ef70 Publicado Dezembro 7, 2009 Publicado Dezembro 7, 2009 Caríssimos boas, Desculpem a dimensão do texto, mas a minha experiência pode ajudar alguém... tenho passado algumas horas a ler e ler este fórum, e tenho aprendido muitas coisas! Esta é a minha primeira intervenção neste fórum. Já à algumas semanas (cerca de 5) que comprei uma nova casa para os meus peixinhos.... Antigamente tinha um aqua bem pequeno que, por ser pequeno teve de crescer... O meu primeiro aqua era de 20 litros, daqueles que já vem tudo pronto, com filtro e tudo... mas os peixinhos (e desculpem trata-los por peixinhos pois como iniciante não sei bem as espécies dos peixinhos...) cresceram de mais e já não "cabiam" no Aqua. Bem, comprei um aqua de 120 Litros para alojar 7 peixinhos (vou descrever o melhor que posso - todos de agua fria): 1 - dourado bem gordo (tem bem uns 8cm e 1 ano de idade comigo) e de cauda curta 1- dourado parecido com o anterior mas tem uma cauda que parece um véu (7 cm e 1 ano comigo) 1- meio dourado meio acastanhado (manchas acastanhadas) com também uma cauda grande mas mais pequena que o anterior (1 ano comigo . 6CM) 1- muito prateado e esbranquiçado e também dourado comprido (4cm 1 ano comigo) 1- parecido com os anteriores e azulito mas com uma cauda maior (este tem a particularidade de ter as guelras vermelhas (1 ano comigo. 6 cm) 2 - branquelas pequeninos (1 mês - 2cm) 1- Muito dourado (cor de ouro, não de laranja... 1 mês 2 cm) Bem estes são os amiguinhos cá em casa de dois adultos e 3 crianças (8 anos, 7 anos e de 10 meses (que o mais pequenote - ADORA) (-só não os consegue apanhar...ehehehe) O AQUA Como já referi o aqua é de 120 litros Aqualys com abertura em V A bomba é uma new-jet de 800l/H Em termos de filtragem tem (e começando pelo circuito da água) Lã de Vidro (tive de colocar na primeira zona - acho que se chama zona de decantação) No segundo compartimento tenho lã de vidro Carvão activo Lã de vidro ZEOLITH EXCEL AQUATIC NATURE BIO-RING S EXCELAQUATIC NATURE BIO-CHIP 0.9L AQUATIC NATURE (penso não estar enganado relativamente a este item - trata-se de umas bolinhas em plástico preto...) no 3º compartimento tenho apenas a bomba. Dento do aqua tenho um termostato de 50W (sei que é escaço para a capacidade de agua, mas era o que tinha para o aqua de 20 litros... e como não tenho grandes oscilações de temperatura em casa, pois está todo o ano climatizada, não tenho tido oscilações. A temperatura da agua ronda os 26,5 graus) 1 termómetro 1 aparelho de oxigenar a agua Areia no fundo 2 plantas artificiais 2 elementos decorativos artificiais (acho que são de marfinite) VIVID FILTER START 300MLAQUATIC NATURE Lâmpada de 25W meio azulada (está com uma tomada temporizada e tem 12 horas de iluminação do aqua) O Aqua está instalado numa sala que praticamente não tem luz natural Bem, e voltando "à Guerra"... os peixinhos que viveram no aqua pequenino sempre viveram bem, até que não conseguia segurar a agua pois eram de mais para a quantidade de agua que tinham. Os Problemas: Após duas semanas de funcionamento, o aqua ficou completamente verde (algas) e durante as ultimas 3 semanas tem sido "uma guerra" para tentar equilibrar o aqua. Fiz de tudo, TPA's diárias, que chegou a ser de 70% da agua, anti nitratos, bactérias vivas, produto para baixar o PH... As asneiras: Eu sei que nunca deveria ter colocado os peixes dentro do novo aqua imediatamente que o montei, mas não tinha outra possibilidade pois no outro aqua iam morrer. Sei que provavelmente estou a errar em ter lã de vidro no primeiro compartimento... mas foi a única maneira de conseguir minimizar as algas no aqua. Desde que fiz esta operação a agua está mais clara. Ainda só consegui analisar o PH da agua pois ainda não encontrei marcadores para analisar os outros itens. Posso vos dizer que vivo no Algarve, e as duas lojas onde tenho feito "compras" são o Picanço de Faro e a QuarteiraPet em Quarteira. A coisa boa: Não tive baixas ! ! ! ! (como disse o Gerente da loja de Quarteira, algo deve estar a fazer bem pois não teve baixas...) O Ph da agua da torneira vem a cerca de 8 e no aquário fica superior a 8. No passado sábado (e foi a partir daí que a agua ficou melhor e aparentemente ainda não a tenho VERDE) fiz uma mudança radical da água (90%) e meti agua de osmose que tem PH a 5. Os coitados dos peixes ficaram muito combalidos (pudera com uma alteração destas) mas no domingo já estava cheios de vitalidade. Mesmo com esta alteração, o PH da agua voltou a subir estando a 8 (coisa que não entendi) mas os peixes aguentaram... Perguntas (se me puderem ajudar...) Como consigo estabilizar o PH mais baixo pois gostaria de colocar mais uns peixinhos (limpa fundos e limpa vidros) mas sei que se os colocar com este PH não vão sobreviver. Como conseguir que as algas não apareçam? Sugestões que me possam dar para dar mais qualidade de vida aos meus peixinhos. Outra pergunta que vos queria fazer: Vou estar ausente cerca de 8 dias e não tenho quem me possa ir alimentar. Já vi que existem umas bombas para alimentar (muito caras...) e também umas pastilhas (acho que são da JBL) o que sugerem? as pastilhas são eficazes? Obrigada pela vossa ajuda e um bem haja a todos que ajudam pessoas como eu. Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 Bem vindo ao forum Bem para começar, existe muita confusão em vários aspectos, mas vou começar por referir que deverá pesquisar 1º sobre os peixes que tem, é muito simples, google(imagens) e começa a pesquisar por peixes dourados e vão aparecer muitos e respectivas fontes de informação que darão uma ajuda sobre que condições deverá ter para cada tipo de peixe ( pH, temperatura, kH, flora, etc) De outra forma é colocar umas fotos para se poderem identificar! Como refere, os peixes que tem são de água fria, tipo lago, por isso a fonte de aquecimento será suficiente talvez dispensável. Mas aqui não vou dar muitas opiniões pois não conheço as necessidades destes peixes, mas por outro lado, existem pessoas do forum que tem muita experiência e ajudarão nas dúvidas que apresenta. Boa sorte Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
ef70 Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 Bem vindo ao forum Bem para começar, existe muita confusão em vários aspectos, mas vou começar por referir que deverá pesquisar 1º sobre os peixes que tem, é muito simples, google(imagens) e começa a pesquisar por peixes dourados e vão aparecer muitos e respectivas fontes de informação que darão uma ajuda sobre que condições deverá ter para cada tipo de peixe ( pH, temperatura, kH, flora, etc) De outra forma é colocar umas fotos para se poderem identificar! Como refere, os peixes que tem são de água fria, tipo lago, por isso a fonte de aquecimento será suficiente talvez dispensável. Mas aqui não vou dar muitas opiniões pois não conheço as necessidades destes peixes, mas por outro lado, existem pessoas do forum que tem muita experiência e ajudarão nas dúvidas que apresenta. Boa sorte Obrigado!!!!!! Citar
ef70 Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 (editado) boas, OS peixes que tenho no aqua são Oranda, Shubunkin, Kinguio e cometa Editado Dezembro 7, 2009 por ef70 Citar
ef70 Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 Bem vindo. Agora não tenho muito tempo mas depois explico melhor o que vou avisar. Não tentes baixar o ph, deixa estar a 8 que eles gostam. As algas foram derivadas ao aquario não estar ciclado e teres o fotoperiodo muito longo. Desliga o termostato ou coloca no mínimo, logo que a temperatura não desça abaixo dos 15º está bom para eles. Se vires os peixes muito a superfície a bocejar troca imediatamente metade da agua. Esses peixes ainda são muito pequenos, vão ficar maiores, não caias na tentação de comprar mais. Kinguio ou Peixe Vermelho ou Japones ou Goldfish é na realidade o Carassius Auratus, isto so para dizer que a Oranda e o Shubunkin e Cometa são todos kinguios ou Peixes vermelhos ou o que lhes queiras chamar. Não coloques químicos na agua para as algas ou para descer o ph ou para quer o que seja. Obrigada. O meu medo era estar com o PH muito alto e acontecer uma tragédia... Se posso ter o PH nesse niveis, posso usar a agua da torneira com o inibidor de cloro. Ou aconcelha a agua de osmose? (a agua da torneira é muito dura) Citar
ef70 Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 Podias dizer que plantas tens e decoração, que usas como fundo etc.Se colocares uma foto é mais fácil ajudar. Relativamente a ires de ferias e se é só uma semana o melhor e não dar de comer, eles não morrem por não comerem durante uma semana e alem disso o aquário esta a ciclar, como foi montado a pouco mais de 15 dias o pico de amónia deve de estar a passar e ainda vem ai o pico de nitritos que os pode matar, se deres de comer estas a contribuir para um maior desequilíbrio, o ideal e na antevéspera de ires embora fazeres um tpa de 50 % e deixar sem comer, eu sei que custa mas é o melhor para eles. Deixo AQUI !!! um site onde podes ver as varias variantes da mesma espécie. E NESTE link um resumo bem realista das necessidades do peixe em questão. As plantas são artificiais e no fundo apenas tenho areia (comprada na loja) Hoje à noite vou fazer umas fotos e vou colocar aqui Citar
ef70 Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 Aqui vai as imagens do aqua e dos seu habitantes Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 (editado) Muito porreiro, Pessoalmente adoro peixes de água doce mas quente, mas tens uns bons exemplares e bem gordos! A água está um pouco turva, mas nada que não se resolva ( testes de água tens, amónia, nitratos, nitritos ), umas plantas e ficará ainda melhor Os meus parabens Editado Dezembro 7, 2009 por AntonioPedroPinto Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
ef70 Publicado: Dezembro 8, 2009 Autor Publicado: Dezembro 8, 2009 Hum, o aquário é tapado correcto? correcto, tem uma tampa que abre em V a lampada é SYLVANIA GRO-LUX F25W / 30'' / GRO - T8 Citar
ef70 Publicado: Dezembro 8, 2009 Autor Publicado: Dezembro 8, 2009 Muito porreiro, Pessoalmente adoro peixes de água doce mas quente, mas tens uns bons exemplares e bem gordos! A água está um pouco turva, mas nada que não se resolva ( testes de água tens, amónia, nitratos, nitritos ), umas plantas e ficará ainda melhor Os meus parabens Obrigado, efectivamente a agua está um pouco turva... mas nada do que se passou nas últimas 3 semanas... chegeui a nem conseguir ver os peixes... Fiz de tudo TPA's diarias, produto para baixar os nitratos, produto para baixar o PH. o que fez melhorar mesmo foi ter colocado agua de osmose. Ainda não consegui comprar os marcadores de amonia, nitratos, nitritos... apenas comprei o de PH porque quer a loja AquaPicanço quer a loja QuarteiraPet os têm esgotados. Tem sido fazer coisas um pouco no escuro... MAs ainda hoje vou tentar comprar os mrcadores. Como disse as plantas que estão no aqua são artificiais, aceito sugestões para umas naturais (mas que sejam de facil manutenção) Citar
ef70 Publicado: Dezembro 8, 2009 Autor Publicado: Dezembro 8, 2009 Ai fica bem o feto de java mas tem de ser aqueles vasos grandes ou anubias grandes, tem é de ser tudo grande para eles não as comerem. PQ perguntastes se o aqua era aberto?? Citar
ef70 Publicado: Dezembro 8, 2009 Autor Publicado: Dezembro 8, 2009 Se fosse aberto podias colocar plantas de lago. vistes as fotos do aqua?? e dos peixes?? Citar
AntonioPedroPinto Publicado: Dezembro 8, 2009 Publicado: Dezembro 8, 2009 Isso são peixes de água fria, logo ele refere plantas de àgua fria, e existem muitas e fantásticas, mas saem fora do aquário, por crescerem bastante sem grandes necessidades de fertelização. Podes sempre pesquisar plantas para àgua fria/temperatura ambiente. Se não houver testes na zona podes sempre comprar em lojas on line, que apresentam preços porreiros e que compensam os portes. Visita a área dos patrocinadores. Bom trabalho Citar Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
ef70 Publicado: Janeiro 5, 2010 Autor Publicado: Janeiro 5, 2010 Caros Amigos, Antes de mais um excelente ano para todos! Só para adicionar algumas informações ao meu tópico e agradecer a a ajuda de todos na resolução dos meus problemas Foram retiradas as plantas artificiais e colocadas 1 Anubias Lanceolata "Lucanas" 1 Anubias Barteri 1 Anubias "Odorata" 1 Anubias nana "L" Considero que as plantas foram fundamentais no equilibrio do aqua. Apenas tenho as plantas um pouco "feias"... estão com algumas partes das folhas com algo escuro, que espero que venha a desaparecer naturalmente. (já percebi que nada neste fantastico mundo acontece sem o seu devido tempo...) Como os Kinguios são peixes que sujam muito, e a primeira matéria do filtro interno de decantação fica suja muito rapidamente (lã de vidro), coloquei, segundo o circuito da agua algo de diferente... Em primeiro tenho a lã de vidro, logo imediatamente coloquei 4 compressas (daquelas que se vendem nas farmacias num pacote de papel). Esta operação permitiu que parte do material que não é filtrado pela lã de vidro fique nas compressas (é barato estas compressas). Depois mantive o Zeolit, biorings e bio chip. O aqua como que teve um "Flash" e ficou super crsitalino no dia 30/12/2009. Logo que possivel colocarei umas fotos! Estou à espera que me tragam da Ilha da Madeira umas pedras para a decoração, e também ando à procura de um tronco já maturado, para fixar as plantas. As plantas mesmo não sendo muito grandes, os Kinguios não as comeram. Apenas efectivamente se soltam do fundo, pois eles nadam junto a elas e como não estão presas a nada, de vez em quando soltam-se. Mais uma vez obrigada pela vossa preciosa ajuda. Um bem haja a todos Citar
alcaide Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 E talvez um fundo preto para não se ver a parede por trás.... Citar ALCAIDE
h_saldanha Publicado: Janeiro 5, 2010 Publicado: Janeiro 5, 2010 Parabéns pelo projecto, agora é aprender e evoluir Uma sugestão, amarra essas anúbias a uma pedra ou tronco (por exemplo com fio de pesca), não enterres o rizoma senão irá apodrecer. Só podes enterrar as raizes. Assim que puderes coloca mais fotos Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Recommended Posts