Recommended Posts

Publicado

Boa tarde!

Há um ano que o meu marido anda a falar em comprar um aquário. Como já percebi que não é uma vontade passageira, achei que podia fazer-lhe uma surpresa no Natal e comprar já os elementos básicos do aquário para servir de "empurrão" a este novo hobby.

A questão é que nem eu nem ele percebemos de aquários. Tenho investigado em lojas e tenho lido muita coisa aqui no fórum e confesso que estou um bocado baralhada.

Estou inclinada para comprar um Aquadream 80 com as seguintes características:

dimensões - 80 x 30 x 45cm

Filtro Interno Biobox

Termostato Hydor 100W

Iluminação 1x 18W T8

Este kit custa perto de 200 euros, na Aquamagia (Oeiras).

Sei que muita gente não aconselha os kits, mas queria saber se isto chega para um principiante. Acima de tudo queria experimentar para perceber se temos "perfil" para ter um aquário em casa e por isso não queria gastar já muito dinheiro. Queria umas plantinhas e uns peixinhos, isto é, fazer um aquário engraçado mas nada de muito elaborado (quem sabe depois, se a experiência correr bem, evoluir para outro tipo de aventura!).

Agradeço opiniões!

1152_1112.png
Publicado: (editado)

O termóstato é fraco, tens 100watts para 108 litros, e a luz é muito fraca mesmo, essa lâmpada serviria apenas para plantas muito muito pouco exigentes de luz, acho que te sai muito mais barato comprares tudo separada, por exemplo, manda um orçamento para a vidromoldura, vê um filtro externo ( por exemplo fluval ou eheim) numa loja on line, assim como a calha e o termóstato, vais ficar com um Aquario muito melhor/mais bem equipado!

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Olá e bem vinda ao fórum.

A questão que poderás colocar inicialmente é se 200 € serão para experimentar ou para ser levado a sério.

Eu explico:

Não sei quais as implicações que o investimento terá no orçamento familiar, no entanto espero que com esse investimento, não desistam aos primeiros contratempos e existirão com certeza alguns modelos mais baratos.

Pessoalmente recomendaria algo mais barato para pelo menos se saber se a coisa será a sério ou se é passageira.

Vou dar o meu exemplo:

Estou neste hobbie há cerca de 6 anos e comecei exactamente com um kit comprado numa grande superfície por cerca de 70 € e passado uns meses estava a comprar um filtro melhor e algum tempo depois um aquecedor xpto.

No entanto fui acumulado material que de uma ocasião ou outra fui-me útil com a montagem de outros aquas de quarentena ou hospital bem como outras experiências, não considero por isso que tenha desperdiçado dinheiro, pois reaproveitei tudo.

Acho que é importante reterem uma coisa:

Qual o objectivo do aqua?

Comunitário?

De uma determinada zona do globo?

De uma determinada espécie?

Plantado?

Ou ainda de água salgada?

Atenção que apesar de ires comprar um aqua desse valor, deverás ter atenção que, tal como já saberás e como já foi dito pelo Duarte, essa iluminação será insuficiente para um aqua bem plantado bem assim como o aquecedor.

O filtro interior “rouba” sempre alguma coisa.

É tudo uma questão de avaliarem o que quererão fazer com o aqua.

Relembro que caso avancem para um plantado, por exemplo, terão custos adicionais como substratos férteis, plantas iluminação, por isso o aqua nunca fica pelos 200 €.

Avalia bem pois pensando bem pode-se fazer coisas engraçadas abdicando de outras.

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Olá,

Como já disseram e bem, tudo depende do que vai vos custar esse investimento inicial.

É certo que pode sempre comprar coisas mais baratas, é certo que comprando separado (aquário + filtro externo + termostato) pode se gastar praticamente o mesmo mas ficarmos com coisas melhores, é certo tb que existe a hipótese de comprar pelos classificados do fórum.

Ao contrario do que escreveram eu não acho que o termostato seja fraco, afinal o aquário tem 108L brutos, com areão, não se enche até ao cimo, com decorações, plantas etc etc dá menos que 100 litros, apostava pelos 90L, o que pode acontecer é se o local onde o aquário for ficar seja frio, o termostato irá ficar sempre a trabalhar.

A Iluminação é fraca, é verdade, mas quase todos começamos com aquários já com iluminação assim e não morremos, é claro que acabamos por mudar, mas ainda tivemos algum tempo dessa forma.

O que se tem que fazer é escolher a flora adequada e existe alguma que se pode utilizar sem grandes problemas, mas se poderem é claro que recomendo um upgrade nessa iluminação.

Acima de tudo é o vosso bolso que irá falar mais alto, se no final gostarem podem pensar podiamos ter feito assim, se não gostarem pensam o que gastamos já foi muito...

Publicado:

Olá a todos,

Obrigada pelas dicas. Depois de muito pensar, decidi ir comprando as peças a pouco e pouco. Isto porque acho que, à partida, nós queremos um aquário comunitário de água doce quente mas não quero estar a decidir tudo sem o meu marido.

Assim, vou começar por comprar o aquário propriamente dito, para fazer a surpresa no Natal, e em Janeiro, com a vossa ajuda, começaremos então a pensar no resto das componentes.

Pedi, como sugeriram, um orçamento à vitromoldura. Veio o seguinte:

Para um aquário de 800c x 300l x 450a ( 108lt )

Em vidro de 8mm

Sem tampas = € 56,50

Com tampas = € 64,50

Tenho duas questões:

-o que é isto das tampas?

-a espessura do vidro é a indicada?

Muito obrigada!

1152_1112.png

Pelo que sei, a espessura do vidro na Vidromoldura não é deixado ao acaso, por isso não te preocupes, a questão das tampas, alem de ser estético, o aquário ser tapado ou não, tens mais evaporação, e o aquecedor esta mais tempo ligado, podes querer por troncos/plantas a sair do aquário, ou assim. Eu escolhi com tampas, acho que é melhor, não tens tanta evaporação, etc.

Dá uma olhada aqui : www.seahorseshop.com para teres uma ideia dos preços. Arranjas mais barato, mas é so para teres uma ideia.

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Publicado:

Bom, assim sendo fico descansada em relação à espessura.

Quanto à tampa, parece-me de facto melhor pedir com tampa... por causa da evaporação.

Vou encomendar o aquário e entretanto vou acompanhando o vosso forum para ir pensando sobre a melhor maneira de equipá-lo.

Depois do Natal voltarei com muito mais dúvidas!

Obrigada a todos

1152_1112.png
Publicado:

Olá DianaeLuis

A tampa no aquário, para além de reduzir a evaporação da água e poupar alguma energia, tem ainda a vantagem de evitar que alguns peixes que se armam em mais atrevidos saltem para fora do mesmo vindo parar ao chão.

Boa sorte com as prendas de Natal.

Cumprimentos

Publicado:

Não sei se vou a tempo mas nas grandes superficies (modelo, feira nova, jumbo) custumão ter ums kits muito mas muito em conta, por exeplo uma vez no modelo de braga vi um aquario 100x30x40 120litros com iluminação 30w, filtro interno, termostato, pelicula de fundo, comida e anti cloro (pequena amostra) por 100e e era de marca com tampas.

Publicado:

Já te disseram que nas grandes surpefícies às vezes há aquários que já trazem algumas coisas mais ou menos pelos mesmos preços. Às vezes podem não ser as mais indicadas, mas como já disseram anteriormente, estas coisas não se desperdiçam, um dia serão úteis para outros aquários. Nisto da aquariofilia vale bastante a pena perderes um dia ou dois a correr de loja em loja, apontares onde é mais barato as coisas e comprares tudo separado. Às vezes uma pessoa vai a uma loja e vê um filtro super barato, mas vê um aquário super caro. E noutra é o inverso. Vamos às duas e compramos as coisas mais baratas.

É que 200 euros pode nem parecer muito (já agora, esse kit era já com o móvel? Se não, acho caro), mas fica a faltar sempre qualquer coisa: o areão, a água, os peixes, as plantas, a comida, o tronco, algum produto para tratamento da água (caso acham necessário, honestamente acho que não), matérias filtrantes para filtro e de repente quando damos por nós já gastámos mais do dobro...

Publicado:

Boas, tens movel proprio para pores o aqua isso e muito importante, um aqua cheio de agua e com areao, substrato, etc tem muito KG e se o movel ganhar barriga o aqua pode partir.

Um abraço

Publicado:

Olá a todos,

O preço da loja de Oeiras já inclui o móvel, mas tenho de facto medo de, comprando um kit, acabar por gastar mais dinheiro por material inferior, o que pelos vistos é muito provavel acontecer.

Vou comprar o aquário (ainda vou ver alguns preços além da Vitromoldura) e depois venho cá pedir umas dicas para o resto do material :D

Obrigada!

1152_1112.png

Vou deixar a minha opinião, se vai ainda começar,

acho que deveriam começar com um aquário mais pequeno mas com medidas para dar mais margem para a criação de qualquer biotopo ( 50x40x40) ou (40x40X40), etc...

Desta forma terá um aquário mais económico e com muitas possibilidades para colocar uma flora e fauna diversificada.

Tudo conta se diminuirmos o volume do mesmo, iluminação, preço do filtro, substrato, plantas, peixes, e muito mais.

Como os orçamentos cada vez mais são mais apertados, aconselho a comprar peça a peça, pois fica muito mais económico, não a curto prazo mas sim a médio e longo prazo, pois acaba por comprar algo que se vai adaptar às medidas do aquário.

Aqui faço um exercicio:

Aquário: 50e

Filtro: cascata 35e

Aquecimento: 15e

Calha: desde 50e

substrato: 20e

Plantas e peixes: depende!?!

Fertelização: se for necessário 20e

Aqui está um pequeno exercicio como pode gastar os 200 euros de uma forma mais eficiente, mas isto pode sempre aumentar ou diminuir conforme os equipamentos, para isso, devem pesquisar em lojas on line e comparar preços, mais lojas nas próximidades.

Sites de lojas:

http://www.naturpets.com

http://pet4you.net/

http://www.crystalred.eu

http://www.aquaeden-shop.net

http://www.girafaonline.com/catalog/index.php

Mais os nossos patrocinadores ( aliás estes estão presentes)

Ideias para aquários até 80l

AGA 2009

Simplesmente fantástico como ter um aquário pequeno e obter um enorme sucesso

De resto muita paciência na escolha e na pesquisa

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!