Recommended Posts

Publicado

viva

bem eu gostava de saber qual e entao o numero de horas que as lampadas devem estar ligadas , tenho lido que uns ligam durante 10h outros 12h qual o ideal ?

e deixam alguma lampada para fazer o efeito de luar , tenho ouvido falar que a quem deixe uma lampada acesa de noite para esse efeito.

se sim , que tipo de lampada e que usam ?

sem +

luis baia

Publicado:

eu uso 13 horas mas mais por uma questão de crescimento dos corais.não existe uma ideia do ideal mas basta pensares quantas horas tens de sol nas zonas de recife.julgo que anda a volta das 11/12 horas.depois de delisgar os iodetos metalicos deixo ficar duas horas ligadas as actineas.

Publicado:

Olá Luis,

Espero que as mudas estejam bem...

O fotoperíodo corresponde à duração da iluminação. A minha experiência diz-me que os melhores resultados no crescimento dos corais ocorre com um fotoperíodo de 12 horas. Os organismos fotosintéticos necessitam tanto de luz como de escuridão para o seu metabilismo.

Um fotoperíodo de 12 horas deverá ser dividido em várias fases, dependendo do tipo de iluminação que utilizamos. Quando temos uma combinação entre luzes actinicas e luzes daylight, quer para T8 ou T5, as luzes actinicas devem acender primeiro e só depois as luzes brancas, no final do fotoperíodo as luzes branca deverão apagar primeiro e só depois as actinicas. Assim, estamos de alguma forma a simular o nascer e o por do sol. O mesmo se pode fazer com aplicação conjunta de lampadas florescentes actinicas e lampadas de HQI.

Podemos ainda aplicar uma lampada de baixa voltagem durante a noite simulando o luar. Esta iluminação muito fraca irá estimular a reprodução e propagação dos corais. A minha lampada "Moon Light" é da Aquamedic, mas penso que se podem colocar lampadas azuis de 9W.

Em resumo, vamos ter um fotoperíodo de 12 horas em que as lampadas brancas apenas estarão acesas durante 10 horas.

Publicado:

viva diogo

as mudas estao excelentes .

essa luz que dizes de 9w e florescente ?

estou interesado em por uma luz para esse efeito , foi muito cara essa da aquamedic ou nem por isso?

sem + fica bem

luis

Publicado:

Viva,

Eu uso da mesma forma que o Diogo só que com 13 horas no total, ie, brancas com 11horas e actinicas por mais 1 hora antes e 1 hora depois.

Quanto às moonlight não concordo muito com o uso delas porque com ela teria os 30 dias do mês sempre com a mesma intensidade de luz. Se a intenção dela é tentar trazer para o aqua o efeito lunar então só uma semana no mês é que teriamos a totalidade da intensidade lunar pois com qaurto minguante e quarto crescente a intensidade fica reduzida a menos de metade e com luz nova a completa escuridão. Desta forma estarei a tirar o "repouso" necessário aos animais. Enfim para mim e mais uma vez uma boa forma de gastar dinheiro...

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Olá,

Luis, a Moonlight custou-me cerca de 100 euros (é um exagero para o que é na realidade).

Mais uma vez tenho que concordar com o Mestre Sérgio! Nunca tinha pensado nas fases da Lua! Vou começar a mudar a Moonlight de sítio ao longo mês... :D banana rock :wink:

Publicado:

Viva,

Grande Diogo podes sempre recortar um pedacinho de papel em forma de unha e todos os dias diminuis a intensidade da luz até à lua nova! eheheheh

Sérgio Dantas

Abraços