Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

No seguimento de uma discussão com um amigo e também membro deste fórum, ficamos em discordância quando eu chamei de vivíparos a guppies e ele de ovovivíparos..

Assim que cheguei a casa fui estudar melhor o assunto e no final de contas ele tinha razão.. Vi na net as 3 designações que se pode dar às diferentes maneiras de como os animais "dão à luz" os seus descendentes:

"Ovovivíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião.

Vivíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção.

São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis e anfíbios.

Ovíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe.

A maioria dos peixes, répteis e invertebrados e todas as aves são ovíparos"

Eu que defendi a minha ideia por me lembrar de ver a secção de "VIVÍPAROS" no fórum acabei por não ter razão...

Assim sabendo que afinal estes peixes são Ovovivíparos e não Vivíparos gostava de saber a razão desta secção ter o nome que tem... Que pelos visto está errada...

EDIT: Abri este tópico com boa vontade e inocentemente. Atenção que não é uma reclamação ou qualquer tipo de protesto.

Editado por jpp
Publicado:

penso que nos peixes tenha tendencia a chamar de vivparos e oviparos para se ter um bom modo de destinçao, vivparo, nace vivo, ou seja, sai da mae ja formado, e oviparo saiem ovos, isto assim seria facil de destinguir

agora ovoviviparos e oviparos acho quedeixa muitas confusoes, para alem de que penso nao existirem peixes com placenta, mas....

mas nas definiçoes gerais o que dizes esta correcto, eu proprio ha uns anitos tambem tive de fazer essa pesuiza e achar uma justificaçao que me parecesse plausivel, que é a que apresentei, a de nao criar confusoes com os nomes

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

sao viviparos

nogy

Grupo de amigos dos Vivíparos

Publicado: (editado)
penso que nos peixes tenha tendência a chamar de viviparos e oviparos para se ter um bom modo de destinçao. Viviparo, nasce vivo, ou seja, sai da mae ja formado, e ovíparo nasce de ovos, isto assim seria fácil de distinguir.

Também concordo contigo Carlos. Acho que será mesmo a unica razão mas nao deixa de estar errada..

sao viviparos

Tu não leste nada do que escrevi no tópico e muito menos foste ver pesquisar o que quer que seja... Se o fizeres, vais ver que não é bem assim.

Viviparos: Guppys

Ovoviviparos: Espadas, Mollys, Platys :arrow:

Tu és capaz de ter lido mas não viste bem então...

"O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste (Poecilia reticulata) é um belo peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 centímetros e o da fêmea, 7 cm."

É exactamente por estas respostas que abri o tópico.. Como se pode ver mesmo depois de abrir um tópico a discutir a situação, as pessoas que sempre leram "VIVÍPAROS", continuam a dizer que estes peixes são vivíparos.. Quando não são..

Editado por jpp
Publicado:

Jpp eu tenho essa duvida mas é em relação aos camaroes por exemplo os red's cherrys ( Neocaridina heteropoda )

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Publicado:
Não vamos fazer confusao entre vertebrados e invertebrados....

Viviparos, ovoviviparos ou oviviviparos são todos a mesma coisa ,a palavra viviparos e só utilisada para simplificar.

Sim neste momento falo em vertebrados, mas no mundo dos invertebrados também há animais ovoviviparos e oviparos como o caso das tylomenias.

Agora dizeres que são todos a mesma coisa, já não podes dizer... Tábem que simplifica dizer viviparos porque os guppies e mollies nascem logo formados assim que nascem mas eles não se desenvolvem numa placenta.

E isto é um caso de como certas simplificações depois levam a erros... Como podes ver, há quem pense que estes animais são efectivamente viviparos quando não são.

Por exemplo há ciclídeos pequenos, médios e grandes. Mas nem todos os pequenos são ciclídeos anões! E muito menos apistogrammas! Já vi pessoas dizerem que os oscares são pescados como fonte de alimento (Ciclídeos Africanos é que fazem parte da alimentaão dos povos africanos) e que kribensis (por serem pequenos) são ciclídeos anões...

Como disse, eu de há tanto ler "VIVÍPAROS" sempre pensei que estes peixes fossem efectivamente viviparos...

• 2 meses depois...
Publicado:

Boa Tarde...

Gostava de saber se tem algum problema em ter no mesmo aquario os seguintes peixes:

-- 1 espada(não sei sexo);

-- 2 guppys femeas----1 guppy macho;

-- 1 limpa vidros(não sei sexo)

-- 3platys femeas-----1 platy macho

-- 2 peixes que parecem umas zebras mas vermelhas(nao sei sexo)

-- 5 peixes que parecem piranhas pequenas brancas, mas são muito sociaveis com os outros peixes...

gostava que me ajuda dessem alguma opiniões se devo mante-los no mesmo aquario ou nao...

Cumprimentos

Rui Francisco

Publicado:
Boa Tarde...

Gostava de saber se tem algum problema em ter no mesmo aquario os seguintes peixes:

-- 1 espada(não sei sexo);

-- 2 guppys femeas----1 guppy macho;

-- 1 limpa vidros(não sei sexo)

-- 3platys femeas-----1 platy macho

-- 2 peixes que parecem umas zebras mas vermelhas(nao sei sexo)

-- 5 peixes que parecem piranhas pequenas brancas, mas são muito sociaveis com os outros peixes...

gostava que me ajuda dessem alguma opiniões se devo mante-los no mesmo aquario ou nao...

Cumprimentos

Rui Francisco

LOOOL, quanto aos 4 primeiros, podes ... agora, como qeres qe te ajudemos se nao sabes o nome dos outros peixes ?

Qual é a litragem do aqua ?

Publicado: (editado)

Atenção nem toda a informação que está aqui é correcta... um animal não precisa de ter placenta para ser viviparo! E o melhor exemplo disso são os marsupiais, que são vivíparos mas não têm placenta. Existem alguns peixes com "placenta" (por exemplo algumas espécies de tubarões); não sei se se pode chamar mesmo placenta ou se se deve chamar protoplacenta ou qualquer coisa assim... mas têm um órgão que cumpre as funções de uma placenta e são, também eles, vivíparos.

Os guppys e afins (Poeciliidae) são ovovivíparos, o embrião desenvolve-se dentro do corpo da mãe mas as suas reservas nutricionais não vêm directamente ta mãe, vêm de uma reserva - o ovo.

Os red cherry são ovíparos: os ovos andam agarrados à mãe mas estão fora do corpo dela.

Portanto...

Vivíparos - a mãe fornece os nutrientes (por exemplo, a maior parte dos mamíferos (placentados ou marsupiais), alguns tubarões...)

Ovovivíparos - desenvolve-se dentro da mãe mas com as suas próprias reservas - o ovo (por exemplo os Poeciliidae: guppys, platys, espadas, mollies :tongue: )

Ovíparos - desenvolvem-se fora da mãe (obviamente com as suas próprias reservas - o ovo... :D ) (por exemplo os reds, as galinhas (e as outras aves todas...), muitos peixes, muitos répteis, dois mamíferos (não, não estou a falar dos frangos do guarda redes do Arsenal ontem :wink: )...)

Espero ter sido útil, não ter dito muitas asneiras e ter ajudado a esclarecer o pessoal ;) E desculpem alguns off topic, foi só para tornar a aprendizagem mais divertida ;) )

Abraço

Nuno

Edit: Desculpem desenterrar assim uma discussão com dois meses, mas vi o tópico aberto e cheio de confusões e não resisti...

Editado por E-nuno
Publicado:
LOOOL, quanto aos 4 primeiros, podes ... agora, como qeres qe te ajudemos se nao sabes o nome dos outros peixes ?

Qual é a litragem do aqua ?

Boa Noite

Depois de procurar bastante encontrei o nome dos 5peixes que nao conhecia, e num site diz que se chamam: Head & Tail Light Tetra

podem ver aqui.. http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=830+2855+1580&pcatid=1580

Quanto aos litros leva 45litros

Cumprimentos

Rui Francisco

• 1 ano depois...