei nesse site (pus em agua salgada 2 semanas e depois fervi) o tronco nao me alterou a cor da agua. a agua do meu aqua nao estao totalmente cristalina, o que e normal, mas não ficou amarelada ou cor de cha. os troncos e a turfa estabilizam o pH. as plantas tambem ajudam acho eu. tambem tenho dessas plantas e também li isso mas um sistema simples e caseiro de CO2 e sempre bom para elas crescerem e pra baixar o pH. aconcelho te mas cuidado com as variaçoes de CO2 devido ao teu kH Bem quantos aos peixes, acho que não referi no meu primeiro post, tenho o aquário a ciclar há coisa de 3 semanas, com uma temperatura de 30º, precisamente para acelarar o ciclo do azoto. CO2, sempre me disseram que não precisava para as plantas que quero por, ou seja plantas de baixa manutenção, como é o caso de anúbias, fetos de java ou musgo de java. A turfa deixa a água com um tom amarelado, mas já li por aqui no forum que os troncos fazem exactamente o mesmo. Em relação às cerâmicas que falas, são sem dúvida boas, mas não vou precisar de as comprar porque o ecco pro 300 já trás massas filtrantes, em principio chega sexta feira. A única questão que me preocupa mesmo é o pH que para o que eu quero tá um bocado alto, no limite mesmo. Citar
Stromau Publicado: Dezembro 10, 2009 Autor Publicado: Dezembro 10, 2009 Por acaso não sabia que havia esses truques para os troncos não tingirem a água, sendo assim acho que vou optar pelo tronco, mas como não tenho muito espaço no aqua, se calhar vou cortar o tronco em várias réguas e cobrir com musgo de java. Realmente o meu KH é mto baixo, o que me vai obrigar a fazer testes de pH com mais regularidade... Vou optar então pelo tronco e com o tempo vamos ver se o pH baixa.... Citar
Zélito Publicado: Dezembro 10, 2009 Publicado: Dezembro 10, 2009 tens uma aqua fixe mas tem muita pedra mesmo. da um pouco aspecto de nudesa, aconcelho t a tirar uma ou outra pedra e punhas troncos e plantas. os troncos demoram bastante tempo a baixar de pH e depende tambem do tamanho do tronco. vai a loja e escolhe um. aquilo vende se em pequenas tiras ou troncos maiores e sao baratos. cuidado se te puseres com ideias de cortar aquilo, aviso ja que aquela madeira e super dura. ja verificaste se as pedras sao calcarias? poe vinagre ou gotas de limao, se borbulhar e porque e calcario! o calcario aumenta o pH e toxico pros peixes. força ai Por acaso não sabia que havia esses truques para os troncos não tingirem a água, sendo assim acho que vou optar pelo tronco, mas como não tenho muito espaço no aqua, se calhar vou cortar o tronco em várias réguas e cobrir com musgo de java. Realmente o meu KH é mto baixo, o que me vai obrigar a fazer testes de pH com mais regularidade... Vou optar então pelo tronco e com o tempo vamos ver se o pH baixa.... Citar
Stromau Publicado: Dezembro 10, 2009 Autor Publicado: Dezembro 10, 2009 Pois, tenho de ver isso dos troncos em alguma loja aqui da zona... Hoje fiz uma tpa de 25%, o ph estava quase nos 8...e não sei porquê.... Fiz o teste do vinagre em todas as pedras e nenhuma reagiu....inclusivé o areão... Usei água de um filtro que tenho na água cá de casa... Vamos ver o desenvolvimento.... Citar
Recommended Posts