ricardojsp Publicado Novembro 11, 2004 Publicado Novembro 11, 2004 Boas, tenho um aquario recente com cerca de 80l. Tém cerca de 2 semanas, já com decoração e plantase 5 neons 1 espada femea, 1 limpa fundos e 1 limpa vidros e 2 escalares. Entretanto começou a formar-se uma bolhas à superficie num dos cantos junto ao vidro, e tb se nota na superficie da áqua uma leve "nata", como se fosse uma subtstancia que como não se dissolve na água fica a "natar" à superficie. Em termos de produtos apenas coloquei bactérias para acelerar a criação destas na primeira semana e tenho colocado 1x por semana o fertilizante liquido para as plantas. O que acham que possa ser isto das bolhas. Obrigado. rjsp Citar
Just_me Publicado: Novembro 11, 2004 Publicado: Novembro 11, 2004 Devias aumentar a agitação superficial para combater isso, faz om que o a água que sai do filtro crie alguma turbulência. Tipicamente as bolhas são formadas por substâncias fosfatadas, colocar bactérias normalmente leva a que algumas das que vinham mortas se decomponham e juntamente com os detritos dos peixes são os contribuintes para a fosfatação da agua, para alem disso ainda adicionas fertilizante que deve conter alguns (poucos nos casos de fertilizantes próprios para aquario). Acho que um teste de fosfatos é capaz de te confirmar isso. A pelicula normalmente são os mesmos fosfatos aliados á gordura presente nos flocos e outros alimentos para os peixes. De novo a agitação superficial é capaz de neutralizar isso misturando-a com a água e sendo depois filtrada. Enquanto estiver á superficie nao se mistura e nao é filtrada. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ricardojsp Publicado: Novembro 11, 2004 Autor Publicado: Novembro 11, 2004 Obrigado pela sugestão. O tubo de saida da água pelo filtro é fixa e fica numa zona junta á superficie, eu pensei que essa saida de àgua deveria ficar totalmente submersa, tanto que para isto acontecer eu tenho de encher o aquario quase até ao topo. Assim sendo vou retirar alguma da àgua, para que a saida desta fique meia fora de água. (pois tb li algures que deve existir uma certa distância entre o cimo da água e a tampa onde está a luz, por causa do oxigenio). rjsp Citar
mr.p Publicado: Novembro 11, 2004 Publicado: Novembro 11, 2004 eu já tive o mesmo problema no meu aquario de 80 litros, a solução foi ligar umas bolhas (não sei muito bem o nome da maquina ) e o probema resolveu-se em menos de um dia. Citar
rpm Publicado: Novembro 12, 2004 Publicado: Novembro 12, 2004 Boas, tenho um aquario recente com cerca de 80l.Tém cerca de 2 semanas, já com decoração e plantase 5 neons 1 espada femea, 1 limpa fundos e 1 limpa vidros e 2 escalares. Sem me querer armar em perito que não sou ! Isso não é muito peixe para um aquario de 80 Litros com 2 semanas ? Se é novo com duas semanas ainda deve estar a ciclar e vais ficar com os nitritos altissimos ! Digo isto porque ciclei o meu aqua de +-80l com 3 Rasboras arlequim e a determinada altura do ciclo esta a ver "a coisa" a andar para trás ! O Teste dos nitritos passava a escala ! Mas depois tudo correu bem felizmente Se o aqua já estava ciclado, desculpa o comentário, senão e ainda não tens, compra um teste de nitritos e vai comtrolando a situação... uma TPAzita pode ajudar Já agora e "Ontopic" tambem tive essa ligeira camada á superficie da água que foi fácilmente resolvida com um pouco mais de agitação da água []'s Citar
João Lopes Farinha Publicado: Novembro 12, 2004 Publicado: Novembro 12, 2004 A nata à superficie pode també ser provodada pela comida. O excesso de comida acaba por libertar proteinas e gorduras que ficam na superficie, criando essa "nata". Eu notei no meu aqua que, desde que coloquei vários caracois esse e outros aspectos melhoram muito, não quero com isto influenciar Como já foi dito o movimento da água à superficie é essencial. Citar João Lopes Farinha
Recommended Posts