Paulo Lisboa Publicado Dezembro 2, 2009 Share Publicado Dezembro 2, 2009 Boas, tenho aquário de água doce há uns bons dois anos. Durante esse tempo diverti-me muito a aprender acerca dos plantados comunitários mas agora sinto que chegou a hora de partir para algo diferente, não tão exigente em termos estéticos (sim, as plantas crescem e precisam de constantes podas e nutrição adequada LOL) Dado que tenho um Aquatlatis de 100x40x50 (180 litros) não irei para água salgada (julgo que precisava de maior profundidade), até pelo investimento adicional que isso representaria. Assim, mantendo-me pela água doce, e deixando de lado os tradicionais guppies, neons, narizes de bêbado, colisas, etc, etc, pensei em ir para os ciclideos, apesar de ter de condicionar água para eles pois a da minha zona não é a indicada. Outras opções que me ocorreram foram os ramirezis e os kilies. A minha inspiração estética é actualmente o aquário que podem ver no '5 para a meia-noite' na RTP2. Trata-se de um aqua de dimensões já bem grandes, talvez 1,5m de frente, que tem como fundo aquilo que eu gostaria de usar, areia branca, talvez silica... Em termos de fauna tem, julgo eu, diversos ciclideos e a flora parece resumir-se a valisnerias podadas a tamanhos diferentes consoante estão mais à frente ou mais atrás no lanscape. O problema é que eu julgo que os ciclideos são conhecidos por literalmente revirarem os fundos dos aquas, o que seria um caos com uma areia tão fina como aquela. Contudo, tal não parece suceder nas imagens que aparecem do áqua que está logo atrás do apresentador. As outras duas opções nasceram por causa da minha mulher que gostaria de ter 'peixes bonitos', como ela lhes chama, ou seja, peixes com cores... Não sei o que fazer e estou obviamente disposto a ouvir o que pensam acerca deste dilema. Obrigado pela atenção! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 2, 2009 Share Publicado: Dezembro 2, 2009 Para lhe agradares olha que não há nada como um plantado. Nem que low-tech fosse, ela ia adorar. Por outro lado tens ciclideos lindos, embora o gosto vá de pessoa para pessoa. Mas com esse aquário ficarás um pouco limitado em termos de CA. Eu tenho um quase das mesmas dimensões. Podes fazer algo lindo com esse aquário e lançar-te para uns discus, que ela adoraria decerteza! Por exemplo , se gostas da areia branca, vê este aquário http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...40&start=40 Tens os peixes bonitos, os peixes dificeis e bonitos, e a areia branca. O tronco é arranjares um porreiro, nesse local do tronco metes substrato fértil areao bom para as plantas (tens vários, desde que não seja areia e seja poroso é bom, exemplos: akadama), nesse local metes musgo nalguns ramos do tronco, plantas altas nos locais onde der para plantar, entre o tronco na parte de trás, plantas mais rasteiras na frente do tronco, e no meio e atado ao tronco fetos de java e anubias. FAzes uma coisa fixe num ápice, ficando essa ILHA o local de refugio para todos os bichos mais pequenos que coloques, e o resto é espaço para veres os peixes e para os Discus, ou escalares por exemplo, nadarem á vontade. Tens também apistos, ramirezis etc que são brutais. Pelo que falas tens agua com ph acido (pelo que entendi por dizres que nao da para CA), aproveita-a e investe neste bichos amazónicos. Quem me dera agua acida Ou então, dedica-te aos CAs, mas pesquisa bem o que podes colocar ai e quando decidires oque vais colocar decide o hardscape pois há peixes que precisam de conchas outros de pedras etcetc De plantas ficas limitado nos CA. Ou então não, já vi um plantado de ciclideos africanos, mas era bem maior que o teu aqua. Podes vê-lo aqui http://www.aquahobby.com/tanks/e_tank0411.php Qualquer coisa apita. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Dezembro 4, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Olá de novo! estive a adiar a resposta ao teu post porque quis fazer testes à minha água e podia estar errado. E parece que estava mesmo... Tenho um pH de 7 - 7,5 (nunca consigo ter a certeza da cor na escala do teste da Sera...) e um kH de 3. Gostei imenso do que vi em termos de fundo pois era mm aquele tipo de areia branca que pretendo. Não queria ir para um hardscape centrado pois não gosto muito de ver todo aquele vidro lá atrás Mas isso é o menos, pois estava mesmo convicto de ir para uma 'cortina de fundo' com valisneria gigantea e depois ficava com alguma liberdade para plantas baixas no resto do espaço. Posso sempre meter substrato fertil por baixo da areia de silica. Tudo isto se não for para ciclideos, né? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 (editado) Esse ph é bom para os ciclideos (facilmente o sobes !) Puder podes , meter substrato por de baixo da areia, mas não aconselho. Porquê? porque a areia não é um bom substrato inerte para as plantas... Editado Dezembro 4, 2009 por Tugz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts