Recommended Posts

Publicado (editado)

Antes de mais, olá a toda a comunidade aquariofilia.net! cheers

Parabéns pelos tutos DIY e pela ajuda prestada a iniciados como eu.

Para não variar, e como bom novato que se preze, quer no fórum, quer no mundo aquaristico,

venho em busca de ajuda...

Então lá vai,

mudei de casa há cerca de 4 meses e herdei um aqua 100x40x50 que cá estava, tinha tudo a trabalhar,

excepto termostato (não tinha) mas estava uma miséria e sem jeito algum, ao que passados uns dias

arranquei flora e fauna, limpei o tanque mudei um pouco o layout comprei mais uns peixitos

e umas plantas e ficou bem melhor.

Pois bem, como toda a vida gostei de peixes (sou pescador nas horas vagas...)

comecei a empenhar-me mais um pouco e há 2 semanas "quase herdei" mais um tanquinho (por 50€), Juwel Panorama 260L

com filtro, termostato, móvel, 12 Cicledeos que tive que despachar,100kg de areia pra aquário e,

uns 10 kg de pedras cheias de algas...

pus maos á obra e mudei os meus peixitos de casa, aí é que as coisas começaram a ficar sérias.

Tou em mãos com a medição do pH que de momento está a 7.5 ou a 7.0 (igual á medida da torneira...)

e as minhas dúvidas são as seguintes:

1- fiz a medição com dois testes diferentes TetraTest = 7.5 / Red Sea = 7.0 :D , e agora quê ???

Qual o correcto ? :D

2- tenho "meio tractor" de madeira comprada dentro do tanque, pelo que tenho lido aqui no fórum,

isso deveria ajudar a baixar um pouco o ph, mas não, mantem-se exactamente como sai da torneira.

Já se mantinha no outro aqua e neste continua igual, apesar de ter ainda mais madeira....

Alguma sugestão do porquê ?

Dado que plantei uma boa dose de plantas, agora aproveito para experimentar o injector de CO2 caseiro

e ver se o pH baixa, apesar de toda a pequenada se mostrar satisfeita com o novo habitat... sempre activos, dão piruetas, os limpa fundos até ja me planaram a areia... ::D:

Será que alguém me guia um pouco nestas dúvidas ?

Peço desculpa se esta não for a área correcta...

Desde já agradeço as sugestões/ soluções as minhas dúvidas

Icemanzh

P.S. Aqui fica a lista (com tendência a crescer) dos meus tubarões...

4 Gymnocorymbus ternetzi

12 Paracheirodon axelrodi

18 Ancistrus cirrhosus + 1 Albino

1 Xiphophorus maculatus

6 Poecilia reticulata

Editado por Icemanzh

Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...

Publicado:
1- fiz a medição com dois testes diferentes TetraTest = 7.5 / Red Sea = 7.0 :D , e agora quê ???

Uma diferença de 0.5 parece-me razoavelmente dentro da margem de erro desse tipo de testes.

Por outras palavras, preocuparia-me se um desse 6 e o outro 8.

Ab.

Publicado:

Ola a todos, e obrigado pelas respostas.

Bem, no caso da diferença de valores, qual seria na vossa opinião o teste pra continuar a usar...?

Quanto ao pH não se alterar, mesmo com tanta madeira dentro ( uns bons 8-10 kg ), qual será o motivo?

Em relaçao ao comentário do José Sousa, mais de metade dos 19 Limpa fundos são para oferecer/vender, o que irá reduzir os habitantes mas, num tanque com 110x40x50 ( livres, só água para nadar, total do tanque = 121x45x65 ) nao me parece que sejam demais. Cada umas das espécies ocupa um patamar na água

e nao me parece que se sintam "asfixiados".

De qualquer modo, eu ainda nao entendi a regra do " 1 cm de peixe / L" mas se me puderem esclarecer, já que falamos nisso,

talvez me ajude a proporcionar melhores condições á pequenada...

Como já foi dito, sou apenas um iniciado e estou aqui para aprender, não para contrariar!

Continuo receptivo a sugestões... :(

Icemanzh

Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!