bender Publicado Dezembro 9, 2009 Publicado Dezembro 9, 2009 Boas falaram-me sobre este forum que era muito bom pra aprender sobre uma das minhas paixões que tenho a alguns anos e que ja a muito que ando pra retomar. Tudo começou quando era pequenito os meus pais deram-me um aquario que ate tava porreiro, mas que era pequeno, ate que um dia tudo terminou e a paixao permaneceu agora que sou mais velho quero retomar mas com um aquario maior. o que me fez com que demora-se anos ate me decidir esta semana em que tinha de ser mesmo, entao ando por aki muito empolgado a descubrir coisas e a tentar perceber outras. Se me podecem ajudar nas minhas duvidas de iniciante agradecia. Eu queria fazer o meu proprio aquario mais ou menos nestas medidas 150x50x50 so que tenho algumas como por exemplo a expessura dos vidro que deverá ter tambem vi ai a falarem do travamento mas nao sei o k isso é, gostava de saber se ha algum silicone especial pra colar os vidros, o que me aconcelham de sistema de filtragem interna ou externa e é capaz de no futuro virem mais dúvidas conforme vou avançando no projecto. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 Boas falaram-me sobre este forum que era muito bom pra aprender sobre uma das minhas paixões que tenho a alguns anos e que ja a muito que ando pra retomar. Tudo começou quando era pequenito os meus pais deram-me um aquario que ate tava porreiro, mas que era pequeno, ate que um dia tudo terminou e a paixao permaneceu agora que sou mais velho quero retomar mas com um aquario maior. o que me fez com que demora-se anos ate me decidir esta semana em que tinha de ser mesmo, entao ando por aki muito empolgado a descubrir coisas e a tentar perceber outras. Se me podecem ajudar nas minhas duvidas de iniciante agradecia. Eu queria fazer o meu proprio aquario mais ou menos nestas medidas 150x50x50 so que tenho algumas como por exemplo a expessura dos vidro que deverá ter tambem vi ai a falarem do travamento mas nao sei o k isso é, gostava de saber se ha algum silicone especial pra colar os vidros, o que me aconcelham de sistema de filtragem interna ou externa e é capaz de no futuro virem mais dúvidas conforme vou avançando no projecto. Olá bem vindo. Para um aqua desse tamanho pelo menos vidro de 10mm de espessura (no minimo) pois são à volta de 300 litros de água. O travamento são pequenas travessas de vidro que coladas no aqua que servem para reforço do mesmo (por causa da pressão da àgua nas paredes do aqua). Quanto à filtragem, eu aposto na externa podendo até considerar uma sump (pesquisa por aqui e irás descobrir mais informações). Se não tens experiência com a construção de aquários, recomendo a recolha de mais informações sobre o assunto, existe silicone específica para aquários, assim como técnicas de construção que convém saber-se antes de se iniciar numa aventura dessa magnitude. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 Bem vindo ao forum, É preciso coragem para montar o seu próprio aquário, digo isto, porque à 3 meses montei o meu, e deu muito trabalho. Se fosse hoje optaria por comprar um já feito, se procurares encontras mais económico que se fores tu a montar( vidro + silicone + tempo dispendido ), sei que dá um prazer diferente mas o próximo vou comprar um já feito. Sobre informação para montar o teu próprio aquário vieste à fonte prefeita para tal é só procurar na barra google aqui no forum e aparecem muitos artigos e imagens de montagens. Boa sorte e coragem Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
bender Publicado: Dezembro 17, 2009 Autor Publicado: Dezembro 17, 2009 Obg pela ajuda, tenho me andado a informar aki no forum e com algumas pessoas e falaram-me do tipo de vidro que os aquarios ja comprados vem com um vidro que nao deixa passar luz tipo mais escuro ou assim, esse tipo de vidro é que é necessário sabem se tb se vende? Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 (editado) A novidade em vidro para aquários é o vidro extra-claro, que se vê por exemplo na ADA, e já começa a ser muito utilizado na Europa, consegues arranjar esse vidro com muita facilidade, apesar de ser muito mais dispendioso. Para um aquário plantado o efeito do vidro extra-claro é muito bom porque realça sempre mais o layout e para a fotografia é muito melhor porque reduz o reflexo e permite uma foto mais atrativa. Sobre o outro vidro apenas conheço o normal, mais escuro não é aconselhado, apesar de que o normal com o aumento da sua grossura aumenta o efeito verde do vidro. Mais esclarecido? Editado Dezembro 17, 2009 por AntonioPedroPinto Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
bender Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Publicado: Dezembro 18, 2009 obrigado vou ver disso entao na empresa de vidros. Eu tava a falar do vidro escuro porque foi o que um gajo de uma loja de animais tava a falar que o aquario que la tinha ja tinha um vidro mais escuro pra nao entrar a luz eu nao percebi muito bem, é que ele falou foi que ia ao compra o vidro era vidro de janela e tal que era transparente, epa nao percebi muito bem eu acho que ele queria era vender os aquario que la tinha :D e a falar dos componentes que tem de se comprar pra filtragem da agua etc etc tambem fiquei a perceber o mesmo lol. Só uma coisa isso do ADA que falas-te é um tipo de vidro compra-se em qualquer empresa de vidros né? é que tenho uns contactos pra arranjar vidros numa empresa bem mais baratos Tou desejante de começar agora quero ver se vou a uma loja porreira pra ver preços de equipamentos pra montar e ainda tenho de ir ver do silicone é assim.... que é pra ver se depois começo a por aki fotos com o inicio do projecto e pra ver as duvidas que virão novamente talvez. Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 18, 2009 Publicado: Dezembro 18, 2009 Bender, A ADA é uma empresa Japonesa de aquariofilia, e foram eles uns dos impulsionadores dos aquários em vidro extra claro com silicone transparente, para se obter o máximo de imagem do aquário sem intreferências. Sendo a tua vontade a construção do teu próprio aquário o melhor conselho que te dou é muita paciência e calma na construção do mesmo e desenvolvimento de cada promenor. Tenta ler o máximo antes de comprar algo que penses que seja oportuno. Começa com os esquemas de montagem de um aquário, depois definir o local a colocar e só depois verificas as medidas para encomendar os vidros sempre normais e nunca temperados. Antes disto tudo define o que realmente queres ter no aquário, tipo de peixes, plantas, etc ... , a isto se chama definir o tipo de ambiente/biotopo, e existem muitas opções em água doce quente, estilo amazónico, africano, asiático, ... Tendo esta parte escolhida já saberás as necessidades para ter o que escolhes ( pH, temp., dimensões minimas do aquário, etc), avanças com o projecto calmamente, muitas dúvidas irão surgir ao longo da tua pesquisa, por isso estamos aqui. Até mais logo Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
bender Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Publicado: Dezembro 18, 2009 THANKS nunca pensei nisso de antes de fazer o aquario ter de escolher ja o biotipo tenho entao de começar ja a pensar nisso eu tava a pensar em fazer um com muitas plantas penso que seja estilo amazonico gosto de ver com muita verdura. Ja tou a ver que tenho de ler muito Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 19, 2009 Publicado: Dezembro 19, 2009 Um pouco. Mas serás bem recompensado pelo conhecimento adquirido, nunca ocupa espaço e nunca é demais. Mas se optares por estilo amazónico, tens de ter atenção que é muito exigente em termos de aplicação da tua parte e em termos monetários, porque exige fertilização, injecção de CO2 ou adição de excel, o pH ácido de 5,5 a 6,8, pode sempre variar conforme a fauna que quiseres colocar, e a temperatura é outro factor a ter em conta quer na fauna e flora. Pesquisa e quando tiveres dúvidas coloca no forum para te ajudarem a compreender melhor o assunto. Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
Recommended Posts