gervas Publicado Dezembro 4, 2009 Publicado Dezembro 4, 2009 (editado) Crio este Tópico na minha busca de informação acerca das qualidades Fisico-Quimicas dos Inertes presentes em diferentes pontos das vias fluviais de Portugal. Desta forma Pretendo compilar informação proveniente das experiências dos vários membros do forúm de forma a ajudar os membros interessados em utilizar este tipo de substrato nos seus tanques, a decidir que tipo de areia e onde a ir buscar de forma mais ou menos gratuita. Assim irei utilizar um template para enunciar as minhas diferentes experiências com as várias areias a que tenho acesso na minha área de residência e local de referencia. Tipo de Inerte: Areia Local de Colheita: Valada (Cartaxo) Rio em questão: Tejo Cor da Areia: Cinzento escuro a claro Granulometria: Fina Propriedades Químicas: Facilmente turva a água caso não seja lavada criteriosamente, e fervida pelo menos 3 vezes. Após 10 dias pH mantido inicial (7.0 com azul de bromotimol); gH ligeiramente elevado (de 5º para 8º), KH não foram observadas diferenças de maior. Propriedades Físicas: Não observei a ocorrência de compactação da areia no espaço de 10 dias da experiência. Areia apresenta a ocorrência de fragmentos de cristais, semelhantes a pequenas lascas de quartzo. Aquando da lavagem observada a existência de alguma matéria orgânica nesta areia. Poucos seixos rolados de aproximadamente 2 a 3 mm entre a areia. Desconfio que esta areia tenho uma boa porção de silica no entanto não foi observado o surgimento de Diatomáceas ou outras algas. Sintam-se á vontade de responder, mesmo que as experiências sejam negativas, ou aumentem o pH etc, afinal de contas o pessoal dos ciclideos africanos e outros peixes também podem beneficiar das experiências de todos. E não se preocupem de repetir o mesmo Rio, visto os rios terem diferentes tipos de areia/areão em diferentes pontos do seu trajecto. Vamos lá pessoal, partilhem as experiências e assim enriquecer de conhecimento o fórum, e quem sabe reduzir a conta em areão/areia dos nossos membros que troquem de substrato ou montem tanques novos. Cumprimentos Gervas Editado Dezembro 4, 2009 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Recommended Posts