Icemanzh Publicado Dezembro 6, 2009 Publicado Dezembro 6, 2009 (editado) Antes de mais, olá a toda a comunidade aquariofilia.net! Parabéns pelos tutos DIY e pela ajuda prestada a iniciados como eu. Para não variar, e como bom novato que se preze, quer no fórum, quer no mundo aquaristico, venho em busca de ajuda... Então lá vai, mudei de casa há cerca de 4 meses e herdei um aqua 100x40x50 que cá estava, tinha tudo a trabalhar, excepto termostato (não tinha) mas estava uma miséria e sem jeito algum, ao que passados uns dias arranquei flora e fauna, limpei o tanque mudei um pouco o layout comprei mais uns peixitos e umas plantas e ficou bem melhor. Pois bem, como toda a vida gostei de peixes (sou pescador nas horas vagas...) comecei a empenhar-me mais um pouco e há 2 semanas "quase herdei" mais um tanquinho (por 50€), Juwel Panorama 260L com filtro, termostato, móvel, 12 Cicledeos que tive que despachar,100kg de areia pra aquário e, uns 10 kg de pedras cheias de algas... pus maos á obra e mudei os meus peixitos de casa, aí é que as coisas começaram a ficar sérias. Tou em mãos com a medição do pH que de momento está a 7.5 ou a 7.0 (igual á medida da torneira...) e as minhas dúvidas são as seguintes: 1- fiz a medição com dois testes diferentes TetraTest = 7.5 / Red Sea = 7.0 :D , e agora quê ??? Qual o correcto ? :D 2- tenho "meio tractor" de madeira comprada dentro do tanque, pelo que tenho lido aqui no fórum, isso deveria ajudar a baixar um pouco o ph, mas não, mantem-se exactamente como sai da torneira. Já se mantinha no outro aqua e neste continua igual, apesar de ter ainda mais madeira.... Alguma sugestão do porquê ? Dado que plantei uma boa dose de plantas, agora aproveito para experimentar o injector de CO2 caseiro e ver se o pH baixa, apesar de toda a pequenada se mostrar satisfeita com o novo habitat... sempre activos, dão piruetas, os limpa fundos até ja me planaram a areia... Será que alguém me guia um pouco nestas dúvidas ? Peço desculpa se esta não for a área correcta... Desde já agradeço as sugestões/ soluções as minhas dúvidas Icemanzh P.S. Aqui fica a lista (com tendência a crescer) dos meus tubarões... 4 Gymnocorymbus ternetzi 12 Paracheirodon axelrodi 18 Ancistrus cirrhosus + 1 Albino 1 Xiphophorus maculatus 6 Poecilia reticulata Editado Dezembro 11, 2009 por Icemanzh Citar Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...
Bytter Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 1- fiz a medição com dois testes diferentes TetraTest = 7.5 / Red Sea = 7.0 :D , e agora quê ??? Uma diferença de 0.5 parece-me razoavelmente dentro da margem de erro desse tipo de testes. Por outras palavras, preocuparia-me se um desse 6 e o outro 8. Ab. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 7, 2009 Publicado: Dezembro 7, 2009 Olá Icemanzh A diferença entre os valores obtidos com testes de marcas diferentes não me parece exagero, estando dentro de tolerâncias aceitáveis nesse tipo de testes. No entanto, 42 habitantes nesse aquário é que me parece um pouco exagerado. Cumprimentos Citar
Icemanzh Publicado: Dezembro 7, 2009 Autor Publicado: Dezembro 7, 2009 Ola a todos, e obrigado pelas respostas. Bem, no caso da diferença de valores, qual seria na vossa opinião o teste pra continuar a usar...? Quanto ao pH não se alterar, mesmo com tanta madeira dentro ( uns bons 8-10 kg ), qual será o motivo? Em relaçao ao comentário do José Sousa, mais de metade dos 19 Limpa fundos são para oferecer/vender, o que irá reduzir os habitantes mas, num tanque com 110x40x50 ( livres, só água para nadar, total do tanque = 121x45x65 ) nao me parece que sejam demais. Cada umas das espécies ocupa um patamar na água e nao me parece que se sintam "asfixiados". De qualquer modo, eu ainda nao entendi a regra do " 1 cm de peixe / L" mas se me puderem esclarecer, já que falamos nisso, talvez me ajude a proporcionar melhores condições á pequenada... Como já foi dito, sou apenas um iniciado e estou aqui para aprender, não para contrariar! Continuo receptivo a sugestões... Icemanzh Citar Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...
Recommended Posts