Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho um aquário de 60x30x30, a coisa de 1 semana e pouco, com várias plantas entre elas, a menina dos meus olhos, uns quantos pés de glossostigma. Mas estou com um problema no meu «tapete».

Como descrito em vários tópicos aqui, como também em artigos, revistas e outros sites na net, dei-me ao trabalho de plantar pé por pé, e apesar de todos os cuidados que possa ter, elas ficam amareladas por baixo. Grande parte delas exibem rebentos e folhas pequeninas em vários lados mas os pés e sobretudo as folhas mais rentes ao substracto amarelecem. Os rebentos que surjem parecem muito claros.

-Tenho um sistema de CO2 caseiro (duas garrafas de litro, com meio copo de açucar cada, 1 colher de café de bicarbonato, 11g levedura viva da fermipan e 1 L de água)

-Tenho 3 balastros a funcionar (um de 2x36W, outro de 15W e ainda outro de 20W), com um fotoperíodo de 10 horas.

-O substrato é fluorite

-A água é bem movimentada à superfície

-Comprei hoje e apliquei 0.25ml de adubo líquido Flourish Comprehensive Plant Supplement da Seachem (as instruções indicam 1 a 2 ml por cada 200L)

-O aquário é bem abastecido de plantas, e todas pareçem estar-se a dar bem, com uma alga ou outra mas nada de grave

-As condições da água são (medido com aquelas fitas da API que não prestam para nada como já ouvi para aí dizer):

GH - 120 ppm

KH - 40 ppm

pH - 7.0 / 6.5

NO3 - 0 / 20 ppm

NO2 - 0 ppm

- Comprei hoje uma equipa de limpeza de 2 ottos e 4 caridinas (não existe mais fauna no aquário para além desta)

- Tenho um filtro interior da tetra 600L por hora e um da eihem liberty de cascata de 320 a 760L por hora

- A temperatura ronda os 26ºC.

-Fiz hoje a 1ª mudança de água de 20% do volume

-Adicionei tetra bactozym para dar uma ajuda à ciclagem do aquário, como indicava nas instruções da embalagem.

Acho que estou a cobrir todos os aspectos importantes para ter bons resultados. Gostava que me dessem a vossa opinião tendo em conta estes parâmetros. Tenho procurado em outros tópicos do fórum, mas acho que o meu problema é um bocado diferente do li.

Julgo que seja falta de um nutriente qualquer, macro ou micro não sei.

Desde já obrigado a todos por se darem ao trabalho de ler este testamento só para ajudar um tosco como eu lol.

Cumps.

FisH

Editado por fish
Publicado:
Boas,

Tenho um aquário de 60x30x30, a coisa de 1 semana e pouco, com várias plantas entre elas, a menina dos meus olhos, uns quantos pés de glossostigma. Mas estou com um problema no meu «tapete».

Como descrito em vários tópicos aqui, como também em artigos, revistas e outros sites na net, dei-me ao trabalho de plantar pé por pé, e apesar de todos os cuidados que possa ter, elas ficam amareladas por baixo. Grande parte delas exibem rebentos e folhas pequeninas em vários lados mas os pés e sobretudo as folhas mais rentes ao substracto amarelecem. Os rebentos que surjem parecem muito claros.

-Tenho um sistema de CO2 caseiro (duas garrafas de litro, com meio copo de açucar cada, 1 colher de café de bicarbonato, 11g levedura viva da fermipan e 1 L de água)

-Tenho 3 balastros a funcionar (um de 2x36W, outro de 15W e ainda outro de 20W), com um fotoperíodo de 10 horas.

-O substrato é fluorite

-A água é bem movimentada à superfície

-Comprei hoje e apliquei 0.25ml de adubo líquido Flourish Comprehensive Plant Supplement da Seachem (as instruções indicam 1 a 2 ml por cada 200L)

-O aquário é bem abastecido de plantas, e todas pareçem estar-se a dar bem, com uma alga ou outra mas nada de grave

-As condições da água são (medido com aquelas fitas da API que não prestam para nada como já ouvi para aí dizer):

GH - 120 ppm

KH - 40 ppm

pH - 7.0 / 6.5

NO3 - 0 / 20 ppm

NO2 - 0 ppm

- Comprei hoje uma equipa de limpeza de 2 ottos e 4 caridinas (não existe mais fauna no aquário para além desta)

- Tenho um filtro interior da tetra 600L por hora e um da eihem liberty de cascata de 320 a 760L por hora

- A temperatura ronda os 26ºC.

-Fiz hoje a 1ª mudança de água de 20% do volume

-Adicionei tetra bactozym para dar uma ajuda à ciclagem do aquário, como indicava nas instruções da embalagem.

Acho que estou a cobrir todos os aspectos importantes para ter bons resultados. Gostava que me dessem a vossa opinião tendo em conta estes parâmetros. Tenho procurado em outros tópicos do fórum, mas acho que o meu problema é um bocado diferente do li.

Julgo que seja falta de um nutriente qualquer, macro ou micro não sei.

Desde já obrigado a todos por se darem ao trabalho de ler este testamento só para ajudar um tosco como eu lol.

Cumps.

FisH

boas , devo começar por dizer que não é por falta de investimento que isso não vai la, investiste bem :D

será que as outras plantas bloqueiam alguma luz por cima ou de lado?

tenta postar 1, 2 fotos :P

Publicado: (editado)

Olá.

Uma semana é muito pouco tempo... é normal que as plantas se estejam a ressentir com a adaptação ao teu aquário.

Factores a corrigir:

- Isso é luz a mais. Tanto em potência como em tempo. Com 2* 36W já mantens praticamente todas as plantas possíveis e imaginárias. E umas 8 horas por dia chegam e sobram.

- Com tanta luz, ou arranjas outro esquema de fertilização, ou assim não te safas. Mais tarde ou mais cedo vais começar a ter algas, e não tens os meios para as controlares. Resumindo: fertiliza os nutrientes separadamente.

Ou seja, reduz a luz e fertiliza isso bem. Caso contrário, nunca te vais livrar das algas. Com sorte vais conseguir fazer crescer as plantas, mas sempre com algas.

No início, é normal que as plantas apresentem carências de todo o tipo de nutrientes, mesmo que estes se apresentem na coluna de água em concentrações óptimas. Isto deve-se a vários factores. Vou apresentar alguns, os que acho mais importantes:

- É normal que as plantas não absorvam nutrientes nesta altura. Cortaste-as e elas estão a passar por um período de adaptação tanto ao aquário, como pelo próprio corte.

- Ainda não tens o substracto ciclado. Ou seja, não há micro-organismos que ajudem as plantas a absorver nutrientes. Há que esperar e dar tempo ao tempo...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Até inseria mas não sei como se insere, não pesco nada de URL's.

Uma semana depois, posso dizer que está +/-, não noto grandes diferenças, mas as restantes plantas estão se a desenvolver às mil maravilhas, só não tenho é o desejado tapete. A equipa de limpeza tem trabalhado lindamente, não há algas à vista em lado nenhum. Comprei um difusor de CO2 decente (daqueles de copo com uma placa difusora branca no interior), que deita pouco mas controladamente (com o sistema de venturi da Red Sea tinha frequentemente surtos de CO2 e depois passava dêcadas sem uma única bolha).

De facto é pouco tempo para tirar grandes conclusões. Vou reduzir o número de horas como sugerido pelo membro Luís e a ver vamos no que isto dá.

Gostava bastante de vos mostrar como está, não faço a mínima ideia do que é aquascaping nem pensem que é algo espantoso, mas estou bastante orgulhoso lol, tenho tirado fotos semanalmente para construir tipo um album da evolução do aqua.

Desde já, muito obrigado pelas vossas sugestões, se tiverem mais serão bem recebidas.

Cumprimentos,

fIsh

Publicado:

Boas,

Só para fazer um update da situação caso alguém esteja com dúvidas se a situação é remediável ou não.

É remediável, é só preciso um bocado de pachorra e fertilizante líquido.

Julgo que as plantas superaram as carências das algas. Algas nem vê-las.

Quando descobrir como inserir fotos aqui insiro, gostava de partilhar convosco.

Cumprimentos,

fIsh