kannellc Publicado Dezembro 4, 2009 Share Publicado Dezembro 4, 2009 À alguns dias atrás deixei aqui um tópico pedindo ajuda porque me estavam a morrer alguns peixes...engraçado que nao obtive nenhuma resposta e até deixei todos os dados que geralmente sao pedidos como os valores da agua ou a ocupaçao do aquario. Vou tentar mais uma vez hoje, espero ter mais sorte que na outra vez. Tudo começou com um neon que morreu sem razao aparente pois nao apresentava vestigios de nada de doença, nem pontos brancos nem morreu inchado nem com escamas levantadas nem nada do género. no dia seguinte um casal de guppys tambem se foi, começaram por andar muito junto à superficie e acabaram por morrer. Depois destas mortes decidi fazer um controlo à agua: Temperatura - 27º PH - 6.8 DUREZA - 300ppm / 17ºdGH CARBONO - 120ppm / 7ºdKH NITRATOS(NO3) - 20mg/l NITRITOS(NO2) > 10mg/l (a tabela de referencia tinha os valores de 0 a 10 com cor de branco a rosa respectivamente... mas o meu indicador nem aparecia na escala, era mais escuro que o seu valor máximo... assustei-me e percebi que deve ter sido a causa de morte do neon e dos guppys... TPA 40% quase de imediato com agua da torneira tratada com SERA AQUTAN e adicionando depois SERA NITRIVEC e os valores começaram a baixar. Ao fim de 3 dias e de outras tantas TPA 40% a agua regularizou apresentando ja valores bem mais aceitaveis. Desde entao os valores tem sido estes: Temperatura - 27º PH - 7.2 / 7.5 DUREZA - 300ppm / 17ºdGH CARBONO - 120ppm / 7ºdKH NITRATOS(NO3) - 20mg/l NITRITOS(NO2) - 0,5 / 1mg/l Entretanto desde a 1ª mediçao já se foi um espada (começou a ficar com as barbatanas desfeitas ate que se ficou de vez) uma guppy femea (começou por andar meio triste e depois apareceu com umas manchas grandes na pele quase em ferida) e um guppy macho (comecei por ver que andava de cauda caida ate que hoje reparei nalgumas escamas levantadas e num tom de pele estranho)... TENHO UMA FEMEA QUE ESTÁ MUITO GRAVIDA E QUE APARECEU AGORA COM A CAUDA A DESFAZER-SE DO CENTRO PARA OS EXTREMOS E COM DUAS MANCHAS BRANCAS POR CIMA DE UM OLHO... E UM ARCO-IRIS ANAO QUE PARECE TER ICTIO POIS APRESENTA ALGUNS PONTOS BRANCOS NAS ESCAMAS E NAS BARBATANAS INCLUSIVE UM BEM POR BAIXO DA BOCA. Estou a fazer tratamento com SERA COSTAPUR E COM SERA ECTOPUR PARA O ICTIO E JÁ AUMENTEI A TEMP PARA OS 29º, MAS TAMBEM ESTOU FAZER TRATAMENTO COM BAKTOPUR PARA O APODRECIMENTO DAS BARBATANAS. PARA TENTAR FORTALECER OS PEIXES ESTOU A METER NA ÁGUA SERA FISHTAMIN JA NAO SEI O QUE FAZER VEJO OS PEIXES MORRER À MINHA FRENTE Tenho um aquario de 60cm...aprox 54 litros Filtro Biobox Flora: Egeria densa Anubia nana Anubia coffeefolia Ceratophyllum demersum Fauna: 1 cory julli 1 cory panda 1 synodontis 1 ancistrus 3 botia palhaço 15 neons (rosa, negro e azul) 5 guppys 1 espadas cauda-de-lira 3 peixe arco-iris anao AQUARIO MONTADO À 1 MES MAS AGORA JA TEM O CICLO DO AZOTO COMPLETO AJUDEM LA SFF Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Olá A principal causa das mortes e dos teus problemas está na toxicidade da água do aquário. Nitritos muito elevados, tens forçosamente que baixar isso, mesmo 0.5 é altamente tóxico. Fizeste teste à amónia? Imagino como deve estar.... TPA's diarias, pouco de cada vez e se possível duas vezes por dia até baixar isso. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Olá A principal causa das mortes e dos teus problemas está na toxicidade da água do aquário. Nitritos muito elevados, tens forçosamente que baixar isso, mesmo 0.5 é altamente tóxico. Fizeste teste à amónia? Imagino como deve estar.... TPA's diarias, pouco de cada vez e se possível duas vezes por dia até baixar isso. Obrigado vou seguir o seu conselho. fiz o teste a amonia e está a 0,5 mg/l não está alta por isso acho tudo muito estranho. vou ver como vai ficar no fim de semana com as TPA's Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KenzoPT Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Podes ter algumas rochas no aquario que possam estar a contaminar a água, eu no teu lugar tiraria as pedras todas e so deixaria as madeiras. Faria tambem as TPA diarias e adicionava diariamente as bacterias, vais de certeza ter de fazer novamente o ciclo ao aquario como se fosse um novo a partir do dia 0. Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
otrebor76 Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Tens ai graves problemas de filtragem por qualquer motivo, ou peixes a mais, ou aquario novo, qual delas ?Amonia a 0,5 com nitritos altos mais medicação e morrem todos, não vás por ai ! eu vou para um pouco de tudo... tem muito peixe para um aqua de 54 litros, a não ser que tenha um bom filtro de canister! como se vê que o aqua está ciclado?! tens amónia no aqua!!! não está ciclado. no minimo as bacterias ainda não tens em numero suficiente para a carga biologica que meteste aí dentro! não tens outra hipotese senão manter TPA bidiarias se possivel até essa amonia ficar a zero, e dar muito pouca comida e apenas uma vez ao dia nesta fase, pois quanto mais comida mais nitritos e nitratos... eu reduzia o nº de horas de iluminação para que os peixes fiquem inactivos mais tempo e metia oxigenação no aqua (caso não tenhas). boa sorte com isso O meu Feedback aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fguedes Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Excesso de habitantes... tens um aquário muito pequeno, os nitritos, e os nitratos e o que tu quiseres... é tudo o resultado de um ecossistema que pretendes criar mas que não pode resultar. até podes tentar favorecer a oxigenação/ filtragem do teu aquário mas na minha opinião tens que pensar que os peixinhos têm que ter espaço, suficiente..., e tb leva em conta que eles, peixes, ás vezes já vêem com alguma saúde duvidosa... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Ok obrigado a todos vou seguir os vossos conselhos... A amonia já esteve a 0 muitos dias que media de quando em vez para controlo, daí eu ter dito que tinha o ciclo completo, mas hoje quando medi estava a 0,5 mg/l deve ter sido dos medicamentos que matou algumas das bacterias da colónia. Vou parar a medicação e vou fazendo as TPA's bidiarias, tenho um aquario de 25L vou tentar iniciar o ciclo para depois, quando terminado passar para lá alguns elementos para equilibrar as coisas... se sobrarem alguns digam-me mais uma coisa a àgua a meter no aquario nas TPA's vem com uma temperatura alguns graus abaixo da do aqua que posso fazer para nao haver tanta diferença de temperatura ou isso nao faz mal nenhum aos animais? OBRIGADO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
otrebor76 Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Ok obrigado a todos vou seguir os vossos conselhos... A amonia já esteve a 0 muitos dias que media de quando em vez para controlo, daí eu ter dito que tinha o ciclo completo, mas hoje quando medi estava a 0,5 mg/l deve ter sido dos medicamentos que matou algumas das bacterias da colónia. Vou parar a medicação e vou fazendo as TPA's bidiarias, tenho um aquario de 25L vou tentar iniciar o ciclo para depois, quando terminado passar para lá alguns elementos para equilibrar as coisas... se sobrarem alguns digam-me mais uma coisa a àgua a meter no aquario nas TPA's vem com uma temperatura alguns graus abaixo da do aqua que posso fazer para nao haver tanta diferença de temperatura ou isso nao faz mal nenhum aos animais? OBRIGADO já minimizasos riscos fazendo tpa 2 vezes ao dia , sendo que a quantidade de agua que entra é menor, logo menos alteraçõ na emperatura. há pessoal que põe o termostato na agua da tpa (cuidado de o ter desligado sempre que se tira o mesmo da agua). na mesma eu metia a temperatura nos 32º e adicionava o sal. um factomuito importante e aqui mencionado.... peixes de lojas têm uma saude muito questionavel (transportes longos, sobrepopulação nas lojas, sem periodo de quarentena...) de futuro aconselho a quarentena dos peixes uma semana antes de adicionar ao aqua. o ictio veio de 1 peixe contaminado O meu Feedback aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KenzoPT Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 A amonia já esteve a 0 muitos dias que media de quando em vez para controlo, daí eu ter dito que tinha o ciclo completo, mas hoje quando medi estava a 0,5 mg/l deve ter sido dos medicamentos que matou algumas das bacterias da colónia. Vai sempre adicionando bacterias todas as semanas, e no teu caso adicionava diariamente ate teres a amonia a 0. digam-me mais uma coisa a àgua a meter no aquario nas TPA's vem com uma temperatura alguns graus abaixo da do aqua que posso fazer para nao haver tanta diferença de temperatura ou isso nao faz mal nenhum aos animais? Aquece agua no microondas, num copo uma caneca, depois vais adicionando essa agua no balde/recipiente onde tens a agua nova com o anticloro ate atingires uma temperatura semelhante/igual à que tens no aquario. Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Dezembro 6, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 6, 2009 (editado) Já fiz o que me disseram. Duas TPA's hoje e adicionei SERA NITRIVEC para ver se as coisas se endireitam... mas esta manha uma femea guppy e a tarde o meu outro espada morreram sinceramente já nao sei o que fazer os animais estao todos a morrer um a um fiz os testes a água os NITRITOS rondavam os 0,3 mg/l e a amonia o mesmo valor. o PH estava a 7,5 e estava a 7 de dureza Tenho um arco iris anao que lhe esta a desfazer a parte de baixo da boca, ele apresenta uns pontos brancos na pele mas ja fiz o tratamento para o ictio antes destas TPA's e nao vi melhoras nenhumas... estou mais triste que os próprios peixes OBRIGADO Editado Dezembro 6, 2009 por kannellc Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts