alcaide Publicado Dezembro 4, 2009 Publicado Dezembro 4, 2009 Há muito que se fala que as resinosas não são boas para os aquários, eu não percebo nada de japonês mas parece-me que este layout leva qualquer coisa parecida com pinheiro. Venham daí as opiniões :D http://www.cau-aqua.net/index.php?option=c...3&Itemid=40 Citar ALCAIDE
mjm Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 Pois, parece que sim, assim fica em inglês, que a mim me dá muito mais jeito http://www.cau-aqua.net/index.php?option=c...=40&lang=en Aquela cena que ele usa para tratar os troncos parece ser só um desinfectante, não diz nada em relação à possível toxicidade do pinho. Nunca vi um estudo sobre essa toxicidade ou a sua evolução com o envelhecimento da madeira, alguém conhece algum? As árvores da fotografia estão mortas, não sei há quanto tempo. Cumps, João Citar
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 4, 2009 Publicado: Dezembro 4, 2009 eu acho que o problema das resinosas é não ficarem bem secas, caso contrário não vejo o pq de não poderem ser utilizadas, É certo que aquelas levaram um tratamento anti fungos etc etc Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
alcaide Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Publicado: Dezembro 5, 2009 (editado) (...)As árvores da fotografia estão mortas, não sei há quanto tempo. (...) Isso não quer dizer nada, eu tenho um tecto em casa recuperado de uma construção antiga em que os barrotes têm pelo menos 30 anos e ainda largam resina.... (...)Aquela cena que ele usa para tratar os troncos parece ser só um desinfectante (...) Não é anti fungos, é anti algas ADA PHYTON-GIT Editado Dezembro 5, 2009 por alcaide Citar ALCAIDE
babykhan Publicado: Dezembro 5, 2009 Publicado: Dezembro 5, 2009 Boas Estou na mesma alcaide... Tenho todos os meus peixes sujeitos a morrerem, por ter uma raiz de Eucalipto (esculpida por uma L 144) dentro do Aqua, porque toda a gente me diz que madeira resinosa não se pode utilizar... Não que me importe muito com o que me dizem, sem sequer tentar minimamente fundamentar, mas temo pela saúde dos meus peixes que já estão expostos a essa 'resina' há uns anos... Esse mito urbano deve ter surgido aquando da excomunhão dos filtros de fundo, mas como já sou velhote tive o privilégio de ler uma das 'bíblias sagradas' que certa empresa de aquariofilia resolveu publicar, onde se podia encontrar aconselhamento de utilização de tais madeiras pois, principalmente locarideos, beneficiavam da presença de celulose na sua dieta. Para tudo deve haver conta, peso e medida, não creio que faça bem a ninguém colocar bocados ainda moles de resina fresquinha junto com peixes, mas certas espécies estão habituadas a encontrar alimento com teores de celulose semelhantes aos que o Pinho, o Eucalipto ou outra (pois todas as árvores têm resina) possuem, e portanto acho razoável disponibilizá-la. Repito no entanto que me dá uma dor no peito, sempre que vejo os meus pobres peixes sujeitos a morrerem, porque alguém um dia se lembrou de decretar as madeiras resinosas, madeiras non-gratas para os Aquas... Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
mjm Publicado: Dezembro 5, 2009 Publicado: Dezembro 5, 2009 As árvores da fotografia estão mortas, não sei há quanto tempo. Eu explico a minha ideia, as resinosas, tal como as outras também acabam, algumas, em rios e lagos. Não é por isso que os peixes desses rios e lagos morrem. Mas a maior parte delas vão lá parar já mortas há algum tempo, excepto quando há uma tempestade valente. A resina é um produto complexo que não conheço bem, tem muitos componentes voláteis, que serão os primeiros a desaparecer após a morte. Tem outros solúveis em água, que irão sendo lixiviados pela chuva, a partir do exterior. Haverá também uma decomposição por oxidação e microbiana que afectará diferencialmente os vários componentes. A minha questão é se já alguém viu algum estudo 'decente' (sem ser só bocas) sobre a tóxicidade da resina, de que espécies, fresquinha e ao longo do envelhecimento da madeira. Eu tenho um tronco que acho giríssimo, por já estar muito velho, cheio de buracos e sulcos devido á decomposição da madeira. Não sei de que espécie é, mas pensei que depois de estar tanto tempo 'aos elementos' já não teria nada tóxico que uma lavadela e escovadela não tirasse. Pôs-me a água cor de chá, ainda está um pouco amarelada, mas nunca notei nenhum problemas nas plantas ou animais. Cumps, João Citar
babykhan Publicado: Dezembro 5, 2009 Publicado: Dezembro 5, 2009 Provavelmente esse tronco está a libertar taninos, mas também D.O.C. (Carbono Orgânico Dissolvido) que é um dos elementos presentes no Flourish Excel, que fazem bem às plantas e aos peixes, enquanto 'quelatizadores' de metais (pesados ou não), Estudos decentes não conheço (nem tenho), o que sei é que há peixes que gostam de se alimentar raspando a superfície de troncos, no meu caso tinha uma L 144, portanto acredito que essa cor que o tronco te está a libertar para a água, está a melhorar a qualidade da mesma. Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
alcaide Publicado: Dezembro 6, 2009 Autor Publicado: Dezembro 6, 2009 A minha ideia ao colocar este tópico era mesmo esta, o pessoal falar das resinosas que tem nos aquários :D MJM a teoria das árvores nos rios não posso concordar pois a quantidade de água é bem maior.... Citar ALCAIDE
mjm Publicado: Dezembro 6, 2009 Publicado: Dezembro 6, 2009 A minha ideia ao colocar este tópico era mesmo esta, o pessoal falar das resinosas que tem nos aquários :DMJM a teoria das árvores nos rios não posso concordar pois a quantidade de água é bem maior.... Sou mjm Bem maior, e corrente (muitas vezes). Mas falar dos nossos aquários apesar de interessante 'não leva a lado nenhum', porque não controlamos nem relatamos todas as variáveis. Se corre tudo bem, porreiro. Senão, terá sido do pinheiro, ou da comida nova, ou do caracol que morreu, ou daquela planta que está feia e já a devia ter tirado, ou da mulher a dias ter lavado o chão e logo ontem eu me havia de ter esquecido de baixar a tampa do aquário, ou... Citar
salreta Publicado: Dezembro 6, 2009 Publicado: Dezembro 6, 2009 Bem...acredito que a madeira após amadurecida não larga elementos tóxicos pelo menos em grande quantidade...um assunto interessante pois o preço dos troncos é um pouco exagerado! Sei que dão trabalho para estarem prontos, mas daí o preço praticado, é um disparate! Citar Salreta
Recommended Posts